O Astra Giurgiu foi eliminado da Liga Europa nos 16-avos-de-final após a derrota por 1×0 para o Genk, na Bélgica, nesta quinta-feira. O gol da eliminação foi marcado pelo espanhol Alejandro Pozuelo e o técnico dos romenos, Marius Sumudica, foi expulso aos 41 do segundo tempo por reclamação. Esta é a primeira vez em quatro anos que um clube romeno chegou nesta fase da Liga Europa, após CFR Cluj e Steaua terem alcançado o feito em 2013.

Filipe Teixeira aos 37 anos, esteve incansável em campo (foto: Reuters)
Filipe Teixeira aos 37 anos, esteve incansável em campo (foto: Reuters)

No início do primeiro tempo, a pressão foi toda do Genk, com o Astra neutralizado e com dificuldades na saída de bola. A dupla de zaga por Geraldo Alves e Cristian Sapunaru funcionou muito bem, sem dar muito espaço para Pozuelo e Samatta.

O time do técnico Marius Sumudica melhorou na faixa dos 20 minutos, quando começou a ganhar o meio-campo com Budescu e Filipe Teixeira. Aos 26 minutos, os laterais Júnior Morais e Alexandru Stan já estavam amarelados.

Aos 42 minutos do segundo tempo, o Astra teve a melhor chance do jogo. Após cruzamento pela direita, a bola passou por Daniel Niculae e sobrou para Budescu, livre. Ele mandou uma bomba de perna direita e apenas centímetros separaram a bola do gol de Ryan.

A segunda etapa foi o inverso da primeira. O Astra começou pressionando, mas sem conseguir marcar o gol e sem um perigo igual ao criado na chance perdida por Budescu. Mas o time titular, que tem sete jogadores com 30 anos ou mais no elenco (Geraldo Alves-36, Takayuki Seto-31, Júnior Morais-30, Florin Lovin-35, Daniel Niculae-34 e Cristian Sapunaru-32) começou a cansar aos poucos, perdendo a intensidade no ataque. Ainda assim, conseguia segurar bem o ataque do Genk, até os 22 minutos.

Sumudica bate um papo com torcedoras do Genk após a expulsão (foto: reprodução ProTV/UEFA)
Sumudica bate um papo com torcedoras do Genk após a expulsão (foto: reprodução ProTV/UEFA)

Numa falta na ponta esquerda do ataque do Genk, Pozuelo marcou um golaço, direto no ângulo esquerdo de Silviu Lung Jr. O Astra precisava agora de dois gols, e era demais para o time guerreiro e envelhecido conseguir desta vez.

O Astra se lançou para o ataque, mas não conseguia mais causar grande perigo. Sumudica tirou o volante Lovin para colocar o meia ofensivo Daniel Florea e os jovens Sergiu Bus (24 anos) e Alexandru Ionita nos lugares de Daniel Niculae e Seto, respectivamente. Mesmo assim, o time parou numa equipe jovem do Genk cuja média de idade é de 25 anos e que ainda tinha muito fôlego para defender. Aos 41 do segundo tempo, Marius Sumudica foi expulso após diversas reclamações ao árbitro holandês Serdar Gözübüyük. Passou o Genk, ficando com o Astra a sensação de que não era nada inferior ao adversário.

Sumudica assiste aos minutos finais do jogo com torcedores do Genk (foto: reprodução ProTV/UEFA)
Sumudica assiste aos minutos finais do jogo com torcedores do Genk (foto: reprodução ProTV/UEFA)

Marius Sumudica saiu continuando a reclamar da arbitagem. “Não é normal colocarem um árbitro que mora a 30km de distância de Genk. Todo lance importante ele dava para eles. Estou completamente convencido de que ele teria nos deixado com um a menos se Budescu tivesse marcado o gol no primeiro tempo”, criticou o romeno para o Sport.ro.”Fico feliz que resistimos no campo mesmo depois de eu ter sido expulso. Correram atrás, fizeram de tudo pela classificação. Perdemos a classificação em Giurgiu. Fico com um sinal de interrogação em dois lances de pênalti para nós.”

O Astra chegou nesta edição da Liga Europa após ser eliminado pelo Copenhague na 3ª fase preliminar da Champions League. Chegou nos play-offs da competição, contra o West Ham. Eliminou os ingleses com 1×1 em Giurgiu e 1×0 em Londres. O time foi para o Grupo E, com Roma, Austria Viena e Viktoria Plzen. Após duas derrotas nas duas primeiras rodadas, acumulou 8 pontos e chegou aos 16-avos-de-final. Até a derrota de hoje, foram cinco partidas de invencibilidade na Liga Europa.

O atual campeão romeno volta a campo na segunda-feira, quando visita o Concordia Chiajna pela 25ª rodada da Liga I Orange.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s