Presidente do CFR Cluj elogia Júlio Baptista por condição física e baixo salário

A nova sensação do CFR Cluj e do Romenão, Júlio Baptista, sequer se pronunciou oficialmente como jogador do time que é o atual campeão nacional, mas a notícia da inusitada transferência já rodou pelo mundo, especialmente nos países em que o brasileiro jogou, como Brasil, Espanha, Itália e Inglaterra. O presidente do CFR, Iuliu Mureșan, foi o primeiro a falar sobre a contratação anunciada neste sábado, 18.

A condição física do brasileiro surpreendeu, principalmente por não ter atuado profissionalmente desde que havia deixado o Orlando City no final de 2016. “Tem um físico impressionante, é um pacote de músculos. Não veio nem um pouco gordo, como vêm muitos jogadores que às vezes param por dois meses. Ele veio em forma.  É uma pessoa muito boa, especial. Será um exemplo para todos do vestiário. No treinamento chegou uma hora adiantado e foi um dos últimos a sair”, explicou ao canal Pro TV.

Baixo custo
Depois de ficar quase dois anos sem atuar profissionalmente, Júlio Baptista teria aceitado um salário muito abaixo do que representa sua imagem para jogar no CFR Cluj. De acordo com o site Fanatik, o salário do brasileiro será de 10 mil euros, valor completamente compatível com a realidade de um grande clube romeno na atualidade. De acordo com publicação de 2016 do sindicato dos jogadores da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, Júlio Baptista recebia 90 mil dólares por ano, ou seja, 7,5 mil dólares por mês quando era colega de Kaká no Orlando City.

Desta forma, o ex-jogador de Cruzeiro, São Paulo, Real Madrid, Sevilla, Arsenal e Málaga não é nem mesmo o jogador mais bem pago do CFR Cluj. O senegalês Ibrahima Baldé, por exemplo, atuou pelo clube na temporada 2018-19 com um salário de 30 mil euros mensais, e jamais rendeu o esperado pela diretoria e pelos torcedores. Tanto que já na janela de inverno Țucudean foi buscado do Viitorul.

”Ele não veio pelo dinheiro, está bem financeiramente porque teve ótimos contratos por onde passou. Não pôde mais ficar longe do futebol para jogar apenas em exibições. Nos ajudamos reciprocamente. Ele aceitou as condições atuais do clube”, relatou Mureșan no programa esportivo de TV Digisport Matinal.

Desafios
Júlio Baptista completa 37 anos em 1º de outubro e volta a atuar em copas europeias depois de quase cinco anos e meio. O CFR Cluj precisará eliminar o F91 Dudelange, de Luxemburgo, para chegar à fase de grupos da Liga Europa. Os adversários deixaram para trás o Drita, do Kosovo, e o Légia Varsóvia, da Polônia. Chegar aos grupos é o objetivo imediato principal, e Júlio Baptista deverá ser escalado para pelo menos uma das partidas. O jogo de ida será disputado nesta quinta-feira, 23, às 15h (horário de brasília).

Além da Liga Europa, o brasileiro também terá que ajudar seu time, que é o mais vitorioso da Romênia nos últimos 10 anos, a conquistar a Liga I e a Copa da Romênia. O CFR tem quatro títulos da liga (2007-08, 2009-10, 2011-12, 2017-18), quatro da copa (2007-08, 2008-09, 2009-10, 2015-16) e três da supercopa (2009, 2010, 2018).

Ausências semelhantes
A última vez que Júlio Baptista atuou em uma copa europeia foi na Champions League de 2012-13, quando o Málaga foi eliminado nas quartas-de-final da Champions League para o Borussia Dortmund. Foi dele a assistência para o segundo gol dos espanhóis aos 36′ do segundo tempo. No entanto, os aurinegros conseguiram virar a partida no Signal Iduna Park e seriam ainda os vicecampeões daquela edição.

Aquela temporada 2012-13 foi a última do CFR Cluj em grupos das copas europeias. Na ocasião, os ferroviários ficaram em 3º lugar de um grupo que tinha Manchester United, Galatasaray e Braga. Foi uma bela campanha, porque a equipe foi eliminada com 10 pontos, empatada com o Galatasaray, que havia se classificado. O critério de desempate foi feito só no confronto direto. O CFR venceu o Braga duas vezes e ainda bateu o Manchester no Old Trafford com um gol do brasileiro Luís Alberto.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s