Inauguração do novo Ion Oblemenco tem emoção, shows e presente de grego do Slavia Praga: 0x4

Passaram-se 1073 dias desde o último jogo de futebol realizado no Estádio Ion Oblemenco, nas quartas-de-final da Copa da Romênia, quando o CS Universitatea Craiova foi derrotado pelo Steaua por 1×0, até 10 de novembro de 2017, na inauguração do novo estádio. Foram diversos adiamentos para a demolição do estádio antigo, mudanças de projeto, mais várias outras datas de adiamento para a inauguração, além problemas de licitação, mão-de-obra e até mortes de operários na construção da arena.

A torcida lotou o estádio, mas teve que ver os quatro primeiros gols do estádio serem marcados pelos tchecos. (foto: Gazeta Sporturilor)

A espera acabou. O lendário estádio municipal Ion Oblemenco, agora como uma “réplica” do Vélodrome de Marselha, foi reconstruído ao custo de 60 milhões de euros do dinheiro público e inaugurado em uma festa linda e histórica, “estragada” pelos visitantes tchecos do Slavia Praga, atual campeão nacional.

Figuras importantes assistiram à vitória do Slavia Praga por 3×0 sobre o time que festejava o retorno à sua casa. Victor Pițurcă, Emil Săndoi, Florin Prunea, Ciprian Marica eram alguns dos mais de 30 mil presentes. Diversos ídolos da Craiova Maxima também: Lung, Cârțu, Negrilă, entre outros. Lia Olguță Vasilescu, Ministra do Trabalho e antiga prefeita de Craiova que prometeu a construção do estádio em sua campanha em 2012, também. Cenas maravilhosas marcaram a cerimônica de abertura, com mascotes, coreografias da torcida, shows pirotécnicos e um pequeno show do músico Andrei Păunescu (filho de Adrian Păunescu, grande poeta romeno, torcedor do Universitatea Craiova e autor do hino Cântec pentru Oltenia) em dueto com Gică Craioveanu, um dos grandes idolos do clube. Teve até o Cântec pentru Oltenia em versão rock.

O CS Universitatea só pôde festejar antes da partida. (foto: Gazeta Sporturilor)

E dentro de campo, ausências importantes: Burlacu está com a seleção sub-21, Băluță e Bancu com a seleção principal. De qualquer forma, não servem de motivo para a impotência e fraqueza coletiva que se mostraram pós os primeiros 20 minutos, quando o CS Universitatea Craiova atacou e tentou criar chances com Gustavo, Mitriță e Mateiu (o único jogador presente no último jogo do antigo estádio e no primeiro jogo do novo), o Slavia Praga não queria saber de quem era a festa ou o motivo da festa. Mas respeitou o espetáculo com um banho de bola, enquanto os donos da casa demonstravam apenas lapsos de criatividade, muito longe do nível já exibido na temporada.

Dimitrov é desarmado: o Craiova só teve algum controle nos primeiros 20 minutos de jogo. (foto: Gazeta Sporturilor)

Enquanto os oltênios tentavam imaginar de quem seria o primeiro gol em sua velha-nova casa, Milan Skoda não quis nem saber. O atacante marcou o primeiro gol do novo Ion Oblemenco, recebendo na entrada da área e batendo cruzado, com a bola ainda batendo na trave antes de entrar. E não apenas o primeiro, mas Skoda marcou também o segundo gol, aos 41 minutos, quando recebeu na entrada da área, dominou e colocou com categoria no canto esquerdo do goleiro Mitrovic. O primeiro tempo foi encerrado com 2×0 no placar.

Aos 21′ do segundo tempo, o terceiro gol. Levantamento na área, Frydrych cabeceia, a bola passa por todo mundo, e bucha. De Pavel Bucha, meia de 19 anos. Com o Craiova completamente abatido, cansado e desconfigurado com diversas substituições, veio o quarto, aos . Novo cruzamento de Frydrych e o holandês Mick Van Buren dominou sem nenhum incômodo pra fuzilar e fechar a conta. Já por volta dos 35′ do segundo tempo, muito antes do fim da festa, vários convidados já começavam a ir embora, e reclamavam da desfeita com vaias.

Os quatro primeiros gols do novo Estádio Ion Oblemenco foram marcados por dois tchecos e um holandês, pelo campeão da República Tcheca, Slavia Praga. Ao fim do jogo, o choque, os aplausos constrangidos, a confusão de sentimentos. Independente dos motivos, o vexame dentro de campo estava feito, num dia que ficará marcado na história do futebol de Craiova e da Romênia de todas as formas e com todos os sentimentos possíveis.

O primeiro jogo oficial no Ion Oblemenco será realizado no próximo dia 18, pela Liga I, contra o lanterna Juventus Bucareste, na 18ª rodada da competição. Desta vez, os anfitriões não terão desculpa nenhuma para oferecer a festa que era esperada no dia 10. Depois de tantos adiamentos da inauguração, agora foi a festa dentro de campo que ficou para depois.

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FUCVOficial%2Fvideos%2F939896939496071%2F&show_text=0&width=560

CS Universitatea Craiova 0x4 Slavia Praga – Estádio Ion Oblemenco, Craiova
Amistoso de Inauguração
Sexta-feira, 10 de novembro de 2017

CS Universitatea Craiova:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s