Copa da Romênia chega aos 16-avos-de-final e o destaque é Poli Timișoara x Poli Timișoara

A Federação Romena de Futebol sorteou hoje os confrontos dos 16-avos-de-futebol da Copa da Romênia, incluindo times das três primeiras divisões. E o confronto mais inusitado é, sem dúvida, Poli Timișoara x Poli Timișoara. Isso mesmo. São dois clubes de mesmo nome, dissidentes de uma Poli Timișoara original, e o vencedor passa às oitavas. Mas quem conhece um pouco o futebol romeno csabe que não é algo tão inimaginável assim.

A Politehnica Timișoara foi fundada em 1921, sendo o clube da Universidade Politécnica de Timișoara. Tem os títulos da Copa da Romênia de 1957–58 e 1979–80. Em 1990-91, eliminou o Atlético de Madrid na primeira fase da Copa da UEFA, vencendo por 2×0 no Estádio Dan Păltinișanu. Nos anos 2000, diversas confusões com mudanças de clubes, nomes, cores, donos acabou causando uma boa geração na segunda metade da década (no livro Fotbal, há alguns parágrafos detalhados sobre a confusão). Mas ao fim da temporada 2010-11, dívidas, abandono do proprietário Marian Iancu, o rebaixamento e a extinção, após ser vice-campeão. Porque na Romênia do Século XXI, por mais que isto esteja acabando agora (porque não há mais clubes de tradição para acabarem e serem refundados), é assim que (não) funciona.

acs poli timisoara
Depois de muitas dificuldades, a ACS Poli luta por uma vaga na parte de cima da tabela no Romenão (foto: Facebook/ACS Poli Timișoara)

Em 2012, o pequeno ACS Recaș Bucareste se muda para Timișoara, e vira ACS Poli. Chegou a abandonar as cores roxo e branco por não ter os direitos. Começou na Liga II em 2012-13, subiu direto. Caiu em 2013-14, voltou, em 2015-16 deveria ter sido rebaixado, mas como o Rapid conseguiu o acesso e foi extinto antes de estrear, a ACS Poli permaneceu, quando se pedia para o UTA Arad, logo atrás do Rapid, subir. Assim, começou a temporada 2016-17 com -14 pontos. E conseguiu se manter. Hoje, já de roxo e branco, tem o aval da Justiça, é mantido pelas autoridades locais e tem um acordo com a Universidade Politécnica, sendo oficialmente a continuação do clube original fundado em 1921.

20993071_1459967124087745_59497433893683579_n
A ASU Politehnica Timișoara não é a sucessora oficial da Poli, mas tem uma torcida muito mais expressiva que o rival homônimo (foto: Facebook/ASU Politehnica Timișoara) 

Também em 2012, mas começando da Liga V, a quinta divisão, a torcida fundou um clube de sócios: a Asociația Sportivă Universitatea Politehnica Timișoara. E é quem tem os torcedores mais fanáticos, a maior parte dos torcedores da Poli, apesar do reconhecimento legal do clube reconhecido pela universidade. Após subir na estreia pela Liga V, dois anos depois subiu para a Liga III e desde a última temporada está na Liga II.

O confronto é inédito entre os times de Timișoara, mas claro que não é inédito na Romênia. Em 2 de setembro e 23 de novembro de 2013, CS Universitatea Craiova e FC Universitatea Craiova se enfrentaram na segunda divisão romena e empataram as duas partidas em 0x0. Hoje o CS Universitatea Craiova tem o respaldo da Justiça romena como clube legítimo, e é uma das principais forças do país. O FC Universitatea Craiova, sem direito do uso deste nome mas com o reconhecimento dos arquivos da UEFA, está passeando na quarta divisão, com o mesmo Adrian Mititelu de sempre no comando. Em 30 de setembro deste ano, AFC Rapid e Academia Rapid, dois clubes que vieram da extinção do Rapid Bucareste, se enfrentaram pelo grupo da capital romena na Liga IV. Vitória do Academia Rapid por 3×0, no tradicionalíssimo estádio “rapidista”, o Giulești.

Confira os confrontos da Copa da Romênia, ainda sem datas definidas individualmente, mas serão disputados em 24, 25 e 26 de outubro. Times em itálico estão na Liga III, times em negrito estão na Liga I, times em estilo normal estão na Liga II:

Botoșani x CFR Cluj
Sepsi OSK Sfântu Gheorghe x CS Universitatea Craiova
ASU Poli Timișoara – ACS Poli Timișoara 
Argeș Pitești x CSM Politehnica Iași
Concordia Chiajna x Astra Giurgiu
Sănătatea Cluj x Steaua/FCSB
Școlar Reșita x Viitorul
Aerostar Bacău x Dinamo Bucareste
Dacia Unirea Brăila – Juventus Bucareste
Petrolul Ploiești x Mioveni
Hermannstadt x Voluntari
Metaloglobus Bucareste x Gaz Metan Mediaș
Unirea Slobozia x Târgu Mureș
Afumați x UTA Arad
Academia Clinceni x Chindia Târgoviște
Universitatea Cluj x Știința Miroslava

 

3 comentários em “Copa da Romênia chega aos 16-avos-de-final e o destaque é Poli Timișoara x Poli Timișoara

  1. Ao meu ver, a paixão do torcedor é que deixa a coisa legitima. Esse negocio de reconhecimento de historico, de uso de cores, escudo e tal, tudo isso cai por terra quando o torcedor escolhe pea quem torcer. E o torcedor escolhe o que o coração manda. Na boa, na essencia, mesmo em casos onde nao ha reconhecimento, mas acho que o torcedor sempre vai torcer para o verdadeiro. É só a gente se colocar no lugar deles e imaginar a situação. Saudações rubri negras…

  2. Olha, no caso do craiova acho que o fc universitatea craiova é que mora no coração da galera. Ora, o clube foi “extinto”, daí criaram um outro, O fc u.craiova depois ressurgiu, ao meu ver é o verdadeiro craiova. Quanto ao steaua, me parece maus facil a distinção. O steaua (que chamam fcsb) é e continuará sendo o velho steaua de sempre. A briga do becalli com o exercito fez com que realmente ” clonassem” o time. Fou meio que a força a parada. Acho que os ninguem tira da cabeça dos stelist que esse que joga a liga europa é o legitimo, o time que aprenderam a torcer. Ate porque, se o tal steaua que criaram agora fosse o “legitimo” mesmo, ele estaria na liga 1, haja vista que o nome fc steaua bucuresti é que tem o direito de jogar a liga 1. Mesmo com torcedores apoiando esse time, acredito que é só picuinha mesmo. Enfim, na minha opinião, como ja disse,o torcedor é quem escolhe quem é legitimo. Pra mim, o fc universitatea craiova é o herdeiro e legitimo craiova, semifinalista da copa uefa, e o steaua (que chamam de fcsb) é o verdadeiro steaua bucareste, campeão da copa dos campeões sobre o barcelona.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s