4 vezes artilheiro da Liga I, Oblemenco é uma lenda na Romênia
4 vezes artilheiro da Liga I, Oblemenco é uma lenda na Romênia

É necessária uma página única para falar do maior ídolo e maior artilheiro da história do Universitatea Craiova. Foram 170 gols em 285 jogos na Liga I (os números variam entre 270 e 285).  Como não poderia ser diferente, a história de Oblemenco também é bastante curiosa e espetacular, como a do Universitatea Craiova.

Ion Oblemenco nasceu em 13 de maio de 1945, em Corabia, na Oltenia (mesma região de Craiova). Após começar nas categorias de base do Craiova e em clubes menores da região da Oltenia, se profissionalizou no Rapid Bucareste. Sua estreia foi contra o seu amado clube, o Universitatea Craiova. O garoto de 19 anos já começou marcando um gol, mas o Rapid perdeu por 3×1. Oblemenco ficou mais no banco que no campo em sua passagem pelo rapid, onde ficou de 1964 a 1966, quando voltou para a Oltenia, para fazer história nos Campeões de Um Grande Amor.

Estreou com derrota no clássico contra o Dinamo Bucareste, mas no jogo seguinte fez dois gols contra o Jiul Petrosani na vitória por 3×2, no seu primeiro jogo no Estádio Central de Craiova, a casa da Stiinta. Já na primeira temporada, foi artilheiro da Liga I 66-67, com 17 gols em 23 jogos. Não foi sorte de estreia, nem de principiante. Oblemenco foi o artilheiro do Campeonato Romeno em mais três oportunidades (69-70, 71-72 e 72-73). Ídolo e capitão do time, Oblemenco levou o Universitatea Craiova ao seu primeiro título do Campeonato Romeno em 73-74, surpreendendo os tradicionalíssimos Steaua e Dinamo. A primeira Copa da Romênia conquistada pela Stiinta também teve a participação de Oblemenco, na temporada 76-77, sua última pelo clube.

Basicamente, foi a geração de Oblemenco e o próprio Oblemenco que tornaram o Fotbal Club Universitatea Craiova um grande clube do futebol romeno, com os seus primeiros títulos. Além disso, as conquistas e desempenhos marcantes (diversas vezes entre os 3 primeiros da Liga I) alavancaram mais tarde a melhor fase da história do clube com a geração Craiova Maxima.

Ion Oblemenco se aposentou em 1978, jogando a temporada de 77-78 pelo FCM Galaţi na Liga II, aos 33 anos. Apesar de uma carreira brilhante na Romênia, o maior ídolo do Craiova nunca foi convocado para a seleção, tendo jogado apenas amistosos com a equipe sub-23.

Seu primeiro trabalho no futebol depois da aposentadoria foi como assistente técnico do Universitatea Craiova, para ganhar experiência e se tornar técnico mais tarde. Como assistente, venceu o Campeonato Romeno de 79-80. Na temporada 80-81, foi promovido a treinador, e já começou ganhando o terceiro título romeno do clube e também próprio, sendo o primeiro como jogador, o segundo como assistente técnico e o terceiro como técnico. Na mesma temporada, também conquistou a Copa da Romênia. Em 82-83 foi eliminado pelo Bayern de Munique nas quartas-de-final da atual Champions League e foi vice-campeão da Liga I.

Depois desta temporada, Oblemenco treinou o Chimia Râmnicu Vâlcea e o Olt Scornicești, clubes pequenos da Romênia. Voltou ao Estádio Central de Craiova em 92-93 e ficou em 3º lugar na Liga I, após não ter sido técnico desde 1985.

Em 1996, o ídolo da Stiinta treinava o Hassania Agadir, do Marrocos. Em um amistoso contra o Union Sidi Kacem em  1º de setembro, ele sofreu um ataque cardíaco e faleceu em campo, aos 51 anos de idade. Ainda em 1996, o Estádio Central de Craiova passou a se chamar Estádio Ion Oblemenco, em homenagem ao maior artilheiro que já jogou na cidade.

4 comentários em “Ion Oblemenco – O Pelé da Stiinta

  1. Respeito por tudo que você faz para a equipe. Muita gente na cidade sabe que você e te respeita para você ouvir o FC Universitatea Craiova para o seu país. Oblemenco ficaria orgulhoso de saber que um time brasileiro escreve artigos sobre si mesmo e tão bonito. Forzza Craiova e Forzza Vasco!

  2. Dear Sir, My name is Simon Moses, Israeli football scarves collector. I would like to exchange these items with Brazilians fans. If you would like to visit our huge collection( more than 1000) please connect up to my son’s Facebook IDO MOSES….By the way: Your blog is very impressive!!! MUITO OBRIGADO , Simon simonmo@netvision.bet.il

  3. conheci,ion,qdo veio jogar amistoso no Brasil, em londrina-pr, em 1976, com a univ. craiova, tenho fotos guardadas até hoje, muito simpatico…fui recebelos com meu pai, que foi interprete do time romeno……foi um grande jogador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s