Há uma semana escrevi um texto emocionado falando do quanto o futebol romeno tinha me orgulhado por sua luta nos jogos de ida da 3ª fase preliminar, tanto da Champions League quanto da Liga Europa. Muita luta, uma vitória, três empates e uma derrota haviam me deixado satisfeito. Afinal, havia dois adversários imensos para Dinamo e CS U Craiova: Athletic Bilbao e Milan. Todos aqueles jogos haviam sido disputados na Romênia.

Nesta semana foi o contrário. Tudo fora. Os resultados em geral não foram nada bons. Mas prefiro ver contexto e, como raramente faço, usar o otimismo. “I’m Mr. Brightside”.

Começando por APOEL 4×0 Viitorul na Champions League

Hagi e seus meninos podem ter ficado eufóricos demais com o golaço de Ganea em casa. O APOEL pode ser do inexpressivo Chipre, mas tem muita experiência na história recente, tendo chegado até mesmo aos grupos da Champions League. Enquanto que na Romênia não temos clubes nos grupos na maior competição europeia desde 2012-13, com o CFR Cluj.

O time levou o 1×0 e na prorrogação não foi sombra do que havia sido. Não parecia o campeão romeno e o salto estava alto demais para quem está engatinhando. Levou mais três. Talvez seja a única decepção de verdade, porque tinha tudo para passar, ou pelo menos levar pros pênaltis. Faltou determinação, e Hagi irá aprender com mais essa. Tem que aprender. O time ainda vai disputar o play-off da Liga Europa, a última fase anterior aos grupos. Vai pegar uma pedreira. Estaremos aqui, acreditando cegamente como torcedor e, como jornalista, completamente descrente. Até porque nem no Romenão o time tem se mostrado bem.

Na República Tcheca, o freguês sai sempre satisfeito! Viktoria Plzen 1×4 Steaua/FCSB

Após o 2×2 em Bucareste e com a saída de Budescu lesionado, havia um pé atrás com o que poderia acontecer em Plzen. A “Budescudependência” era evidente neste início de temporada, com o camisa 11 sendo um jogador extremamente talentoso e com futebol pra jogar em campeonatos mais importantes que o Romenão. Mas o adversário era o Viktoria Plzen, que teve outros confrontos com romenos na história:

3ª fase preliminar da Liga Europa 2014-15
Petrolul Ploiești 1×1 Viktoria Plzen
Viktoria Plzen 1×4 Petrolul Ploiești

Fase de grupos da Liga Europa 2016-17
Astra Giurgiu 1×1 Viktoria Plzen
Viktoria Plzen 1×2 Astra Giurgiu

O Steaua/FCSB achou um golaço de falta cobrada pelo zagueiro Mihai Bălașa. Depois que sofreu o empate, achou outro gol, num chute de Filipe Teixeira (o mesmo que havia salvado o time com o empate em 2×2 na ida) dentro da área. Tănase fez 3×1 e num lance de certa ajuda do árbitro, Alibec liquidou a fatura. 4×1 contra o mais do que nunca eterno freguês romeno. Grande resultado, que coloca o Steaua/FCSB garantidaço na fase de grupos. Se ganhar o play-off da Champions League, quebra o tabu de cinco anos sem times romenos nos grupos da competição. Se perder, retorna aos grupos da Liga Europa, como em 2014-15, e 2016-17. Está no bom caminho.

O Astra foi eliminado pelo Oleksandriya, mas não é nenhuma grande decepção pelo contexto

O Astra Giurgiu de hoje não é mais o mesmo. Não tem Lung Junior, não tem Săpunaru, não tem Júnior Morais, não tem Filipe Teixeira, não tem Budescu, não tem Geraldo Alves, não tem Takayuki, não tem o técnico Marius Șumudică. Aquele time sim, deveria ter um favoritismo a mais, afinal havia da fase de grupos na última temporada. Com aquela base o Astra eliminou West Ham por duas temporadas consecutivas e derrubou até o Lyon. Seria cabeça-de-chave se tivesse passado.

Mas os reforços de hoje não são nada menos que OK, não são comparáveis às perdas, com exceção do técnico Eduard Iordănescu. O jogo de ida em 0x0 dava boas chances, mas na volta um pênalti estúpido causou o 1×0 ucraniano e fim de papo. O Astra segue entre as potências romenas da atualidade, mas se antes brigava por pódio com Steaua/FCSB, Viitorul e CFR Cluj, hoje já está talvez abaixo de Dinamo e Craiova.

Falando em Dinamo, o maior candidato a zebra não foi zebra

Foi emocionante ver o Dinamo empatar em 1×1 com o ótimo Athletic Bilbao, com Arena Națională lotada, Rivaldo nos camarotes e Rivaldinho mandando uma bomba para empatar a partida, 8 minutos depois de sair do banco. Mas no País Basco a coisa haveria de ser diferente para derrubar qualquer fio de esperança que restava.

Golaço aos 23′, golaço aos 28′ e já ficava impossível a missão do Dinamo. Aos 40′ do segundo, 3×0, conta fechada e Dinamo fora.

Craiova e os fatores Mitrița-Donnarumma e Calancea

O jogo de ida em Turnu Severin deveria ter sido um empate entre Craiova e Milan. Se não fosse por Donnarumma, Mitrița teria aberto o placar aos 22′ do primeiro tempo. Se Mitrița tivesse botado mais curva para dentro na bola aos 15′ do segundo tempo, quando Donnarumma havia afastado mal a bola alçada no escanteio, a cobertura teria dado certo e o placar teria estado pelo menos 1×1. Mas o “se” não joga.

