“UEFAntástico”, Steaua/FCSB volta à primavera europeia depois de 5 anos

O Steaua/FCSB empatou em 1×1 com o Hapoel Be’er Sheva na Arena Națională, em Bucareste, na quarta rodada do Grupo G da Liga Europa, e está classificado aos 16-avos-de-final da competição após cinco anos. O gol romeno foi marcado pelo meia Florinel Coman, de 19 anos, mas seis minutos depois o time sofreu o empate com o gol de Ben Sahar. Com o resultado, o time de Budescu, Filipe Teixeira, Júnior Morais e cia. é um dos cinco classificados com duas rodadas de antecedência, ao lado de Arsenal, Zenit, Dinamo de Kiev e Lazio.

Utilizando uma formação alternativa, o técnico Nicolae Dică colocou Júnior Morais de volta à titularidade na lateral esquerda e utilizou a dupla de volantes formada por Lucian Filip e Mihai Pintilii, deixando Dragoș Nedelcu e Ovidiu Popescu, que têm jogado mais, no banco. O destaque foi a nova chance ao deprimido Denis Alibec, que com a péssima fase e o temperamento alterado, foi substituído por Gnoheré. O “bisão” brilhou com seis gols nos jogos contra Hapoel Be’er Sheva (na rodada anterior), ACS Poli e CS U Craiova.

59fb8b9895f9cf20cf908c02
Dor Elo evitou o gol de Budescu com o braço, mas o árbitro não marcou nada (foto: reprodução/ProTV)

Dentro de campo, foi uma partida de ânimos à flor da pele por conta do atual campeão israelense, enquanto o Steaua/FCSB tinha uma boa atuação, com destaque para Budescu, que mais uma vez saiu distribuindo dribles e passes com muito efeito. No segundo tempo, “Budi” teve a companhia do veteraníssimo Filipe Teixeira, de 37 anos, neste show.

Coman foi oportunista no lance do gol do Steaua/FCSB (foto: Getty Images)
Coman foi oportunista no lance do gol do Steaua/FCSB (foto: Getty Images)

Aos 31′ do primeiro tempo, a defesa do Hapoel faz uma lambança absurda deixando a bola para o goleiro Goresh fazer uma defesa na entrada da área, mas Florinel Coman, uma das grandes revelações do futebol romeno na atualidade, foi mais rápido, tomou a bola e ainda driblou o goleiro antes de abrir o placar.

O empate veio cinco minutos depois. Após confusão na área do Steaua/FCSB, o português Miguel Vitor faz um cruzamento de bicicleta de dentro da grande área. Ben Sahar  se antecipa completa na entrada da pequena área ao ganhar o confronto com Gabriel Enache, que estava atrasado na marcação.

No segundo tempo, o Steaua/FCSB melhorou o nível da atuação, com Filipe Teixeira entrando no lugar do garoto Dennis Man. Aos 7′ da etapa complementar, o português partiu em arrancada pela ponta esquerda, deixou um adversário no chão e fez o passe para Florinel Coman. O garoto fez o passe mais à direita com Budescu, que driblou o goleiro Goresh e chutou, mas o lateral direito Dor Elo evitou o gol com o braço. O árbitro turco Haliz Ozkahya não marcou pênalti. No jogo da rodada anterior, o Hapoel Be’er Sheva teve um pênalti negado aos 44′ do segundo tempo, quando a bola atingiu a mão do zagueiro Bogdan Planic.

 

Com poucos lances de real perigo contra o Steaua/FCSB e uma atuação muito segura do goleiro Florin Niță, o Steaua/FCSB teve bom domínio do jogo e ainda perdeu uma chance em um dos últimos lances da partida, com Filipe Teixeira e Gnoheré, que não aproveitaram uma falha na saída de bola de Goresh.

59fb903b95f9cf91cf908c03
Alibec chora com as vaias da torcida após mais uma atuação sem brilho (foto: reprodução/ProTV)

O inferno de Alibec

Denis Alibec foi um dos melhores jogadores do Steaua/FCSB na última metade da temporada anterior. Mas sua fase, neste momento, é assustadoramente ruim. Sendo um dos principais jogadores da Romênia na atualidade ao lado de Constantin Budescu (que também é um de seus melhores amigos pessoais), o camisa 7 anda mais explosivo e rebelde que de costume, com atuações muito fracas. E sem gols no Romenão, Alibec tem sofrido com a pegação de pé da imprensa romena por suas jogatinas de Counter Strike e com o sucesso do artilheiro francês Gnoheré, seu concorrente direto na posição.

