5 romenos que estão entre os craques do país hoje

Quem for se deparar com o futebol romeno quando um time do país enfrentar seu clube preferido na Europa ou quando a seleção for enfrentar uma potência no esporte pode ter dúvidas normais: quem deste time é o cara? Quem é referência? Quem mais joga bola?

Depois da Geração de Ouro, Mutu e Chivu foram os mais famosos jogadores romenos, e desde então ninguém teve lá muito destaque nas primeiras prateleiras do futebol. O Craiovano selecionou 10 jogadores que hoje são presença frequente na Națională e pode, quem sabe, subir alguns degraus até atrair alguns holofotes.

Foto: Rangers/Divulgação

Ianis Hagi – Rangers

Provavelmente é a grande cara do futebol romeno hoje, 20 anos depois da aposentadoria de seu pai, Gheorghe Hagi. Revelado no Viitorul, clube no qual é filho do dono e técnico, Ianis Hagi saiu aos 17 anos para a Fiorentina, onde não conseguiu se firmar. Voltou ao Viitorul em 2018, foi o craque do time por um ano e meio e foi vendido ao Genk, da Bélgica.

Longe de ser unanimidade na Bélgica, Hagi foi emprestado ao Rangers em janeiro de 2020. Após impressionar o técnico Steven Gerrard, foi comprado.

Líder de sua geração, Hagi se destacou na campanha da Euro Sub-21, em 2019, quando a Romênia conquistou o quarto lugar e a vaga às Olimpíadas. Com bom passe, boa finalização e chutes de fora da área geneticamente herdados, o garoto tem se firmado tanto no Rangers quanto na seleção romena. Completará 22 anos em outubro.

Foto: New York City/Divulgação

Alexandru Mitriță – New York City

Ponta esquerda enjoado, driblador, que parte pra cima e ainda tem bom passe, Mitriță foi revelado no Viitorul, e em 2015 foi vendido ao Pescara. Em 2017, foi emprestado ao Universitatea Craiova, onde logo se tornou ídolo e acertou uma transferência em definitivo por 730 mil euros. Conquistou a Copa da Romênia pelo clube. Em fevereiro de 2019, foi vendido ao New York City por 8 milhões de euros. Aos 25 anos, é um dos principais nomes da seleção romena.

Foto: Parma/Divulgação

Ionuț Radu – Parma

Excelente goleiro, tem 23 anos, foi um dos líderes da história seleção Sub-21 de 2019. Foi formado principalmente na base da Internazionale, mas deslanchou de fato no Genoa. Em janeiro, foi emprestado ao Parma, onde não chegou a jogar. Ainda é jogador da Inter, e também é o herdeiro natural de Ciprian Tătărușanu como goleiro titular da Națională. Ultimamente, tem utilizado mais seu outro nome, Andrei.

Foto: Ajax/Divulgação

Răzvan Marin – Ajax

Quem joga Pro Evolution Soccer vai aferir rapidamente que ele é um dos raros romenos com pontuação geral próxima dos 80, o que lhe dá uma certa grife, ao nível de Tătărușanu, Chiricheș e Ștefan Radu. Joga em praticamente todas as posições na zona central do meio-campo. Revelado no Viitorul, foi vendido ao Standard de Liège, da Bélgica, em janeiro de 2017. Fez sucesso por lá, conquistando a Copa da Bélgica em 2018.

Com o destaque, chamou a atenção do Ajax, que o comprou em 2019. O clube holandês já teve romenos que conseguiram relativo ou absoluto sucesso. Cristian Chivu, George Ogăraru, Nicolae Mitea e Bogdan Lobonț integram a lista. Hoje, aos 24 anos, Marin tenta se firmar em Amsterdã, e está longe de ser unanimidade.

Foto: Universitatea Craiova/Divulgação

Alexandru Cicâldău – Universitatea Craiova

Uma escolha possivelmente clubista frente às opções relatadas abaixo, mas Cicâldău é, talvez, o jogador em melhor fase no futebol romeno até a publicação desta lista. O camisa 10 do Craiova é um jogador técnico, meio-campista central de bastante classe e qualidade no passe. Seu grande desempenho na temporada, como um protagonista de sua equipe, tem despertado especulações e interesses de vários clubes do exterior.

Assim como Mitriță, Hagi e Marin, foi formado na academia de Gheorghe Hagi. Chegou à Știință em julho de 2018. Tem 23 anos.

Outros jogadores de destaque:

Ciprian Tătărușanu – Lyon

Nicolae Stanciu – Slavia Praga

Florinel Coman – FCSB

George Pușcaș – Reading

Ștefan Radu – Lazio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s