Steaua/FCSB tem sorte e cai em grupo sem grandes clubes e com freguês

O Steaua/FCSB, último remanescente dos cinco times romenos que disputaram o circuito europeu na temporada 2017-18, teve muita sorte no sorteio realizado pela UEFA nesta sexta-feira, definindo os grupos da Europa League: caiu no Grupo G, com Hapoel Be’er-Sheva, de Israel, Lugano, da Suíça, e o freguês dos romenos, Viktoria Plzen. Os roș-albastri estavam no pote 2, escapando de enfrentar times como Arsenal, Milan, Lazio, Braga, Lyon, Athletic Bilbao e Villarreal para o cabeça-de-chave ser justamente o Viktoria Plzen. O time tcheco tem um retrospecto horrível contra times romenos, e inclusive foi eliminado da Champions League pelo próprio Steaua/FCSB nesta temporada, em agosto.

O Hapoel Be’er-Sheva passou pelo Honvéd e pelo Ludogorets antes de ser eliminado no play-off da Champions League para o Maribor, da Eslovênia. Desta forma, o atual campeão de Israel caiu diretamente da Champions League para a fase de grupos da Liga Europa. O Lugano, por outro lado, é novato em competições europeias e vai estrear justamente na fase de grupos da Liga Europa, após ter terminado a última temporada na 3ª posição do campeonato suíço.

Depois de cair diante do Steaua/FCSB ainda nesta temporada, o cabeça-de-chave Viktoria Plzen é piada pronta e já é praticamente subestimado na Romênia. O time da República Tcheca jamais venceu um romeno em jogos oficiais. Foram dois contra o Petrolul Ploiești (1×1 e 1×4 na Liga Europa, em 2014-15), dois contra o Astra Giurgiu (1×1 e 1×2 na fase de grupos da Liga Europa em 2016-17) e dois contra o Steaua/FCSB (2×2 e 1×4 na 3ª fase preliminar da Champions League 2017-18). O Viktoria Plzen vai à Arena Națională na primeira rodada da fase de grupos, em 14 de setembro.

Para chegar até aqui, o Steaua/FCSB sofreu uma eliminação traumática para o Sporting no play-off da Champions League. Após um empate sem gols promissor no José Alvalade, a história mudou na Arena Națională. O gol de Júnior Morais para deixar o placar em 1×1 havia dado boas chances aos romenos, que desperdiçaram boas chances no início do segundo tempo para virar a partida. Mas quem marcou foi o Sporting, com Acuña. E a porteira abriu até o vexatório 5×1.

O sorteio abre boas possibilidades de uma classificação à fase de 16-avos-de-final, algo que não acontece desde a temporada 2012-13. Na ocasião, o Steaua começou na 3ª fase preliminar e precisou passar por Spartak Trnava, da Eslováquia, e por Ekranas, da Lituânia, para chegar aos grupos. Caiu no Grupo E, com Stuttgart, Copenhague e Molde, da Noruega. Os romenos passaram sem sustos, na liderança, com 11 pontos. Nos 16-avos-de-final, eliminou o Ajax nos pênaltis, conseguindo sair de um 2×0 em Amsterdam para uma vitória pelo mesmo placar na Arena Națională. Aquele esquadrão, que contava com Tătărușanu, Chiricheș, Gardoș, Prepeliță, Chipciu, Latovlevici e Rusescu, chegou a vencer o primeiro jogo das oitavas-de-final contra o Chelsea por 1×0. Em Londres, porém, os ingleses se impuseram com 3×1 e deram mais um passo rumo ao título, que seria conquistado sobre o Benfica. O Steaua se sagraria campeão romeno naquela temporada, encerrando um jejum de seis anos com o 24º título.

Na Liga Europa em seu formato e atual (desde 2009-10), o Steaua esteve nos grupos em 2009-10, 2010-11, 2011-12, 2012-13, 2014-15, 2016-17. Em 2013-14, o time foi eliminado em último lugar na fase de grupos da Champions League, e em 2015-16 caiu para o Partizan Belgrado no play-off da Liga Europa. Nestas seis ocasiões, o time passou dos grupos em 2011-12 (16-avos) e 2012-13 (oitavas). O melhor desempenho do clube na competição desde que se chamava Copa da UEFA foi em 2005-06, quando chegou às semi-finais após eliminar o rival Rapid nas quartas.

3 comentários em “Steaua/FCSB tem sorte e cai em grupo sem grandes clubes e com freguês

  1. Tem tudo pra passar de fase. Na boa, o steaua entrou muito confiante contra o sporting. Agora, alibec nao pode ficar de fora da seleção da romenia, nao entendi. O steaua mais uma vez pode aliviar para o todo o futebol romeno se fizer uma boa campanha na liga europa, pra melhorar o coeficiente. O jogadores romenos precisam jogar nas melhores ligas pra evoluir, pra isso, precisam de visibilidade. O steaua chegou aos play-offs da liga dos campeoes, e ja ficaram de olho no denis alibec (porto e um clube inglês, que não me recordo agora).Acho que o steaua tem ate obrigação de passar de fase.

    1. Pois é, mas os poucos romenos que jogam nas grandes ligas mal jogam. Qualquer resultado do Steaua que não seja classificação é pra ser tratado como tragédia. O time é bom demais, no papel e na prática, pra não passar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s