Ao sair de campo aos 7 minutos do segundo tempo para dar lugar a Gnoheré, foi vaiado pelos torcedores, sendo defendido por Budescu, que pediu aplausos. Alibec chorou copiosamente no banco de reservas, antes de uma modesta saudação à torcida e de ir para os vestiários. Em 13 de outubro, Alibec foi direto aos vestiários ao ser substituído por William de Amorim no empate em 0x0 com o Voluntari, chutando a porta com um pontapé.

“Não é normal o que acontece com o Alibec. Ele fez muito pelo Steaua na última temporada, marcou muitos gols. Agora ele não tem ido muito bem, mas precisa ser apoiado, e não do que aconteceu, quando foi vaiado. Este é o país em que vivemos, se esquece muito rápido das coisas boas que você faz, infelizmente. Não é legal. Estivemos no primeiro jogo em Israel, eles perderam por 2×1 e todo mundo ficou 10 minutos depois do jogo pra aplaudir o time. Infelizmente, estamos longe disso”, declarou Budescu ao canal de TV por assinatura Pro X.

1923717_w2
Em 2013, o Steaua de Chiricheș (camisa 21) eliminou o Ajax

Steaua/FCSB e Astra mostram a força do futebol romeno

O Steaua/FCSB conseguiu a classificação com duas rodadas de antecedência e está de volta à “primavera europeia” (fases realizadas na segunda metade da temporada) depois de cinco anos. Deu sorte no grupo com Lugano, Viktoria Plzen e Hapoel Be’er Sheva, é verdade, mas uma classificação com duas rodadas de antecedência surpreendeu a todos. Na última ocasião com classificação do Steaua/FCSB, em 2012-13, os romenos se classificaram em primeiro lugar num grupo com Stuttgart, Copenhague e Mölde, da Noruega. Nos 16-avos-de-final, eliminaram o Ajax nos pênaltis e foram eliminados nas oitavas pelo Chelsea, após vencerem o jogo de ida por 1×0 num gol de pênalti de Raul Rusescu.

filipe-teixeira-west-ham-v-astra-europa-league_3772351
Filipe Teixeira comemora seu gol pelo Astra sobre o West Ham com Daniel Niculae

Depois de um fracasso total em 2015-16, quando nenhum clube romeno chegou à fase de grupos, agora são duas temporadas seguidas com times romenos na primavera europeia. Em 2016-17, o Astra Giurgiu eliminou o West Ham no play-off e se classificou em segundo lugar num grupo liderado pela Roma, que ainda contava com o Viktoria Plzen e o Austria Viena. Nos 16-avos-de-final, foi eliminado pelo Genk, da Bélgica. Foi um dos melhores times da história do Astra, que ainda contava com Silviu Lung Jr., Săpunaru, Budescu, Filipe Teixeira e Júnior Morais, além do técnico Marius Șumudică.

Steaua/FCSB e Astra são os dois únicos clubes que se classificaram para os grupos da Liga Europa nos últimos anos, carregando nas costas o coeficiente romeno da UEFA. Em 2013-14, o último clube que conseguiu foi o Pandurii Târgu Jiu de Eric de Oliveira. Dinamo, CFR Cluj, Botoșani, CSM Politehnica Iași, CS Universitatea Craiova, Petrolul Ploiești e CFR Cluj não chegaram perto das perfórmances da dupla.

A principal campanha do Steaua/FCSB na competição é da época da Copa da UEFA. Em 2005-06, o time foi eliminado pelo Middlesbrough na semifinal, após ter eliminado o rival Rapid Bucareste nas quartas. Os dois times romenos ficaram conhecidos em seu país como os “UEFAntásticos”, reavivando o orgulho do futebol romeno nos conturbados anos 2000. Um apelido que volta, timidamente, a ser dado ao atual time do Steaua/FCSB, pelas atuações empolgantes e pelas vitórias com autoridade.

Steaua/FCSB 1×1 Hapoel Be’er Sheva – Arena Națională, Bucareste
Quinta-feira, 2 de novembro de 2017
Liga Europa – 4ª rodada – Grupo G
Trio de arbitragem (Turquia): Halis Özkahya, auxiliado por Çem Satman e Ekrem Kan.
Gols: Florinel Coman (31-1ºt) e Ben Sahar (37′-1ºt)

Steaua escalação.fw

Hapoel Beer Sheva escalação.fw

 

FOTBAL está disponível para todo Brasil

Um comentário em ““UEFAntástico”, Steaua/FCSB volta à primavera europeia depois de 5 anos

  1. O porto esteve interessado em alibec pouco depois dos jogos do steaua contra o sporting, pelo playoff da liga dos campeões. Será esse o motivo dessa fase do alibec. O cara provavelmente queria a negociação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s