Play-offs da Liga II começam na próxima sexta-feira. Gloria Bistrita consegue classificação heroica

Bruma (9) leva o Gloria do inferno ao céu (foto: Liga2.ro)
Bruma (9) leva o Gloria do inferno ao céu (foto: Liga2.ro)

A primeira fase da Liga II terminou ontem, definindo os classificados para os play-offs das séries 1 e 2, e também as equipes que irão para a repescagem. Na Série 1, CSMS Iasi, Rapid Bucareste, Unirea Slobozia, Clinceni, Berceni e SC Bacau vão brigar por duas vagas na Série 2, enquanto Unirea Tarlungeni, Gloria Buzau, Braila Rapid CFR Suceava, Farul Constanta e Dunarea Galati vão tentar escapar do rebaixamento. Na Série 2, CS Universitatea Craiova, Metalul Resita, Râmnicu Vâlcea, Olt Slatina, Târgu Mures e Gloria Bistrita estão classificados. Olimpia Satu Mare, Mioveni, Bihor Oradea, UTA Arad e Minerul Motru disputam a repescagem (lembrando que o 11º colocando FC Universitatea Craiova está rebaixado após ter desistido do campeonato por falta de condições de treino e financeiras mínimas). Duas equipes de cada Série sobem para a Liga I, enquanto três serão rebaixadas para a Liga III.

O destaque da rodada ficou para o Gloria Bistrita*, que venceu o Olimpia Satu Mare fora de casa, por 1×0, e conseguiu voltar ao G-6 na última rodada. O gol da vitória foi do atacante Daniel Bruma, aos 22 minutos do segundo tempo. E foi uma virada impressionante na tabela, já que os “Vampiros Azuis” estavam muito próximos do rebaixamento antes da partida, e agora, além de evitarem o rebaixamento de vez, estariam conquistando o acesso se o campeonato acabasse hoje. Isto porque o clube vai começar os play-offs na segunda colocação, atrás somente do CS Universitatea Craiova.

O CS Universitatea segue voando. Se classificou com 49 pontos, 12 a mais que o segundo colocado Metalul Resita, e larga na frente nos play-offs. O problema está em legitimar o acesso caso a equipe do artilheiro Costin Curelea fique em uma das duas primeiras posições. Há todo um debate na Romênia sobre um possível acesso do clube. Alguns dirigentes da FRF afirmam que seria impossível, já que conforme o regulamento uma equipe precisa estar por três anos filiada à Federação para poder subir. Já outros afirmam que é possível o acesso, principalmente porque esta regra está para ser alterada, justamente para favorecer o CSU. O presidente do clube, Ion Geolgau, disse que recebeu permissão da UEFA para poder avançar para a Liga I, mas com diversos cartolas negando a possibilidade, a situação do CS U Craiova segue indefinida. Caso conquiste o acesso, Târgu Mures e Râmnicu Vâlcea vão entrar com uma ação no Tribunal Arbitral do Esporte (Tribunal Arbitral du Sport, em francês), instância internacional esportiva, para impedir que o clube suba. As duas equipes se manifestaram oficialmente defendendo a legitimidade do FC Universitatea Craiova, assim como o Gloria Bistrita.

Vale lembrar que tanto play-offs como repescagem consideram todos os resultados que as equipes de cada grupo conseguiram entre si. Por exemplo, todos os pontos do Gloria Bistrita conquistados contra CS U Craiova, Râmnicu Vâlcea, Târgu Mures, Metalul Resita e Olt Slatina já contam para os play-offs como ponto de partida.

Confira os resultados das última rodadas na Série 2 e também na Série 1, que aconteceram ontem.

Série 1**
Dunarea Galati 2×0 Rapid Bucareste
Berceni 2×0 Farul Constanta
Gloria Buzau 0x1 CSMS Iasi
Unirea Tarlungeni 3×2 Clinceni
Bacau 2×1 Braila

Série 2
Metalul Resita 4×0 UTA Arad (jogo realizado na sexta-feira)
Olt Slatina 2×0 Bihor Oradea
Minerul Motru 0x0 Râmnicu Vâlcea
Olimpia Satu Mare 0x1 Gloria Bistrita
Târgu Mures WxO FC Universitatea Craiova
CS Universitatea Craiova 2×0 Mioveni

E as tabelas de play-off e repescagem (ou play-out, no nome oficial), das Séries 1 e 2 da Liga II.

2 primeiros do play-off sobem para a Liga I. 3 últimos do play-out caem para a Liga III
2 primeiros do play-off sobem para a Liga I. 3 últimos do play-out caem para a Liga III
2 primeiros do play-off sobem para a Liga I. 3 últimos do play-out caem para a Liga III
2 primeiros do play-off sobem para a Liga I. 3 últimos do play-out caem para a Liga III

Abaixo, os primeiros jogos de play-off e play-out das duas séries:

Série 1 – play-off (18/04, 11h, horário de Brasília)
CSMS Iaşi x Bacău
Unirea Slobozia x Berceni
Clinceni x Rapid Bucareste

Série 1 – play-out (18/04, 11h, horário de Brasília)
Gloria Buzău x Farul Constanţa
Rapid CFR Suceava x Dunărea Galaţi
Brăila x Unirea Tărlungeni

Série 2 – play-off (18/04, 11h, horário de Brasília)
CS Universitatea Craiova x FC Olt
Gloria Bistriţa x Râmnicu Vâlcea
Târgu Mureş x Metalul Reşiţa

Série 2 – play-out (18/04, 11h, horário de Brasília)
Mioveni x Minerul Motru
Bihor Oradea x UTA Arad

*ERRATA: O Craiovano publicou em 6 de abril que a última rodada seria para cumprir tabela, pois o Gloria Bistrita teria que golear o Olimpia Satu Mare por dez gols de diferença. Houve um erro nas tabelas. Na verdade, Gloria Bistrita x Olimpia Satu Mare era um jogo que valia a classificação.

**A Série 1 tinha inicialmente 13 clubes, fazendo com que a cada rodada, um clube ficasse sem jogar. O Sportul Studentesc desistiu antes do início da competição por falta de dinheiro. Assim, além da equipe pré-determinada ficar sem jogar, a equipe que jogava com o Sportul Studentesc também ficou sem jogar. Então, foram realizados apenas cinco jogos na rodada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s