Como estão os clubes romenos nas copas europeias 2018-19

A temporada 2018-19 do futebol romeno contou com o quarto título do CFR Cluj na Liga I e com o sétimo (ou sexto) título da Copa da Romênia por parte do CS Universitatea Craiova — o primeiro depois de 25 anos. Junto com os campeões, classificaram-se às copas europeias o sempre presente FCSB (antigo Steaua) e o Viitorul de Gheorghe Hagi.

Marcando o que pode ser um tímido retorno d’O Craiovano ao circuito, confira abaixo o que está em jogo nesta semana e por quais partidas cada clube já passou.

Țucudean é o principal nome do ataque do CFR Cluj | Foto: Dan Horia Tautan/Mediafax

CFR Cluj

O clube retornou à Champions League depois de seis anos. Na última vez, em 2012-13, os ferroviários passaram por Slovan Liberec e Basel para chegarem à fase de grupos. Era um elenco mais forte que o atual, ainda que o CFR seja, hoje, o clube que apresente o futebol mais eficiente, ao lado do FCSB.

Desta vez, na segunda rodada preliminar, a equipe sequer pôde passar pelo Malmö, da Suécia. Perdeu em pleno Constantin Rădulescu com falha fundamental do goleiro Arlauskis e empatou na Suécia em 1 a 1. Desta forma, foi para a terceira rodada preliminar da Liga Europa.

Após vencer os armênios do Alashkert por 2 a 0 fora de casa, o CFR Cluj aguarda o jogo de volta em Cluj-Napoca nesta quinta-feira, 16, às 14h (horário de Brasília). Caso se classifique, enfrenta o F91 Dudelange, de Luxemburgo, ou o Légia Varsóvia, da Polônia, no play-off, a última fase anterior aos grupos.

Elenco
As principais contratações foram feitas já na janela de transferências de janeiro, ajudando o time a conquistar o tetra da Liga I. No papel, conta com um elenco muito forte e experiente para os padrões romenos. O clube apostou na contratação do atacante George Ganea, de 19 anos, que estava nas categorias de base da Roma.

Muitos destaques são brasileiros, como o zagueiro brasileiro Paulo Vinicius, o meia croata Damijan Djokovic, o meia argentino Juan Emmanuel Culio, o lateral-esquerdo e capitão português Mário Camora. O meia Ciprian Deac, do lateral-direito Cristian Manea e do atacante George Țucudean, servem à seleção romena.

No comando técnico, uma bagunça formada pela diretoria. O técnico campeão, Dan Petrescu, foi para o futebol chinês. Assim, Eduard Iordănescu foi contratado e só durou até a eliminação para o Malmö. Então, o português Toni Conceição foi trazido para fazer sua terceira passagem pelo clube.

Gnohéré pode decidir o jogo contra o Hajduk Split | Foto: Alexandru Dobre/Mediafax

FCSB

O atual vice-campeão romeno largou da segunda rodada preliminar da Liga Europa, quando venceu o Rudar Velenje, da Eslovênia, por 2 a 0 fora de casa e por 4 a 0 na Arena Națională. Na fase seguinte, encarou o Hajduk Split, da Croácia. No jogo de ida, em Split, 0 a 0. Os times se enfrentam novamente nesta quinta-feira, 16, às 15h30 (horário de Brasília).

Caso se classifique, o time do técnico Nicolae Dică pega o vencedor de Slovan Bratislava e Rapid Viena.

Elenco
O clube vendeu o problemático ex-craque Denis Alibec ao seu antigo clube, o Astra Giurgiu. Perdas importantes foram o meia Constantin Budescu e o zagueiro Valerică Găman, que foram para o Al Shabab, da Arábia Saudita, a pedido do técnico Marius Șumudică. O zagueiro Ionuț Larie foi para o Tobol Kostanay, do Cazaquistão, enquanto o medalhão Cristian Tănase foi cedido ao Eskisehispor, da Turquia.

Para reforçar o elenco, o megalomaníaco Gigi Becali trouxe o promissor meia Olimpiu Moruțan, de 19 anos, que foi o grande nome do Botoșani na última temporada. Outro reforço vindo da região da Moldávia foi o meia albanês-norueguês Kamer Qaka, que deixou a Politehnica Iași. A grande contratação da temporada foi a repatriação do ex-atacante da seleção romena Raul Rusescu, que estava no Osmanlispor, da Turquia.

