Justiça romena não reconhece CS Universitatea como herdeiro do clube fundado em 1948

O Tribunal de Justiça de Timișoara decidiu em 18 de junho que o CS Universitatea Craiova (sob antiga razão social Clubul Sportiv U Craiova SA e atual U Craiova 1948 SA) não é herdeiro do Universitatea Craiova original, fundado em 1948. O clube havia recorrido à corte após a sentença emitida pelo Tribunal de Dolj em 2017, mas perdeu a causa em definitivo. A sentença foi publicada pelo proprietário do FC Universitatea Craiova, Adrian Mititelu.

A sentença de 32 páginas também não reconhece o atual FC U Craiova, que atua na terceira divisão romena, como o clube “verdadeiro”. De fato, o clube legítimo reconhecido pela justiça a partir da decisão é o Universitatea Craiova com pessoa jurídica Fotbal Club U Craiova SA, ou seja, o FC Universitatea Craiova extinto em 2011.

O tribunal afirma que não há nenhuma prova de que o “histórico” do clube original (títulos e campanhas) tenha sido repassado para outra pessoa jurídica, e que a parceria entre o clube de futebol CS Universitatea Craiova e o clube poliesportivo estatal Universitatea Craiova não é prova que justifique a equipe ter todos os títulos conquistados no futebol desde 1948.

Um processo vencido pelo CS Universitatea em 2015 no Tribunal de Bucareste foi explicitamente desconsiderado. Isto porque a sentença não teria sido sobre títulos, mas sim acerca do direito sobre a marca Universitatea Craiova.

Até a publicação desta matéria, o CS Universitatea Craiova, campeão da Copa da Romênia 2017-18, não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s