Brasileiros são cada vez mais raros no futebol romeno

Em 2013-14, a primeira e a segunda divisão romena somavam quase 30 brasileiros, em 2017 eram 14, e em 2020, restaram sete. Tá certo, em 2013-14 ainda havia 18 clubes no romenão, hoje são quatro a menos. Mas é fato que os brasileiros começam a rarear no Romenão.

Dos sete que encerraram a temporada 2019-29, três estiveram no play-off (Gustavo, Paulo Vinícius e Gabriel Moura), e quatro disputaram o play-out, o grupo do rebaixamento.

Gustavo em ação contra o Botoșani | Foto: U Craiova/Divulgação

Gustavo – Universitatea Craiova

O baixinho voltou à Știință após boa passagem pelo Liaoning, da segunda divisão chinesa. É ídolo, marcou gol na final da Copa da Romênia de 2017-18. Havia chegado em 2016, chegou a se tornar titular absoluto. Mas, com o retorno, o atacante de 29 anos volta a disputar posição, sendo reserva de luxo no Ion Oblemenco.

Paulo Vinícius faz o cabeceio em confronto diante do Gaz Metan | Foto: CFR Cluj/Divulgação

Paulo Vinícius – CFR Cluj

Um dos líderes do CFR Cluj, clube que defende desde 2017. O zagueiro, natural de Cuiabá, viveu o melhor momento de sua carreira no Braga, mas é um dos melhores de sua posição no Romenão, marcando gols importantes de vez em quando.

Rivaldinho comemora gol sobre a Academica Clinceni | Foto: Viitorul/Divulgação

Rivaldinho – Viitorul

Depois de uma passagem muito pelo Dinamo em 2017, o filho de Rivaldo passou um ano no Levski Sófia. Foi emprestado ao Viitorul em janeiro de 2019, e ao fim do empréstimo, assinou novo contrato com o clube de Gheorghe Hagi. Vive grande fase mesmo com a equipe não se classificando ao play-off pela primeira vez desde 2015-16, quando a fórmula passou a existir.

Eric comemora seu 65º gol, ultrapassando o compatriota Wesley como o maior artilheiro estrangeiro do Romenão | Foto: FC Voluntari/Divulgação

Eric – Voluntari

O maior artilheiro estrangeiro do Romenão é cidadão romeno há algum tempo. Mas Eric, com mais de 60 gols marcados na competição desde que chegou ao país, deixou o Viitorul em janeiro para chegar ao lanterna, o moribundo Voluntari. Moribundo até a chegada de Eric. O pequeno clube ressurgiu das ruínas e deixou os adversários pra trás, escapando do que seria um rebaixamento inevitável com enorme folga.

Gabriel Moura é apresentado no Gaz Metan ao lado do técnico Eduard Iordănescu | Foto: Gaz Metan Mediaș/Divulgação

Gabriel Moura – Gaz Metan Mediaș

O lateral-direito saiu do Guarany de Sobral (CE) em 2011 e nunca mais voltou ao Brasil. Fez carreira em Portugal e no Chipre, até desembarcar na Romênia em 2018, para jogar no Sepsi. Na temporada 2019-20, começou jogando em um colapsado Dinamo até ser resgatado pelo valente e regular Gaz Metan, em janeiro. É um jogador importante do elenco.

O Hermannstadt é o quarto clube romeno de Romário Pires | Foto: Hermannstadt/Divulgação

Romário Pires – Hermannstadt

O volante chegou à Romênia em 2012, como reforço do Gloria Bistrița, mas seis meses depois já havia sido contratado pelo Petrolul, onde foi peça importante. Conquistou o título da Copa da Romênia em 2013, e chegou a disputar a Liga Europa. Em agosto de 2014, foi para o Maccabi Netanya, de Israel, e ficou no futebol israelense até janeiro de 2019, quando foi contratado pelo Astra Giurgiu. Encerrou a temporada no clube, e desde então atua pelo Hermannstadt, de Sibiu.

Jô Santos voltou à Romênia após curto período longe do país | Foto: Hermannstadt/Divulgação

Jô Santos – Hermannstadt

Jô Santos esteve no ótimo time da Politehnica Iași que chegou ao play-off, na temporada 2017-18. Ao fim da temporada, o atacante voltou de empréstimo Sheriff Tiraspol, da Moldávia, e no começo de 2019 foi para o Ventspils, da Letônia. Mais seis meses no país báltico e o paraibano retornou à Romênia, sendo titular do Hermannstadt.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s