O conflito de Craiova continua, novamente com dois clubes

Quase quatro anos depois daquele 0x0 no Estádio Ion Oblemenco entre CS Universitatea Craiova e FC Universitatea Craiova que abalou o futebol romeno e dois anos depois do lançamento de Craiova versus Craiova, o conflito continua. O mesmo conflito, que divide imprensa, torcida e ídolos, continua tendo desdobramentos importantes.

20842003_10154885792657849_8284539370900842562_n
O FC U Craiova passeia na Liga IV, com público fiel e goleadas pornográficas, que chegam a 12×0 (foto: facebook.com/U.Craiova)

Na última sexta-feira, 22/09, Adrian Mititelu perdeu definitivamente o direito de usar a marca “FC Universitatea Craiova”. Ainda neste ano, Mititelu perdeu o processo contra a Federação Romena de Futebol, a Liga Profissional de Futebol e os ex-dirigentes Mircea Sandu e Dumitru Dragomir. Após ter vencido em primeira instância em 2016, Mititelu perdeu todas as chances de ser indenizado em 200 milhões de euros pela desfiliação forçada e ilegal do FC Universitatea Craiova em 2013. O empresário afirma ter mais dois processos em andamento, um sobre os títulos, e outro sobre o direito do escudo com o leão, criado em 1983. De qualquer forma, legalmente, falta suporte para o clube de Mititelu ser “legitimizado”. O rival CS Universitatea Craiova tem acordos com a Universidade de Craiova e com o clube-mãe poliesportivo para uso da marca, ou seja, é considerado legítimo pelas entidades que fundaram o Universitatea Craiova em 5 de setembro de 1948. O site oficial da UEFA, no entanto, dá o histórico no circuito europeu ao FC Universitatea Craiova.

Mititelu está voando com o FC U Craiova na quarta divisão

20621911_1543799722330124_2739022056201778815_n
O atual uniforme do Craiova de Mititelu, com a controvérsia do “FCU 1948” no escudo. (foto: Facebook oficial FC Universitatea Craiova)

O FC U Craiova, atualmente, está ativo na Liga IV. Já são 7 vitórias em 7 jogos, com 53 (sic) gols marcados e 5 gols sofridos. O time enfrenta equipes pequenas do distrito de Dolj, como Dunărea Calafat, Jiul Podari e Metropolitan Ișalniță. Mititelu conseguiu trazer seu clube de volta, sob a razão social U Craiova 1948 SA, a mesma de 2013. O uniforme possui a #rezist (literalmente “resisto”), simbolizando a incansável luta do clube e de seus torcedores contra o CS Universitatea Craiova, que briga pelo título na elite do futebol romeno e jogou contra o Milan na Liga Europa desta temporada. O escudo, no entanto, é diferente. Em vez do tradicional “FC Universitatea Craiova”, a inscrição é “FCU 1948”, o que causou muita estranheza dos fãs. Ainda assim, a torcida tem comparecido em peso nos campos amadores e semi-profissionais da Liga IV, liderada pela organizada fiel ao clube de Mititelu, a Peluza Sud ’97.

Mititelu trouxe um time que, em vários pontos, é mais forte que aquele que disputou a Liga II com o rival CS Universitatea em 2013-14. O técnico é o mesmo, o italiano Nicolò Napoli, ídolo deste lado de Craiova, que em 2015-16 levou a CSM Politehnica Iași à Liga Europa. Além dele, dois reforços de peso vieram ajudar o FCU: o atacante Florin Costea, artilheiro da Liga I na temporada 2008-09 com o Craiova, e Ovidiu Dănănae, lateral direito que atuou no FC Universitatea Craiova na segunda metade dos anos 2000 e que teve uma curta passagem pelo CS Universitatea Craiova em 2013. O elenco também conta com figuras carimbadas que já estavam na Știința de Mititelu em 2013-14, como o goleiro Andrei “rosquinha” Preda e o atacante Claudiu Bălan.

CS Universitatea Craiova contra-ataca

Adrian Mititelu fez pouco caso do processo perdido na última sexta-feira, alegando que apesar do veredito ter sido negativo, o CS U Craiova não ganhou nada com o processo, por não ter sido parte envolvida. O clube, que respondia às provocações de Mititelu sempre em notas oficiais, mudou um pouco a estratégia.

O dono do CS Universitatea Craiova, Mihai Rotaru, evita aparecer na mídia esportiva, contrariando o estereótipo do dono tradicional de clube romeno. Desta vez, aceitou falar ao programa DigiSport Matinal, do canal pago de TV DigiSport. O empresário reafirmou ser dono do verdadeiro Universitatea Craiova, e fez uma comparação com o caso do Steaua. “O que falta para o FCSB ser o Steaua? Um acordo com o Clube Esportivo do Exército, correto? Nós temos este acordo com o Clubul Sportiv [Universitatea Craiova, o clube poliesportivo sem futebol], porque somos a continuação do time fundado em 1948″.

Em nova nota emitida no site oficial, o CS Universitatea Craiova expôs páginas da instância anterior do processo que Mititelu perdeu definitivamente na última sexta-feira, em recurso. Além disso, deixou claro na nota oficial que  “aqueles que quiserem continuar a usar de maneira abusiva os símbolos e distintivos do Universitatea Craiova pagarão por suas ações”.

O clube ainda anunciou que irá mudar seu prenome para Club de Fotbal (CF) em junho. Desta forma, o CS Universitatea Craiova irá se tornar CF Universitatea Craiova, para desespero deste que vos escreve e que tem estudado este conflito nos últimos quatro anos.

Ainda na última sexta-feira, o CS Universitatea Craiova empatou com o Voluntari em 1×1, pela 12ª rodada do Romenão. Foi o último jogo do time no Estádio Municipal de Turnu Severin. Depois de três jogos fora de casa, a Știința retorna ao reconstruído Estádio Ion Oblemenco, mais de dois anos após sua demolição.

4 comentários em “O conflito de Craiova continua, novamente com dois clubes

  1. Oi craiovano. Sou professor de sociologia pela UNIDAVI de Rio do Sul/SC. Este semestre lecionei para o curso de Jornalismo e passei teu documentário. Eles adoraram e gerou muito debate. Meu foco era mostrar como a mídia pode abordar assuntos aparentemente pouco complexos, de uma forma mais “sociológica”. Ao ler essa sua notícia me senti obrigado à enviar esse link para atualizar os acadêmicos sobre essa confusa situação. Te pergunto: pra onde vai o futebol craiovano? Forte abraço!

    1. Oi, Gregório, tudo bem? Que honra, fico muito feliz em saber que Craiova versus Craiova tem sido difundido até em ambiente acadêmico.

      Acredito que o FCU irá chegar no máximo até a segunda divisão (se não for desativado no caminho), enquanto a tendência do CSU é crescer cada vez mais. A marca desse conflito sempre estará presente, com as pessoas cada vez mais inclinadas com o CSU, que já é o “Craiova que deu certo”, digamos assim.

      E preciso perguntar: como você descobriu esse projeto? Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s