Quarta e quinta têm jogos de volta nas semis da Copa da Romênia. A prévia:

Steaua, Dinamo, Astra e Petrolul são as quatro equipes restantes na Copa da Romênia, que disputam os jogos de volta das semi-finais na quarta e na quinta-feira. Destes times, o mais encaminhado para uma vaga na final é o Steaua, que venceu como mandante o Dinamo por 5×2 na Arena Nacional de Bucareste. Os militarii jogam nesta quinta-feira por empates e derrotas de 1×0 e 2×0.

No outro lado, outro clássico, mas que está totalmente indefinido. O Astra Giurgiu, antigo Astra Ploiesti, joga na quarta contra o Petrolul Ploiesti de Adrian Mutu e dos brasileiros Peterson Peçanha, Romario Pires, Guilherme Sityá e Gerson Guimarães. A primeira partida, em Ploiesti, terminou sem gols. A equipe de Silviu Lung Jr. (filho de Silviu Lung, goleiro da geração Craiova Maxima) precisa vencer, já que o Petrolul joga por qualquer empate, exceto o de 0x0, que leva a partida para prorrogação.

As quatro equipes começaram o torneio na 6ª fase, após cinco etapas de duelos entre equipes que iam das ligas II a V.

Retrospectos:

Jogadores do Steaua comemoram o gol do lateral-esquerdo Latovelvici (14). O 5x2 no clássico deixa os militari a um passo da final (foto: Grigore Popescu/Agerpress
Jogadores do Steaua comemoram o gol do lateral-esquerdo Latovelvici (14). O 5×2 no clássico deixa os militari a um passo da final (foto: Grigore Popescu/Agerpress

Steaua Bucareste:
A equipe mais vitoriosa da Romênia encaminhou sua classificação contra o Dinamo no primeiro jogo, e antes das semi-finais, em mata-mata de jogo único, os militarii não tiveram grandes problemas. A equipe disputou todos os seus jogos antes das semi-finais em sua casa, o Estádio Steaua, o popular Ghencea. Nas quartas-de-final, eliminaram o Otelul Galati em casa por 2×0. Nas oitavas, despacharam o ACS Poli Timisoara pelo mesmo placar. E na 6ª fase, os 16 avos-de-final, a vítima foi o Avantul Barsana, da Liga IV, numa goleada por 4×0, também no Ghencea.

Jogos: 4
Vitórias: 4
Gols marcados: 13
Gols sofridos: 2
Artilheiros: Radut, Kapetanos e Piovaccari (2)

O jovem atacante Dorin Rotariu, de 18 anos, é um dos destaques da temporada do Dinamo (foto: Stiri de Sport)
O jovem atacante Dorin Rotariu, de 18 anos, é um dos destaques da temporada do Dinamo (foto: Stiri de Sport)

Dinamo Bucareste:
O principal rival do Steaua se complicou após a derrota por 5×2 no jogo de ida das semis, mas teve um caminho relativamente fácil até as semi-finais. Nas quartas, vitória por 1×0 sobre o Pandurii Târgu Jiu em casa, no Stefan cel Mare. Nas oitavas, liquidou o Chindia Targoviste, da Liga III (equipe que eliminou o CS Universitatea Craiova na 5ª fase da competição por 3×1) por 5×0. E na 6ª fase, mais goleada. 4×0 sobre o Sanatatea Cluj, da Liga IV. Todas as partidas do Dinamo foram no Stefan cel Mare.

Jogos: 4
Vitórias: 3
Derrotas: 1
Gols marcados: 12
Gols sofridos: 5
Artilheiros: Zougoula, Rotariu, Thomas, Durimel e Lazar (2)

Romario é o artilheiro do Petrolul na Copa (foto: Liga2.ro)
Romario é o artilheiro do Petrolul na Copa (foto: Liga2.ro)

Petrolul Ploiesti:
A equipe mais brasileira da Romênia é a atual campeã da Copa da Romênia, e decide em casa a semi-final contra o rival Astra Giurgiu. Os Lobos Amarelos estão em 3º na Liga I, atrás do Astra por três pontos e do líder Steaua por nove, faltando seis rodadas para o final do campeonato. O clube tem um dos melhores jogadores romenos dos últimos tempos, o atacante Adrian Mutu, ex-Chelsea e Fiorentina. Mas o veterano de 35 anos deverá ser um dos vários desfalques da equipe, pois ainda não se recuperou totalmente de uma lesão nos ligamentos do joelho.

Diferentemente da dupla de Bucareste, o Petrolul teve mais trabalho para estar entre os quatro clubes que ainda disputam o título. Nas quartas-de-final, o Petrolul passou pelo Vaslui de virada, num jogo emocionante que terminou em 4×2 e contou com gol do volante brasileiro Romario Pires na prorrogação. A partida foi na casa dos Lobos, no Estádio Ilie Oana. Nas oitavas, eliminou o tradicionalíssimo Rapid Bucareste fora de casa por 2×0, com Romario marcando o segundo gol. E na sexta fase, custou para vencer num jogo muito disputado o FC Universitatea Craiova por 1xo no Estádio Municipal de Drobeta Turnu-Severin, mando de campo dos Stiinta.

Jogos: 4
Vitórias: 2
Empates: 2
Gols marcados: 7
Gols sofridos: 2
Artilheiro: Romario Pires (2)

Budescu tem três gols pelo Astra na Copa da Romênia foto: Fanatik.ro)
Budescu tem três gols pelo Astra na Copa da Romênia foto: Fanatik.ro)

Astra Giurgiu:
Tirando o sufoco para vencer o Gaz Metan Medias fora de casa com o gol do brasileiro Morais Júnior aos 41 do segundo tempo, o vice-líder da Liga I teve uma vida basicamente tranquila na Copa da Romênia. Antes do difícil confronto nas oitavas, goleou o Berceni, da Liga II, em casa, no Marin Anastasovici, por 4×1. E nas quartas, os Black Devils foram à Constanta para vencer o Viitorul por 3×0 para garantir a vaga nas semi-finais contra o Petrolul.
O elenco do Astra Giurgiu conta com jogadores renomados na história do FC Universitatea Craiova. O goleiro Silviu Lung Jr. e o zagueiro Valarica Gaman foram revelados nos Stiinta e estavam na equipe que foi desfiliada pela FRF em 2011. Os dois têm passagens pela seleção romena.

Jogos: 4
Vitórias: 3
Empates: 1
Gols marcados: 8
Gols sofridos: 1
Artilheiro: Budescu (3)

Palpites d’O Craiovano
Dinamo x Steaua: Apesar de o Dinamo estar jogando bem na Liga I e lutar pela classificação para a Europa League, o primeiro jogo foi determinante para encaminhar tudo a favor do Steaua. Dá empate, classificando os ros-albastri.
Petrolul x Astra: Os desfalques do Petrolul como Mutu e Mustivar poderão fazer a equipe inferior. O Astra tem sua vaga na Europa League bem encaminhada pela Liga I, e não precisa do título para ir à competição continental. No entanto, vai querer lutar pelo título, já que na Liga, o Steaua lidera com seis pontos de vantagem. O fator casa deverá classificar o Petrolul. Dá empate com gols, classificando a equipe de Ploiesti.

 

 

 

Confira os melhores momentos de Steaua 5×2 Dinamo no jogo de ida:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s