Florinel Coman, o garoto romeno da cláusula de €100 milhões

O Steaua/FCSB apresentou hoje o seu mais novo reforço: Florinel Coman, atacante de 19 anos de idade, deixou o atual campeão romeno, Viitorul, para se juntar a um elenco recheado de contratações da moda e dinheiro para os padrões do país. E o novo contrato do rapaz já tem uma cláusula de rescisão normal para os padrões de topo na Europa, mas até então inimaginável na Romênia: 100 milhões de euros. Uma consequência dos absurdos valores praticados pelo futebol hoje? Provavelmente. Na Romênia, é um recorde absoluto, e a história de Coman e de sua transferência ao clube mais vitorioso do país têm detalhes bem peculiares. Mas, afinal, quem é Florinel Coman?

gica-hagi
A empolgação típica de Hagi com suas revelações é ainda maior com o garoto Coman (foto: Gazeta Sporturilor

Nascido em 10 de abril de 1998, Florinel Coman chegou ao Viitorul em 2011, com 13 anos, após ter impressionado Hagi num jogo da Copa Hagi, um torneio de categorias de base.  Na época, o clube tinha dois anos de idade e ainda não havia subido à primeira divisão. Coman passou pela seleção romena sub-17 e estreou nos profissionais aos 17 anos, na temporada 2015-16. Acumulou 12 partidas, 1 gol e 1 assistência, mas foi na temporada seguinte que o garoto se firmou como uma grande promessa do futebol romeno e como uma das grandes estrelas do Viitorul. Não foram números sensacionais: 28 jogos, 6 gols, 7 assistências. Mas foram o suficiente para levar o time de Hagi a um título histórico e completamente inesperado.

Começaram as comparações, as especulações, os rumores. Coman era agora ligado ao Benfica. Hagi, sempre entusiasmado com seus jogadores, comparou Coman a Mbappé. “O preço dos jogadores romenos é muito baixo. Qual é a diferença entre Florinel Coman e Mbappé? Um custa 2 milhões e o outro 80. Isto porque um é romeno e o outro francês. Os dois são jovens, os dois são talentosos, um custa 2 milhões e o outro 80. Pô, eu tinha antes uma cota igual à do Maradona”, disse o técnico, dono e fundador do Viitorul em coletiva de imprensa, ainda em maio.

O início desta temporada para o promissor garoto da cidade de Brăila foi apagado. Sete partidas, nenhum gol. No último domingo, ainda foi determinante na derrota do Viitorul por 2×0 em casa para o CS Universitatea Craiova, quando falhou de forma vexatória no gol de Alexandru Mitriță.

842992-rky-5569
Gigi Becali apresenta Florinel Coman (esq.). Cláusula de rescisão de 100 milhões de euros (foto: Gazeta Sporturilor)

 

Um dia depois, tudo mudou. Coman saiu do Viitorul, clube fundado, treinado e mantido por Gheorghe Hagi em 2009, por 2 milhões de euros. Já é um valor razoável para transferências internas na Romênia, onde praticamente apenas o Steaua/FCSB compra jogadores, enquanto os outros clubes costumam apenas contratar jogadores em fim de contrato. Na apresentação, o “Mbappé” romeno não hesitou em dizer que seu time na infância é o arquirrival de seu novo clube, o Dinamo. E só nesta temporada, Coman é o terceiro jogador do Viitorul vendido ao time do empresário Gigi Becali: O volante Dragoș Nedelcu e o lateral direito da seleção romena, Romario Benzar, foram vendidos por 1,2 e 1,7 milhões de euros, respectivamente.

O Steaua/FCSB tem se tornado quase uma fusão de Astra e Viitorul, dois dos melhores clubes da Romênia nos últimos anos. Hoje, o elenco reúne Constantin Budescu, Júnior Morais, William de Amorim, Gabriel Enache, Filipe Teixeira e Denis Alibec, que jogaram juntos pelo Astra. Ao mesmo tempo, já soma Florin Tănase, Dragoș Nedelcu, Romario Benzar e agora Florinel Coman, revelados no Viitorul. E justamente este excesso de jogadores do Viitorul é muito estranho, porque Hagi e Becali não têm vivido com muita diplomacia nos últimos meses.

