CFR e FCSB são eliminados e Romênia fica sem ninguém nos grupos europeus

CFR Cluj e FCSB foram eliminados da Liga Europa nesta quinta-feira, 30. O time de Bucareste abriu o placar com Gnohéré (sempre ele) aos 11′ do primeiro tempo. O que seria o gol da classificação, aos 47′ da primeira etapa, foi marcado por Mihai Roman, mas Mario Sonnleitner fez aos 18 do segundo tempo o gol da eliminação romena. O jogo de ida havia sido 3 a 1 para o Rapid, em Viena.

Os atuais campeões romenos foram completamente humilhados. O Dudelange, atual campeão de Luxemburgo, possui alguns jogadores amadores, que precisam ser liberados de seus empregos para as partidas. Sinani marcou aos 6′ e aos 9′ do segundo tempo, levando o placar agregado para 4 a 0 em plena Gruia. Turpel ainda ampliou aos 33′.

O camaronês Tambe e o francês Omrani marcaram já no final da partida, sem deixar a vergonha menor. Júlio Baptista entrou aos 23 do segundo tempo, com o CFR já precisando marcar cinco gols, e teve uma atuação modesta.

A eliminação do CFR Cluj para o Dudelange tem sido considerada na imprensa romena como a maior vergonha da história do futebol nacional.

 

Vergonha
A última vez que a Romênia ficou sem clubes nas fases de grupos de todas as competições europeias foi em 2015-16, quando FCSB, Târgu Mureș, Astra Giurgiu e Botoșani falharam.

Em 2016-17, pela Liga Europa, o Astra passou pelo West Ham pela segunda vez na história e foi ao Grupo E, com Roma, Viktoria Plzen e Austria Viena. Na ocasião, conseguiu se classificar. Nos 16 avos-de-final, caiu para o Genk, da Bélgica. O FCSB esteve no Grupo L, e ficou em último lugar, atrás de Osmanlispor, da Turquia, Villarreal e Zurique.

Em 2017-18, o FCSB chegou aos grupos da Liga Europa após ter caído nos play-offs da Champions League. Se classificou em segundo lugar, atrás do Viktoria Plzen, e deixou Lugano e Hapoel Be’er Sheva para trás. Nos 16 avos-de-final, conseguiu bater a Lazio por 1 a 0 no jogo de ida, em Bucareste. Na Itália, levou um sacode de 5 a 1 e foi eliminado.

Na Champions League, o CFR Cluj foi o último clube a chegar à fase de grupos. Na temporada 2012-13, o time teve 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas no Grupo H. Foi eliminado na 3ª posição, com os mesmos 10 pontos do 2º colocado, Galatasaray. O Braga foi o lanterna e o Manchester United o líder.

2 comentários em “CFR e FCSB são eliminados e Romênia fica sem ninguém nos grupos europeus

  1. Fala rapaz, tava sumido, uai. Não sei se você vai se recordar, mas se lembra que eu te disse uma vez que a seleção romena tava num declínio tão grande que brevemente iria ter problemas com times como Luxemburgo, Ilhas Faroe e por aí vai… Não foi com a seleção (por enquanto), mas com os clubes que isso aconteceu. Veja você, o campeão romeno perdeu duas vezes para um time do Luxemburgo. O Steaua teve a infelicidade do goleiro, ainda releva um pouco.

  2. E no atual abismo em que se encontram as ligas maiores e menores da Europa, a tendência é que tudo fique ainda pior. Os romenos, por exemplo, não têm uma liga rica e chamativa, não revelam grandes jogadores e até como ponte para as ligas maiores não tem servido muito. O Dínamo está em baixa há um bom tempo, o Steaua só tem força em âmbito nacional, as quebras dos clubes da primeira divisão são encaradas como fatos normais, clubes que foram fundados recentemente ou que não possuem tradição ganham o campeonato nacional sem mais nem menos… Não é por acaso que os vexames ocorrem antes mesmo de atingirem os grupos da UEFA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s