Passaram-se 1073 dias desde o último jogo de futebol realizado no Estádio Ion Oblemenco, nas quartas-de-final da Copa da Romênia, quando o CS Universitatea Craiova foi derrotado pelo Steaua por 1×0, até 10 de novembro de 2017, na inauguração do novo estádio. Foram diversos adiamentos para a demolição do estádio antigo, mudanças de projeto, mais várias outras datas de adiamento para a inauguração, além problemas de licitação, mão-de-obra e até mortes de operários na construção da arena.

A espera acabou. O lendário estádio municipal Ion Oblemenco, agora como uma “réplica” do Vélodrome de Marselha, foi reconstruído ao custo de 60 milhões de euros do dinheiro público e inaugurado em uma festa linda e histórica, “estragada” pelos visitantes tchecos do Slavia Praga, atual campeão nacional.
Figuras importantes assistiram à vitória do Slavia Praga por 3×0 sobre o time que festejava o retorno à sua casa. Victor Pițurcă, Emil Săndoi, Florin Prunea, Ciprian Marica eram alguns dos mais de 30 mil presentes. Diversos ídolos da Craiova Maxima também: Lung, Cârțu, Negrilă, entre outros. Lia Olguță Vasilescu, Ministra do Trabalho e antiga prefeita de Craiova que prometeu a construção do estádio em sua campanha em 2012, também. Cenas maravilhosas marcaram a cerimônica de abertura, com mascotes, coreografias da torcida, shows pirotécnicos e um pequeno show do músico Andrei Păunescu (filho de Adrian Păunescu, grande poeta romeno, torcedor do Universitatea Craiova e autor do hino Cântec pentru Oltenia) em dueto com Gică Craioveanu, um dos grandes idolos do clube. Teve até o Cântec pentru Oltenia em versão rock.

E dentro de campo, ausências importantes: Burlacu está com a seleção sub-21, Băluță e Bancu com a seleção principal. De qualquer forma, não servem de motivo para a impotência e fraqueza coletiva que se mostraram pós os primeiros 20 minutos, quando o CS Universitatea Craiova atacou e tentou criar chances com Gustavo, Mitriță e Mateiu (o único jogador presente no último jogo do antigo estádio e no primeiro jogo do novo), o Slavia Praga não queria saber de quem era a festa ou o motivo da festa. Mas respeitou o espetáculo com um banho de bola, enquanto os donos da casa demonstravam apenas lapsos de criatividade, muito longe do nível já exibido na temporada.

Enquanto os oltênios tentavam imaginar de quem seria o primeiro gol em sua velha-nova casa, Milan Skoda não quis nem saber. O atacante marcou o primeiro gol do novo Ion Oblemenco, recebendo na entrada da área e batendo cruzado, com a bola ainda batendo na trave antes de entrar. E não apenas o primeiro, mas Skoda marcou também o segundo gol, aos 41 minutos, quando recebeu na entrada da área, dominou e colocou com categoria no canto esquerdo do goleiro Mitrovic. O primeiro tempo foi encerrado com 2×0 no placar.
Aos 21′ do segundo tempo, o terceiro gol. Levantamento na área, Frydrych cabeceia, a bola passa por todo mundo, e bucha. De Pavel Bucha, meia de 19 anos. Com o Craiova completamente abatido, cansado e desconfigurado com diversas substituições, veio o quarto, aos . Novo cruzamento de Frydrych e o holandês Mick Van Buren dominou sem nenhum incômodo pra fuzilar e fechar a conta. Já por volta dos 35′ do segundo tempo, muito antes do fim da festa, vários convidados já começavam a ir embora, e reclamavam da desfeita com vaias.
Os quatro primeiros gols do novo Estádio Ion Oblemenco foram marcados por dois tchecos e um holandês, pelo campeão da República Tcheca, Slavia Praga. Ao fim do jogo, o choque, os aplausos constrangidos, a confusão de sentimentos. Independente dos motivos, o vexame dentro de campo estava feito, num dia que ficará marcado na história do futebol de Craiova e da Romênia de todas as formas e com todos os sentimentos possíveis.
O primeiro jogo oficial no Ion Oblemenco será realizado no próximo dia 18, pela Liga I, contra o lanterna Juventus Bucareste, na 18ª rodada da competição. Desta vez, os anfitriões não terão desculpa nenhuma para oferecer a festa que era esperada no dia 10. Depois de tantos adiamentos da inauguração, agora foi a festa dentro de campo que ficou para depois.
CS Universitatea Craiova 0x4 Slavia Praga – Estádio Ion Oblemenco, Craiova
Amistoso de Inauguração
Sexta-feira, 10 de novembro de 2017
CS Universitatea Craiova: