O novo técnico da seleção romena, Cosmin Contra, anunciou nesta manhã a convocação para os jogos contra Cazaquistão e Dinamarca, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O ex-lateral direito formou uma lista com diversas surpresas, buscando reformular o time após a precoce perda das chances de ir à Rússia em 2018.
A maior das surpresas é Bogdan Lobonț, da Roma, que aos 39 anos não atua em uma partida oficial desde 19 de maio de 2013, na vitória do seu time sobre a Napoli por 2×1. O goleiro era o número 1 da Romênia em sua posição. Acumulou 85 jogos pela seleção, disputou as Eurocopas de 2000 e 2008 e acompanhou a Națională por toda a geração dos anos 2000, até perder o posto para os então jovens Ciprian Tătărușanu e Costel Pantilimon. Com a aposentadoria iminente, Contra convoca Lobonț para incluí-lo na comissão técnica mais tarde.
Três jogadores celebram sua primeira convocação: Alexandru Ioniță, de 22 anos, que se tornou a grande estrela do Astra após a debandada de Budescu & cia. para o Steaua/FCSB; Mihai Bălașa, zagueiro de 22 anos que saiu da base do Viitorul para a basa da Roma, e após sucessivos empréstimos na Itália chegou ao Steaua/FCSB em janeiro deste ano; e Nicușor Bancu, de 25 anos, meia-esquerda do CS Universitatea Craiova, uma das peças-chave do técnico italiano Devis Mangia e um dos jogadores mais velhos do elenco, presente no clube desde julho de 2014.
A convocação de Contra também marca o retorno de dois jogadores que estavam sendo preteridos pelo técnico alemão Christoph Daum: Constantin Budescu, do Steaua/FCSB, e Claudiu Keșerü, do Ludogorets. Quem também retorna é Ovidiu Hoban. O volante de 34 anos chegou ao CFR Cluj no início da temporada e é um dos destaques do atual líder do Romenão.
A principal ausência é Denis Alibec, que se recupera de lesão. Alexandru Maxim, do Mainz 05, também está de fora da convocação. Após marcar o gol que garantiu a vitória da Romênia sobre a Armênia em 1º de setembro, Maxim xingou a torcida na comemoração, uma atitude que ficou muito mal vista por Contra naquele momento.
A Romênia recebe o Cazaquistão na próxima quinta-feira, 5 de outubro, no Estádio Ilie Oană, em Ploiești. No dia 8, os tricolores enfrentam a Dinamarca em Copenhague, para fechar a participação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Goleiros
Ciprian Tătărușanu, 31 anos (Nantes-FRA) – 46J, 0G
Costel Pantilimon, 30 anos (Deportivo La Coruña-ESP) – 25J, 0G
Bogdan Lobonț, 39 anos (Roma-ITA) – 85J, 0G
Florin Niță, 30 anos (Steaua/FCSB) – 0J
Zagueiros
Mihai Bălașa, 22 anos (Steaua/FCSB) – 0J
Vlad Chiricheș, 27 anos (Napoli-ITA) – 49J, 0G
Dragoș Grigore, 31 anos (Al-Sailiya-CAT) – 28J, 0G
Sergiu Hanca, 25 anos (Dinamo Bucareste) – 3J, 0G
Cosmin Moți, 32 anos (Ludogorets-BUL) – 11J, 0G
Lateral Direito
Romario Benzar, 25 anos (Steaua/FCSB) – 9J, 0G
Laterais Esquerdos
Cristian Ganea, 25 anos (Viitorul), 2J, 0G
Iasmin Latovlevici, 31 anos (Galatasaray-TUR) – 12J, 0G
Volantes
Ovidiu Hoban, 34 anos (CFR Cluj) – 27J, 1G
Răzvan Marin, 21 anos (Standard de Liège-BEL) – 8J, 1G
Mihai Pintilii, 32 anos (Steaua/FCSB) – 37J, 1G
Meias
Alexandru Băluță, 24 anos (CS Universitatea Craiova) – 3J, 1G
Nicușor Bancu, 25 anos (CS Universitatea Craiova) – 0J
Eric Bicfalvi, 29 anos (Ural-RUS) – 4J, 0G
Constantin Budescu, 28 anos (Steaua/FCSB) – 4J, 2G
Alexandru Chipciu, 28 anos (Anderlecht-BEL) – 30J, 4G
Ciprian Deac, 31 anos (CFR Cluj) – 11J, 0G
Gheorghe Grozav, 27 anos (Karabukspor-TUR) – 15J, 3G
Alexandru Ioniță, 22 anos (Astra Giurgiu), 0J
Nicolae Stanciu, 24 anos (Anderlecht-BEL) – 16J, 6G
Atacantes
Florin Andone, 24 anos (Deportivo La Coruña-ESP) – 17J, 1G
Claudiu Keșerü, 30 anos (Ludogorets-BUL) – 18J, 5G
Bogdan Stancu, 30 anos (Bursaspor-TUR) – 52J, 14G
Por país estrangeiro:
Bélgica: 3
Turquia: 3
Bulgária: 2
Espanha: 2
Itália: 2
Catar: 1
França: 1
Rússia: 1
Por clube nacional:
Steaua/FCSB: 5
CFR Cluj: 2
CS Universitatea Craiova: 2
Astra Giurgiu: 1
Dinamo Bucareste: 1
Viitorul: 1
O que aconteceu cim gardos? Sei que lesionou no southhampton e depois sumiu das convocaçoes. Lobont deve ter sido convocado para um jogo de despedida, só pode. Quem sabe uma volta de stephan radu agora, era uma boa tentar convence-lo? Latovlevici tem a chance da carreira no galatasaray pra evoluir, foi uma boa pra romenia. Esse balasa è bom jogador. Eu gostaria de ver o puscas na seleção, seria um novo tipo de centroavante, que a seleção no usa, mais paradão na area, mais forte fisicamente. Logo logo vlad dragimir do arsenal vai ser convocado, ja ficou no banco do time ingles ba liga europa. Hoban, que sinceramente nao entendia porque nao vinha sendo mais convocado e deac, que se nao me engano jogou no schalke, foram boas voltas. Enfim, é o que tem no momento, tecnicamente falando. Vamos ver se o contra consegue implementar um esquema, um estilo, pra por essa galera pra jogar.
É o que tem. Faltoh alibec, que acho que se machucou e radu, que nao joga mais pela seleção. Talvez puscas seria uma boa,um centroavante nais forte e mais paradão. Dragomur ja ficou no banco do arsenal na liga europa, logo será chamado. E lobont deve fazer um jogo de despedida, só pode.
Lobont não joga, vai só pra apoio moral. Tucudean foi convocado no lugar do Stancu, talvez cumpra esse papel.