2006. Numa brincadeira com um amigo no Football Manager, ele cai aleatoriamente no Universitatea Craiova. Nome engraçado, país diferente, OK. Parece um time legal. Bateu o santo. “Gostei! Será meu time na Romênia”.

2011. Em que lugar aquele Craiova está? Não está na primeira, não está na segunda, nem na terceira divisão. O que aconteceu? O clube acabou, foi desfiliado da Federação Romena de Futebol por conflitos entre proprietário, ex-técnico e cartolas de federação e liga.

Procuro um pouco mais sobre o time. Nossa, era um time muito importante, um gigante do futebol romeno. Que absurdo, como isso pôde acontecer?

2012. Legal este curso de jornalismo, estou na primeira fase. O pessoal pode fazer até mesmo documentários fora do país como Trabalho de Conclusão de Curso, e… Meu TCC será sobre o fim do Universitatea Craiova!

2013. O que? O Universitatea Craiova voltou, mas agora são DOIS? Com o mesmo nome? Brigando entre si pela mesma história? O foco do TCC tem que ser esse, então. Mas essa confusão… Eu vou conseguir entender alguma coisa? Já sei! Vou criar um blog, atualizá-lo com notícias sobre esta confusão e sobre o futebol romeno para entender melhor este contexto. Ainda por cima, como vou precisar traduzir notícias, já estudo romeno sozinho pra facilitar a minha vida quando eu estiver na Romênia em 2015 para produzir o documentário.

2015. O blog está repercutindo super bem, que legal. Opa, ora de quebrar o porquinho e ir pra Romênia! Que demais! Ué, to aparecendo na TV aqui na Romênia. Sendo reconhecido na rua. Que absurdo, isso é impensável. Oi, Hagi. Que tal uma entrevista?

Bem… Agora que atingi meu objetivo, é melhor deixar este blog tão cansativo de lado.

2016: É lançado Craiova versus Craiova, o documentário sobre a história do Universitatea Craiova e as disputas entre CS Universitatea e FC Universitatea. Uau. 10 no TCC! Legal, estou formado! As pessoas estão gostando do documentário!

E foi assim que aconteceu.

Meu nome é João Vítor Roberge. Sou jornalista formado na Universidade Federal de Santa Catarina. Eu torço para o Vasco, tenho um carinho especial pela Portuguesa e pelo Figueirense. Se sou torcedor de algum clube de fora do país, é do Universitatea Craiova.

Volto com O Craiovano para ficar mais próximo do jornalismo esportivo. Uma nova pegada, menos diária e menos intensa, mas com a mesma paixão pelo futebol romeno.

Estou no Facebook, no Twitter em @jvroberge e no e-mail jvitor31@gmail.com

19 comentários em “O Projeto

    1. Olá, Robson! É muito bom saber que O Craiovano não é só visto e lido pelo público romeno.
      Muito obrigado pelo apoio. O Dinamo joga contra o Sanatatea Cluj e o CFR Cluj com o Brasov na Copa da Romênia. Talvez nossos times se reencontrem em campo lá.

      Um grande abraço!

  1. Ola amigo, sou fan do futebol romeno apesar de nao ser romeno e nem parentesco, mas fan especificamente desde a copa de 94 ,alem disso gosto do giulesti, ou rapid bucuresti, acompanho a liga 1 ,craiova e um dos meus clubes favoritos

    1. Legal, Fábio! Sempre bom ver brasileiros que curtem o futebol romeno e o Universitatea Craiova! Recentemente, O Craiovano abriu seções para a Liga I e para a Seleção Romena. Agora você pode acompanhar os principais assuntos do futebol romeno aqui. Só uma pergunta, como você chegou a visitar O Craiovano?

  2. I’m from craiova and I want to say that you are more craiovean than most of people that live here, your story is known by all (cs)fc craiova fans and more other people and we all wait for you. Good luck in your career you make a good job with this blog.

    1. Thank you very much for the compliments, Alecs. Every visit, every visitor, every sincere comment of this kind is really important to keep the project alive! Keep following O Craiovano!

    1. A OFC Champions League é transmitida ao vivo no canal oficial da OFC pelo youtube. E por streamings não-oficiais na internet, é possível acompanhar até mesmo a segunda divisão romena.

      Abraços!

      1. Que achado esse blog!!!

        Sou Romênia desde a Copa de 90 e amo a cultura do país desde o berço. Parabéns pelo trabalho! Nunca acompanhei o futebol local de clubes, mas tudo tem um começo.

        Abraço.

      2. Valeu, Richard! Muito obrigado pelo apoio, é sempre bom saber de gente que gosta da Romênia e que está curtindo o trabalho d’O Craiovano. Em setembro, vou a Craiova desenvolver meu TCC em jornalismo: um documentário em vídeo sobre os conflitos entre CS Universitatea Craiova e FC Universitatea Craiova. Fica ligado 🙂

        Abraço!!

  3. caralho! segunda divisão romena eu so assistia quando tinha tv a cabo em bucareste, mas pela internet nunca consegui. CSM RAMNICU VALCEA!

  4. Me impressiona saber que tem Brasileiros que, de fato, se interessem por Craiova. Fiz um intercambio social para lá em dezembro de 2013 e me encanta até hoje a paixão, curiosidade e interesse que eles tem pelo futebol! Muito bom o seu blog, parabéns!

    1. Muitíssimo obrigado, Carol! E eu vou para Craiova no segundo semestre deste ano, gravar um documentário sobre a história do Universitatea Craiova e os conflitos entre FCU e CSU, será meu trabalho de conclusão do curso de Jornalismo na UFSC. Mas os planos estão meio bagunçados, ainda não sei direito como ir. Você foi pela Aiesec? É uma das formas pelas quais vou tentar ir, depois do trabalho lá eu ficaria mais 6 semanas de forma independente pra focar só no documentário

      Mais uma vez, muito obrigado pela força! 🙂

  5. hi ! I am from Craiova and I am somehow involved in the football world ! I like your blog and your initiative I wold like to somehow help you to get here and to know more about the situation here . contact me on the email that I registered here.

  6. Hey sou neto de romenos e adoro futebol. Já estive varias vezes na Inda ROMÊNIA e assistia vários jogos do campeonato nacional e da champions league. Curto o FCSb tenho ate a camisa. Claro torço TB pela seleçao romena . odeio o georghe hagi. ABS si pe curand

  7. Ola João, Estava procurando aqui na grande rede,umas camisas de times da Romenia pra comprar, e mim deparei com seu blog, sou um grande admirado da cultura romena e principalmente do futebol, deste a copa 1998, quando eles passaram pra segunda fase, naquele episodio que todos os jogadores pintaram os cabelos de loiro….belissimo trabalho esse seu, sucesso no seu projeto de TCC!!

    1. Opa, Antonio. Que boa notícia. Infelizmente essas camisas são raras, desejo muita sorte para encontrá-las. Tenho uma réplica artesanal da de 1994 comprada na MouraSport. Recomendo.

      Muito legal essa mensagem positiva, de apoio, quando muita gente desinformada vem taxando este blog de mimo de geração PlayStation e opta pela ignorância e pelo preconceito contra o futebol fora dos grandes centros.

      Fique ligado na nossa campanha de crowdfunding, estamos lutando até o final em busca de patrocinadores: catarse.me/craiovano

      Abraço, e sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s