Sempre com o elenco mais badalado do país, o FCSB conta ainda com o artilheiro Harlem Gnohéré, os experientes Filipe Teixeira e Júnior Morais e os garotos Florin Tănase, Florinel Coman e Dennis Man.

Sem os mosqueteiros Gustavo e Băluță, Mitriță é o principal nome em Craiova | Foto: facebook.com/UCVOficial

Universitatea Craiova

Os leões retornaram com sorte e azar às copas europeias em 2017 (azar porque pegou o Milan e sorte porque a exposição do time foi enorme, inclusive com transmissão do jogo no San Siro para o Brasil pela ESPN). E o azar prevaleceu em 2018, enfrentando o Red Bull Leipzig, vice-campeão alemão em 2016-17 que conta com atletas como Timo Werner,

Com a segunda pedreira consecutiva desde que retornaram às copas europeias, os craiovanos fora derrotados por 3 a 1 em Leipzig. Agora, precisa da força do alçapão Ion Oblemenco e do melhor de seus craques para tentar uma classificação histórica.

O Universitatea Craiova vem com retrospecto negativo neste início de temporada: só conseguiu uma vitória em quatro rodadas da atual temporada do Romenão, justamente sobre o recém-promovido Dunărea Călărași, no último domingo, 12.

Elenco
O atual campeão da Copa da Romênia sofreu um desmanche no setor ofensivo com as saídas de Alexandru Băluță para o Slavia Praga e de Gustavo para o Liaoning, da China. Assim, Alexandru Mitriță foi o único remanescente do trio que foi a sensação da última temporada. O ídolo búlgaro Hristo Zlatinski, importantíssimo no elenco desde 2015, perdeu espaço e deverá deixar o clube. O garoto Vladimir Screciu, de 18 anos, teve uma péssima segunda metade de temporada

A diretoria foi às compras, mas o time não demonstra o mesmo futebol e, naturalmente, o mesmo entrosamento da última temporada. Veio o zagueiro ganês Isaac Donkor, que passou boa parte da carreira sob contrato com a Internazionale. Ele deverá ser titular absoluto com Florin Gardoș, que havia chegado no final da última temporada e, com uma lesão, não atuou com regularidade.

Após sérios problemas com os irregulares e não-confiáveis goleiros Nicolai Calancea e Miodrag Mitrovic, veio o italiano Mirko Pigliacelli, que já é titular. Vieram também o meia ítalo-suíço Matteo Fedele (ex-Foggia) e o atacante paraguaio Cézar Meza Colli, que deverá estar disponível só em setembro e estava no Keshla, do Azerbaijão. Ele nunca atuou no futebol do Paraguai. Para o meio-campo, um reforço importante foi o meia Alexandru Cicăldâu, de 21 anos, formado no Viitorul.

O técnico segue sendo o italiano Devis Mangia, que completa um ano e dois meses à frente da Știință. Ele foi duramente criticado após o mau início nesta temporada e torcedores chegaram a pedir sua saída, mas a diretoria o manteve. Outros destaques da equipes são os conhecidos Alexandru Mateiu, Nicușor Bancu, Tiago Ferreira, Răzvan Popa, Ivan Martic, Renato Kelic e Andrei Burlacu.

Denis Drăguș é a promessa da vez no Viitorul | Foto: Viitorul/Site Oficial

Viitorul

O clube de Gheorghe Hagi seguiu o péssimo histórico na Liga Europa. Após se classificar na primeira rodada preliminar sobre o Racing de Luxemburgo, o ingrato sorteio colocou a molecada contra o Vitesse. Após ter empatado em 2 a 2 em Ovidiu, na Holanda o time foi derrotado por 3 a 1 e, portanto, eliminado desta edição da Liga Europa.

Elenco
Muito mais enfraquecido do que quando conquistou o título, em 2017, ou até mesmo do que no início de 2017-18, quando tinha Chițu, Țucudean e Eric de Oliveira, o Viitorul fez reforços pontuais. Vieram o meia Vlad Achim, do FCSB, o meia Andrei Artean, da ACS Poli, e o zagueiro Srdjan Luchin, do CFR Cluj, para dar a pitada de experiência que a molecada não tem.

O elenco, com média de idade de pouco mais de 22 anos, tem como grande estrela o filho do chefe: Ianis Hagi, que ainda aos 19 anos, porta a 10 e a braçadeira e já teve uma experiência frustrada na Fiorentina. Denis Drăguș, Alexandru Mățan e Tudor Băluță são apenas alguns dos garotos nos quais adversários e caça-talentos podem ficar de olho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s