Há 15 anos, morria Cristian Neamtu, uma promessa craiovana

Em 2002, o Universitatea Craiova já estava em seus anos de decadência que culminariam na desfiliação de 2011 e na enorme mancha histórica de 2013-14 com dois clubes brigando por legitimidade e cujas sequelas são visíveis até hoje. O clube havia encerrado a temporada 2000-01 num modesto 8º lugar e eliminado nas oitavas-de-final da Copa da Romênia para seu maior rival, o Dinamo Bucareste.

Neamtu atuou em sete partidas pelo Universitatea Craiova
Neamtu atuou em sete partidas pelo Universitatea Craiova

Em fevereiro daquele ano, o futebol romeno estava na costumeira pausa de meio de temporada por causa do inverno rigoroso do país. E o Universitatea Craiova fazia uma excursão em Larnaca, no Chipre. Num rachão de um treino de rotina em 14 de fevereiro, o meia Marius Suleap escapou cara a cara com o goleiro reserva Cristian Neamtu, que saiu do gol. Os dois jogadores se chocam e Suleap atinge com o joelho a mandíbula do colega de equipe, que cai no chão.

Cristian Neamtu tinha 22 anos quando sofreu o acidente que o deixou em coma por seis dias. A pancada de Marius Suleap lhe causou hemorragia cerebral, descoberta em um hospital de Nicósia, no Chipre, após sua transferência de Larnaca. O goleiro faleceu em decorrência de uma parada cardíaca numa quarta-feira, em 20 de fevereiro de 2002, num caso que chocou Craiova e toda a Romênia. Até hoje grupos de torcedores prestam inúmeras homenagens póstumas a Neamtu.

Marius Suleap tinha 23 anos na época. Ficou extremamente abalado e não jogou mais pelo Universitatea Craiova. Rodou por vários clubes da Romênia e até do exterior, e se aposentou aos 30 anos, em 2009.

Neamtu havia nascido na pequena cidade de Ostroveni, de menos de 8 mil habitantes, a 67km de Craiova e disputou sete partidas no clube. Também passou por Electroputere Craiova e Rocar Bucareste, por empréstimo, em 2000 e 2001. Estreou em 2 de junho de 1999, na derrota em casa por 1×0 para o CSM Resita, na última rodada do campeonato romeno.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s