O Viktoria Plzen venceu um time misto do Steaua/FCSB na Doosan Arena por 2×0 na quinta rodada dos grupos da Liga Europa e quebrou a escrita de nunca ter vencido um clube romeno, após sete jogos sem vitória. Os gols do time tcheco foram marcados por Petrzela e Kopic. Com o resultado, os romenos continuam na liderança do Grupo G, com 10 pontos, enquanto o Viktoria Plzen chegou aos 9 pontos, na segunda posição, e brigará pelo primeiro lugar na última rodada.

Precisando apenas de um empate para garantir a liderança do grupo e maior tranquilidade no sorteio da próxima fase, Nicolae Dică mandou a campo um time misto, e pagou o preço. Foram diversas chances de gol para os dois lados. Aos 19 minutos, Alibec arrancou pela esquerda em contra-ataque, mas perdeu ângulo com a pressão da marcação e chutou fraco, nas mãos do goleiro. Aos 33′, a melhor chance do jogo pertenceu aos donos da casa, quando após cruzamento, Reznicek consegue completar o cruzamento rasteiro, mas a bola vai muito fraca em direção ao gol e, com Vlad já fora do lance, Enache salvou de carrinho.
Aos 2′ da segunda etapa, Alibec começou dando as cartas, com um chute potente de fora da área, mas o goleiro Hruska conseguiu espalmar bem. Dois minutos depois, Petrzela recebeu belo lançamento de Hrosovsky na direita do ataque tcheco e teve frieza para deslocar Vlad e abrir o placar.
O Viktoria Plzen ampliou o placar aos 31′, quando, após Vlad fazer uma defesa espetacular a queima-roupa, Horava mandou uma bomba de fora d’área e Kopic desviou de cabeça. Estava quebrado o jejum. O Viktoria Plzen conseguia, em seu oitavo confronto contra times romenos, uma vitória.
No próximo dia 7, o Steaua/FCSB recebe o Lugano, da Suíça, enquanto o Viktoria Plzen, com 100% de aproveitamento em casa na Liga Europa, visita o Hapoel Be’er Sheva em Israel. Os confrontos valem o primeiro lugar do grupo.
Viktoria Plzen 2×0 Steaua/FCSB – Estádio Struncovy Sady, Plzen, República Tcheca
Quinta-Feira, 23 de novembro de 2017
Liga Europa – 5ª rodada do Grupo G
Viktoria Plzen: Hruska; Limbersky, Hubnik, Hejda, Reznik; Hrosovsky, Horava, Kopic, Kolar (Cermak 38′-2ºt), Petrzela (Zivulic 43′-2ºt); Reznicek (Bakos 22-2ºt).
Técnico: Pavel Vrba
Steaua/FCSB: Vlad; Júnior Morais, Bălașa, Planic, Enache; Filip (Tănase-int), Popescu, Coman (Budescu 19′-2ºt), Man, Golofca (Nedelcu-int); Alibec.
Técnico: Nicolae Dică
Gols: Milan Petržela (4′-2ºt) e Jan Kopic (31-2ºt)
Trio de Arbitragem (Croácia): Ivan Bebek auxiliado por Goran Pataki e Miro Grgić