Steaua/FCSB paga o preço da displicência, perde e se classifica apenas em 2º lugar na Liga Europa

Um time misto do Steaua/FCSB foi derrotado por 2×1 pelo Lugano, da Suíça, na Arena Națională em partida válida pela última rodada do Grupo G da Liga Europa. Com Budescu suspenso e Alibec lesionado, o técnico Nicolae Dică utilizou um mistão, com o goleiro Andrei Vlad, de 18 anos, e meio time reserva, ignorando a chance de conquistar um recorde para o futebol romeno (13 pontos numa fase de grupos de copa europeia) e de garantir a liderança do grupo, que daria uma posição mais favorável no sorteio dos 16-avos-de-final e um prêmio de 1 milhão de Euros, uma quantia significativa para os padrões romenos.

O húngaro Vécsei, do Lugano, liquida o jogo: o Steaua/FCSB pagou o preço de uma escalação irresponsável e se complicou para a próxima fase da Liga Europa (foto: Raed Krishan/Gazeta Sporturilor)

O Lugano, que já estava eliminado e havia perdido por 2×1 no jogo de ida, não demorou para abrir o placar. Aos 3 minutos de jogo, na sobra de um cruzamento, o lateral esquerdo Fabio Daprelà acertou um lindo chute de fora d’área, sem chances para Vlad. Com o time da casa mais apático e com uma escalação que poucas vezes atuou junta, o Lugano teve o controle do primeiro tempo. Aos 32′, o húngaro Bálint Vécsei recebeu dentro da área, dominou bem, girou sem problemas para cima do zagueiro Larie e encheu o pé para marcar 2×0.

Tentando recuperar o jogo, Dică substituiu William de Amorim pelo artilheiro Gnoheré ainda aos 41′ do primeiro tempo. E no intervalo, tirou Golofcă, outro reserva, para colocar o garoto Dennis Man. O time passou a ter outra atitude o ataque, mas parava numa defesa bem postada dos suíços. Aos 15′, Gnoheré bateu pro gol de fora da área, a bola desviou na zaga e tirou o goleiro Da Costa da jogada. Gol chorado para diminuiu a desvantagem, que não seria mais desfeita, mesmo após pressão dos anfitriões.

Com a derrota do Steaua/FCSB e a vitória do Viktoria Plzen sobre o Hapoel Be’er Sheva por 2×0, os tchecos assumiram a primeira posição do grupo, com 12 pontos, seguidos pelos romenos, com 10. Os dois times haviam começado a temporada na Champions League. O Steaua/FCSB eliminou o Viktoria Plzen na terceira fase preliminar, mandando os adversários para o play-off da Liga Europa. No play-off da Champions League, os romenos caíram diante do Sporting e perderam a chance de jogar os grupos da principal competição europeia de clubes.

Na Liga Europa, o Steaua/FCSB foi um dos cinco primeiros times a garantir a classificação aos 16-avos-de-final.  Venceu os três jogos do turno, mas no returno não venceu nenhum. Empatou com o Hapoel Be’er Sheva (quando garantiu a classificação) e perdeu para o Viktoria Plzen (se tornando o primeiro clube romeno a perder pro clube tcheco, depois de sete confrontos invictos) e para o já eliminado Lugano.

Além de Steaua/FCSB e Viktoria Plzen, se classificaram Villarreal, Astana-CAZ, Dinamo Kiev, Partizan Belgrado, Sporting Braga, Ludogorets-BUL, Milan, AEK Atenas, Atalanta, Olympique Lyonnais, Lokomotiv Moscou, Copenhague, Arsenal, Estrela Vermelha, Red Bull Salzburg, Olympique de Marselha, Athletic Bilbao, Östersunds-SUE, Lazio, Nice, Zenit e Real Sociedad. CSKA Moscou, Celtic, Atlético Madrid, Sporting, Spartak Moscou, Napoli, Red Bull Leipzig e Borussia Dortmund vêm da fase de grupos da Champions League para fechar os 16-avos-de-final da Liga Europa, que serão disputados no ano que vem.

Steaua/FCSB 0x2 LuganoArena Națională, Bucareste
Quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
Liga Europa – 6ª rodada do Grupo G

Steaua/FCSB: Vlad; Júnior Morais, Bălașa, Larie, Enache; Nedelcu, Popescu, William de Amorim (Gnoheré 41′-1ºt), Tănase (Momcilovic 16′-2ºt), Golofcă (Man-int); Coman.
Técnico: Nicolae Dică

Lugano: David da Costa; Daprelà, Golemic, Kovacic, Yao; Vécsei, Piccinocchi (Sabbatini 41′-1ºt), Milosavlevic; Mariani, Bottani e Culina (Mihajlovic 28′-2ºt).
Técnico: Pierluigi Tami

Gols: Fabio Daprelà (3′-1ºt), Bálint Vécsei (32′-1ºt), Harlem-Eddy Gnoheré (15′-2ºt)

Trio de arbitragem (Montenegro): Nikola Dabanović, auxiliado por Milovan Djukić e Jovica Tatar

Um comentário em “Steaua/FCSB paga o preço da displicência, perde e se classifica apenas em 2º lugar na Liga Europa

  1. Foi um erro. Um time como o Steaua não pode se dar o luxo de escalar time reserva. Perderam dinheiro e a primeira colocação no grupo, um segundo turno horrível, que pode ter como consequência um adversário no naipe do Arsenal ou do Milan na próxima fase. Sem falar que vitorias ajudam no coeficiente da europa, ajudando a si próprio e ao futebol romeno num todo. Não sei se foi somente uma acomodação com a classificação antecipada, acho que o time caiu muito, e mostrou o seu futebol em âmbito europeu. Infelizmente, acho que cai já na próxima fase, mesmo se o adversário for uma equipe pareada tecnicamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s