A quinta-feira invicta dos romenos na Liga Europa

A 3ª fase preliminar da Liga Europa foi encerrada nesta quinta-feira, 16, e com ela, acabou também o sonho do Universitatea Craiova de progredir na competição, após um empate em 1 a 1 com o Red Bull Leipzig, no estádio Ion Oblemenco, aguardando um milagre que jamais aconteceu. Era necessário vencer por 2 a 0 ou por três gols de diferença para se classificar contra os alemães sem uma prorrogação.

Na verdade, o placar quase foi aberto pelos romenos quando o garoto Raoul Baicu, de apenas 18 anos, chutou em cima de Mvogo quando conseguiu arrancar cara a cara com o arqueiro após passe de Matteo Fedele. As respostas mais perigosas do Red Bull pararam no goleiro Mirko Pigliacelli.

Aos 39 minutos de partida, em jogada ensaiada no escanteio, uma bola alçada na área craiovana resultou no gol do austríaco Marcel Sabitzer.

A resposta veio aos 43′. Mitriță, em sua marca registrada, partiu da esquerda, cortou para a direita e tentou um chute colocado, que passou com perigo ao lado esquerdo de Mvogo.

A segunda etapa foi disputada, com chances para as duas equipes. O Craiova parou em Mvogo depois de chutes perigosos de Bancu e Briceag.

O prêmio de consolação do Universitatea Craiova veio do garoto Raoul Baicu. Após Bancu ter feito um carnaval na intermediária alemã e acionado o atacante pela ponta esquerda, ele chegou na linha de fundo e com um toque sortudo e habilidoso encobriu Mvogo em uma pintura.

Com a partida encerrada em 1 a 1, ficou o gosto amargo da eliminação, em um confronto no qual o Craiova poderia ter saído com algo mais contra um adversário muito superior. Fica mais uma experiência e a luta para retornar ao circuito europeu em 2019-20. E que venha com um pouco mais de sorte. Após ter encarado o Milan em 2017, caiu logo no primeiro confronto também em 2018 contra o Leipzig.

Harlem Gnohéré marcou dois e destruiu o Hajduk Split | Foto: Alexandru Dobre/Mediafax

Gnohéré decide

Após o empate em 0 a 0 em Split, o FCSB (antigo Steaua) precisava vencer o Hajduk na Arena Națională. Após um lance de mão na bola na área, Gnohéré cobrou com perfeição e converteu com força, para desespero de Posavec, que passou por cima da pelota.

A situação se tornou desesperadora quando o brasileiro Jairo cruzou com perfeição na cabeça de Said, que bateu Planic no jogo aéreo e empatou a partida para os croatas. O resultado eliminava o FCSB pelo critério de gols fora de casa. O relógio já marcava 35 minutos da segunda etapa.

Aos 48 minutos, o artilheiro francês Gnohéré acabou com a partida em uma classificação dramática e heroica. Moruțan passou para Romario Benzar, que cruzou bem. O goleiro Posavec tentou interceptar, não achou nada e o camisa 9 não perdoou, para explodir o coração dos 30 mil torcedores da massa roș-albastră no estádio.

A vitória se tornou ainda mais importante pelo histórico. O Hajduk é um conhecido carrasco de clubes romenos desde que eliminou o Universitatea Craiova na Copa da UEFA (hoje Liga Europa) em 1983-84. Ajudou na eliminação do Steaua nos grupos da Champions de 1995, em 2010-11 eliminou Dinamo Bucareste e Unirea Urziceni em sequência e em 2016-17 despachou a Politehnica Iași.

O próximo adversário do FCSB é o Rapid Viena. Se vencer, o time romeno vai à fase de grupos.

CFR Cluj passeia sobre os frágeis armênios

Após ter vencido o Alashkert por 2 a 0 na Armênia, um jogo sem grande público em Cluj-Napoca fechou o placar agregado em 7 a 0. Culio abriu o placar de pênalti. Omrani fez o segundo com uma bomba de fora d’área. O veterano Hoban marcou de cabeça o terceiro. Três minutos depois, Omrani marcou de novo, de cabeça. Aos 46′ da segunda etapa, Ioniță tabelou com Păun e cruzou para Mailat, que, livre, fechou a conta.

O último confrontodo CFR antes da fase de grupos é contra o campeão de Luxemburgo, F91 Dudelange.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s