Contra abre a porteira e convoca 30 jogadores, incluindo Alibec, para partidas contra Turquia e Holanda

Cosmin Contra anunciou sua segunda convocação para a seleção romena no último sábado, incluindo nada menos que 30 (sim, trinta) nomes, para os amistosos contra a Turquia e a Holanda, em Cluj-Napoca e Bucareste, nos próximos dias 9 e 14 de novembro. Na lista estão jogadores que não atuam com regularidade ou que vivem péssima fase, como é o caso de Denis Alibec, do Steaua/FCSB, Sergiu Hanca, do Dinamo Bucareste e a dupla do Anderlecht formada por Nicolae Stanciu e Alexandru Chipciu.

Denis Alibec não marcou um gol sequer no Romenão, e se na última temporada era lembrado pelo público por suas atuações espetaculares, hoje é por sua fase horrível. O atacante chegou a cair no choro após as vaias na sua substituição por Gnoheré na última quinta-feira, quando o Steaua/FCSB se classificou para os 16-avos-de-final da Liga Europa ao empatar com o Hapoel Be’er Sheva na Arena Națională.

A convocação também marca os retornos de Alin Toşca, do Bétis, e de Cristian Săpunaru, do Kayserispor-TUR. A última convocação do lateral direito e zagueiro foi feita para o amistoso contra o Chile, em 13 de junho, mas sem atuar. Seu último jogo foi na derrota da Romênia para a Polônia por 3×1, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Na ocasião, Săpunaru cometeu pênalti convertido por Lewandowski e jogou os 90 minutos.

O goleiro semi-aposentado Bogdan Lobonț, da Roma, segue na lista de Cosmin Contra, para exercer um cargo obscuro na comissão técnica. Na sua última convocação, Lobonț sequer ficou no banco.

Gabriel Torje, o jogador com mais partidas pela seleção na lista depois de Lobonț, vive uma boa fase no Karabükspor, com quatro gols e duas assistências em dois jogos . A última vez em que atuou na seleção foi no empate em 1×1 contra Montenegro em Cluj-Napoca, em 4 de setembro de 2016.

zzzrps-3298
Budescu pode se firmar como camisa 10 da Națională.

Opinião

FOTBAL - CALIFICARI CM 2018 - ROMANIA - ARMENIA
Andone, o camisa 9 da seleção, tem um gol em 19 jogos (foto: Alexandru Dobre/Mediafax)

É possível fechar uma lista de 23 convocados sem perder qualidade. Lobonț, Hanca, Alibec, Andone, Grozav, Chipciu e Stanciu são dispensáveis no momento. Chipciu e Stanciu perderam muito espaço no Anderlecht, Eles já receberam o ultimato de Contra para buscarem transferências e atuarem com regularidade para continuarem sendo convocados. Contra os convoca mesmo assim. Grozav perde para vários outros nomes de sua posição; Andone, por sua vez já provou por A+B que só funciona no Deportivo La Coruña, e nem sempre funciona lá. Na seleção, foi testado por Iordănescu, por Daum e por Contra. Precisa de um tempo na geladeira, e não de cadeira cativa. Um atacante com características de camisa 9 marcar um gol em quase 20 jogos pela seleção em dois anos e continuar sendo convocado é ridículo. Há opções.

Contra faz uma segunda convocação dando um propósito errado à seleção romena. Ele uma convocação para “motivar” ou “consolar” jogadores, quando deveria usá-la para recompensá-los por boas fases nos clubes ou na própria seleção. Para isso, abre a porteira e convoca todo mundo que quiser, incluindo do seu ex-clube. O Dinamo está em uma crise técnica horrenda, mas Hanca, um dos jogadores que vive tal crise, é convocado. Ioniță, que é opção nas bolas paradas e é a principal estrela do Astra, fica de fora. E enquanto isso, não há testes reais de novas soluções. E de soluções mais jovens. Apenas Marin e Tănase têm menos de 23 anos na lista, e ninguém da seleção sub-21, invicta nas eliminatórias de sua categoria, é promovido para a principal.