Quando o Viitorul se sagrou campeão romeno, Gigi Becali não hesitou em tirar o título do clube de Hagi até mesmo no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS – Tribunal Arbitral du Sport) a instância máxima na justiça desportiva. Isto porque Viitorul e Steaua/FCSB terminaram empatados em pontos na última fase do campeonato, e os critérios de desempates não eram claros. O TAS manteve o título com o Viitorul, mas as relações entre Hagi e Becali, desportivamente, estremeceram. Mas não o suficiente para Hagi ter vendido três dos seus melhores jogadores a quem tentou lhe tirar, no tapetão, a sua maior conquista pós-carreira de jogador. “Não tenho culpa se na Romênia só o Steaua compra”, defende-se.

“É o segundo jogador mais talentoso da Romênia após o Hagi. É melhor do que Mutu. Coloquei uma cláusula de 100 milhões de euros”, declara, faceiro, Gigi Becali, na apresentação de Coman hoje. Como de costume, as apresentações do Steaua/FCSB são realizadas na casa do próprio Becali. Ou simplesmente “Palácio”, como dizem na Romênia. Coman receberá um salário muito alto para os padrões romenos: 15 mil euros por mês. Ainda recebe um bônus de 500 mil caso o clube se classifique para a fase de grupos da Champions League 2018-19.

Coman tem que provar muita coisa no futebol romeno, e tem um longo caminho a percorrer no Steaua/FCSB para não se tornar apenas mais uma decepção, causada por esperanças exageradas e até destrutivas de uma Romênia que busca ansiosamente qualquer jogador que possa chegar perto do que Hagi foi um dia. São inúmeros os jogadores que foram vistos com grande perspectiva na Romênia e que, de alguma forma, não chegaram a absolutamente nada em comparação às expectativas: Nicolae Mitea, Andrei Ionescu, os irmãos Costea, Alin Stoica, Liviu Ganea… Com Mbappé recém-vendido ao PSG por 180 milhões de euros, Florinel Coman ainda não alcança o francês, nem com sua cláusula de 100 milhões. Resta torcer para que o garoto romeno não tenha o mesmo fim de outras promessas vazias.

No Viitorul, o Futuro começa a virar Passado

A venda de Florinel Coman também demarca o lugar do Viitorul enquanto clube profissional: em vez de um grande clube que busca por títulos, é um clube formador, que pretende revelar os principais jogadores do futuro do futebol romeno. Hagi sabe e já cansou de dizer. Demonstra isto com as vendas de jogadores ao Steaua/FCSB de Becali. O início da temporada 2017-18 é ótimo financeiramente, mas vexatório esportivamente.

Eliminado da Champions League na 3ª fase preliminar para o APOEL Nicósia, o clube perdeu na última quinta-feira em casa para o Red Bull Salzburg por 3×1 no play-off da Liga Europa.

Não se sabe, na história centenária do campeonato romeno, de um campeão tendo um início tão horroroso de temporada. São seis jogos sem marcar gol. Na Liga I, são quatro derrotas, três empates, e apenas uma vitória. A sensação da Romênia, o campeão romeno, o clube que tem a melhor estrutura de categorias de base do país é hoje o 11º colocado de 14 times. Ao mesmo tempo em que jogadores importantes são vendidos, peças que antes faziam a diferença no elenco de Hagi vivem péssima fase. Tem até gente chamando o Viitorul (“viitorul significa “futuro”) de Trecutul (literalmente “passado”).

Hagi, que vai completar três anos à frente do comando técnico de seu clube em outubro, não parece impressionado. Mantém-se firme na postura de que a prioridade é a base, e disse em semanas anteriores que nem mesmo um rebaixamento deveria ser tratado como catástrofe. Grandes resultados e títulos como foram vistos no ano passado deverão ficar cada vez mais restritos aos garotos da base, enquanto títulos com o time profissional serão felizes acidentes de percurso.

2 comentários em “Florinel Coman, o garoto romeno da cláusula de €100 milhões

  1. O futebol romeno ta carente demais por jogadores. Nos ultimos anos, muitos foram os candidatos a “salvadores da patria”. O pessoal tinha uma esperança gigante no george puscas. O cara arrebentou na base da inter, fez alguns jogos no profissional, mas a concorrencia era enorme, nao teve sequencia. Foi emprestado ao bari e benevento, e tem feito seus golzinhos. Depois a bola da vez foi florin andone, que nos clubes ate faz gol, mas na seleçao ainda naovse acertou. A grande ” joia” que atua no exterior e vlad dragomir, do arsenal. Quanto a coman, sinceramente, hoje o nivel do campeonato romeno è fraco, nao é parametro. Vamos ver se tem futebol mesmo se o steaua se classificar pra liga dos campeões ou na liga europa. Saudações rubro negras…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s