A presença de Grigore também é questionável. O zagueiro atua num time médio do Catar há mais de um ano. O limite de competitividade poderia ser a liga búlgara, onde Keșerü e Moți são reis. No contexto atual, Grigore não faz falta.

A Romênia é muito bem servida de goleiros, com Tătărușanu e Niță vivendo fases espetaculares. A terceira opção, no entanto, poderia ser Silviu Lung Junior, do Kayserispor, e não Pantilimon.

Apesar dos erros e da infantilidade na convocação, Contra merece o voto de confiança. São dois jogos com duas seleções competitivas, que ficaram de fora da Copa do Mundo. Mas este é o primeiro grande teste de Contra. Gols e bom futebol são obrigação.

Fugindo um pouco desta convocação em si, é bom lembrar que o torcedor médio na Romênia tem uma resistência “patriotesca” quando o assunto é naturalização. Com a seleção nacional precisando de uma reconstrução, é quase inexplicável recusar a experimentação de jogadores da qualidade de Eric de Oliveira e Júnior Morais. Dois jogadores importantíssimos em seus clubes, que têm cidadania romena, família romena, falam romeno e vivem boa fase, especialmente Eric. Mereceriam uma chance. Se não dessem certo, pelo menos a tentativa teria sido feita. Alemanha, Portugal, Holanda, França, Itália, Espanha, todas estas seleções utilizam ou utilizaram jogadores naturalizados. Mas a Romênia, de alguma forma, se acha boa demais para tirar proveito de um ou dois jogadores que podem melhorar a seleção.

GOLEIROS

Ciprian Tătărușanu, 31 anos (Nantes-FRA) – 48J, 0G
Costel Pantilimon, 30 anos (Deportivo La Coruña-ESP) – 25J, 0G
Bogdan Lobonț, 39 anos (Roma-ITA) – 85J, 0G
Florin Niță, 30 anos (Steaua/FCSB) – 0J

ZAGUEIROS

Mihai Bălașa, 22 anos (Steaua/FCSB) – 1J
Vlad Chiricheș, 27 anos (Napoli-ITA) – 51J, 0G
Dragoș Grigore, 31 anos (Al-Sailiya-CAT) – 30J, 0G
Cosmin Moți, 32 anos (Ludogorets-BUL) – 11J, 0G
Alin Toșca, 25 anos (Real Bétis-ESP) – 9J, 0G

LATERAL DIREITO

Cristian Săpunaru, 33 anos (Kayserispor-TUR) – 22J, 0G

LATERAIS ESQUERDOS

Nicușor Bancu, 25 anos (CS Universitatea Craiova) – 1J, 0G
Cristian Ganea, 25 anos (Viitorul), 4J, 0G

VOLANTES

Ovidiu Hoban, 34 anos (CFR Cluj) – 29J, 1G
Răzvan Marin, 21 anos (Standard de Liège-BEL) – 9J, 1G
Mihai Pintilii, 32 anos (Steaua/FCSB) – 38J, 1G

MEIAS

Alexandru Băluță, 24 anos (CS Universitatea Craiova) – 4J, 1G
Eric Bicfalvi, 29 anos (Ural-RUS) – 4J, 0G
Constantin Budescu, 28 anos (Steaua/FCSB) – 6J, 4G
Alexandru Chipciu, 28 anos (Anderlecht-BEL) – 31J, 4G
Ciprian Deac, 31 anos (CFR Cluj) – 12J, 1G
Gheorghe Grozav, 27 anos (Karabükspor-TUR) – 16J, 3G
Sergiu Hanca, 25 anos (Dinamo Bucareste) – 3J, 0G
Nicolae Stanciu, 24 anos (Anderlecht-BEL) – 17J, 6G
Florin Tănase, 22 anos (Steaua/FCSB) – 2J, 0G
Gabriel Torje, 27 anos (Karabükspor-TUR) – 54J, 11G

ATACANTES

Florin Andone, 24 anos (Deportivo La Coruña-ESP) – 19J, 1G
Denis Alibec, 26 anos (Steaua/FCSB) – 7J, 1G
Claudiu Keșerü, 30 anos (Ludogorets-BUL) – 20J, 5G
Bogdan Stancu, 30 anos (Bursaspor-TUR) – 52J, 14G
George Țucudean, 26 anos (Viitorul) – 1J, 0G

Por país estrangeiro:
Turquia: 4
Bélgica: 3
Espanha: 3
Bulgária: 2
Itália: 2
Catar: 1
França: 1
Rússia: 1

Por clube nacional:
Steaua/FCSB: 6
CFR Cluj: 2
CS Universitatea Craiova: 2
Viitorul: 2
Dinamo Bucareste: 1

3 comentários em “Contra abre a porteira e convoca 30 jogadores, incluindo Alibec, para partidas contra Turquia e Holanda

  1. Rapaz, eu tinha esse pensamento, daqui s pouco o tecnico vai levar os jogadores do dinamo. Sera media? Talvez… Eu tinha dado minha opiniao, gostaria de ver jovens atletas jogando. Parece que com contra nao vai ter evolução nao. R eu ate defendi a ida dele pra nationala. Gostaria muito de ver pelo menos uns quatro nomes da sub 21, pascanu, dragomir, puscas e coman. Latovlevici ta machucado? Quanto a stanciu, acho que tem que ser convocado sim. Talvez sejaco jogador mais regular da seleção. Nao acho esse argumento de que nao joga no time belga motivo para nao ser convocado. Só como analogia, imagine se por exemplo ele fosse contratado pelo psg, para compor elenco, nao ia jogar nunca mesmo. Hoje a belgica tem bons times, o anderlecht tem grandes atletas. Tem que testar gente nova, ta bem claro que a geração eliminada pateticamente na eliminatoria. Hoje, o grande nome é budescu, atleta que só fez algum sucesso no atual fraco futebol romeno. R alibec? Sera que esse momento dele tem algo a ver com a nao ida para o porto. Andone ta mal no deportivo, a vaga de centroavante titular ta em aberto. Agora, se ficar levando jogadores do dinamo, ou com alguma relação (como grigore, tucudean, torje), vai complicar. Cara, na boa, ate a gente que a km de distancia consegue ver algumad soluçoes, mas parece que s teimosia (ou outra coisa) reina por lá. Hoje, minha seleção titular seria tatarusanu, benzar, chiriches, tosca, latovlevici, hoban,stanciu,budescu,dragomir,coman,puscas (ou alibec,mesmo em má fase ja mostrou futebol, talvezxo problema dele esta fora dos gramados). Balasa, pascanu, f.tanase, baluta como algumas ooçoes. Pra voce ver, há anos atras os atacantes reservas eram marius e daniel niculae, do sporting e monaco. Hoje, seriam titulares com cadeira cativa. A verdade é que se o cosmin contra nao vier com alguma inovação tatica, a nationala vai ficar estagnada, pois os atletas basicamente sao is mesmos de quando era daum. Nao entendo o porque de uma renovação drastica… A seleção fracassou feio, jogadores atuando em campeonatos de segunda linha. Pra quem queria mudança, ta sendo um balde de agua fria. To vendo que futuramente a romenia vai ter que tomar cuidado para nao perder de ilhas faroe, andorra, luxemburgo…

    1. O problema de levar muita gente do sub-21 é que nas mesmas datas tem jogo das eliminatórias pra Euro sub-21. Latovlevici, até onde sei, não tá machucado. O Benzar sim.

      Sobre o Stanciu, ele não só não tem jogado no Anderlecht, como também não tem sido decisivo na seleção. A última partida boa dele foi um amistoso contra o Chile. Acho que é algo além. Ele não iria fazer corpo mole por não ter tido uma boa transferência, não teria sentido as vaias como sentiu. Torje tem ido bem no Karabükspor, e Tucudean é vice-artilheiro do Romenão, participou diretamente no gol do Deac contra a Dinamarca, merece estar na seleção.

      Sobre levar susto dessas seleções, duvido muito. Ainda tá longe disso. Mas até a França empatou com Luxemburgo.

  2. No meu entendimento, com essa base aí, praticamente a mesma do ultimo tecnico, só se o contra tirar algum coelho da cartola, alguma tatica. Como diria o seu madruga, tô vendo que a nossa seleção vai perder denovo…kk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s