Mitrița aprendeu que não devia tentar tirar de Donnarumma. E jurou que em uma eventual segunda chance não repetiria o erro. Dito e feito.

Aos 20′ do primeiro tempo no San Siro, Zlatinski tocou para Băluță, ele fez o pivô e deixou Mitrița cara a cara com Donnarumma. Não vai tentar colocar. Encheu o pé. Uma bomba. O goleiro de 18 anos que parece ter 36 fez uma defesa inexplicavemente maravilhosa no reflexo. Se Mitrița tivesse feito diferente, talvez o placar no San Siro aos 20′ do primeiro tempo seria 1×1. Se Mitrița tivesse feito tudo certo nas suas três oportunidades ou em pelo menos uma delas, eu poderia estar falando de uma classificação milagrosa e em Craiova Maxima 2.0 – o clone do futuro.

Mas o “se” não joga.

Donnarumma foi um monstro. O CS Universitatea Craiova foi guerreiro o tempo todo. O tempo todo. Bancu foi um destaque negativo, jogou muito mal e acertou raríssimos lances. O destaque positivo foi a muralha Nicolai Calancea. Se não fosse ele no gol, o Milan poderia ter aberto 4 ou 5×0 com certa tranquilidade, pela superioridade técnica que tem e tem que ter pelo tamanho que tem e pelo dinheiro investido. E eu estaria chorando as migalhas pela decepcionante goleada e como sobre esta humilhação poderia ter sido evitada.

Mas o “se” não joga.

Como o “se” não joga, estou orgulhoso sim do Craiova pelos resultados e pela luta que teve frente a um poderoso Milan. Calancea, em especial, foi monstruoso, por mais que sua saída no primeiro gol do Milan tenha sido algo desastrosa. O moldavo mostrou segurança e fez defesas dificílimas, em especial num cabeceio de Niang.

Nenhum daquele jogadores havia jogado num San Siro lotado, sedento por vitória e redenção no circuito europeu. A perna treme e a camisa representando Craiova, que na Romênia é gigante, pesa. Ainda assim, foi no geral uma boa atuação e não podemos falar jamais em decepção. Era o Milan. Qualquer coisa era lucro. E com certeza há algo de bom a se tirar destas duas semanas europeias para o time de Devis Mangia.

Segue o Romenão e a Copa da Romênia. A expectativa é que o time possa voltar à Liga Europa nas próximas temporadas e que tenha um pouco mais de sorte no primeiro sorteio. Se o clube não acabar da noite pro dia (e sabemos que na Romênia isto é possível), o caminho é de crescimento para o CS Universitatea.

E no fim das contas…

O Viitorul foi a decepção pelo que prometeu no jogo de ida. O Steaua/FCSB foi gigante, mostrou que tem camisa, raça e merece respeito, ainda que seu dono Gigi Becali pareça fazer questão de não merecer. O Astra caiu em seu próprio desmanche num resultado nada desesperador e Dinamo e Craiova simplesmente fizeram o que podiam com adversários infinitamente mais ricos e melhores tecnicamente. Com mais sorte no sorteio, pensar que poderiam ir adiante não é absurdo.

Sobraram Steaua/FCSB e Viitorul. Os roș-albastri seguirão para os grupos de algum lugar. O Viitorul dificilmente irá. Mas ainda que só o Steaua se classifique, já está bom. O absurdo foi 2015-16, quando ninguém chegou à fase de grupos. Ter alguém nos grupos lutando por alguma coisa não é motivo de desespero no futebol romeno pós-apocalíptico. Nas boas décadas de 80, 70 e nos anos 2000 era mais preocupante. Hoje não.

Os times que jogaram e jogam o circuito europeu são razoáveis, já foram melhores que muitas decepções de outrora e do passado recente. O CS Universitatea não foi goleado pelo Milan, por exemplo. O Steaua levou uma sapatada de 5×0 em casa pro City na temporada passada. Aquilo sim era chocante, por mais que fosse o Manchester City.

Agora, o que vier é lucro e é sabido que pode ser pior, como foi 2015-16.

Que venham os play-offs. Sem levar massacres e com muita raça, de preferência.

Para encerrar, trago um retrospecto desde 2012-13 para vermos o que tínhamos.

Champions League:

2012-13
CFR Cluj (começou na 3ª preliminar. Terminou em 3º nos grupos)
Vaslui (começou e caiu na 3ª preliminar para o Fenerbahçe)

2013-14
Steaua (começou na 2ª preliminar. Terminou em 4º nos grupos)

2014-15
Steaua (começou na 2ª preliminar e caiu no play-off para o Ludogorets)

2015-16
Steaua (começou na 2ª preliminar e caiu na 3ª pro Partizan Belgrado)

2016-17
Astra (começou na 1ª preliminar e caiu começou e caiu na 3ª preliminar para o Copenhague)
Steaua (começou na 3ª preliminar e caiu no play-off para o Manchester City)

2017-18
Viitorul (começou e caiu na 3ª preliminar para o APOEL Nicósia)
Steaua (começou na 3ª preliminar e eliminou o Viktoria Plzen)

Liga Europa

2012-13
Dinamo (começou e caiu no play-off para o Metalist Kharkiv)
Steaua (começou na 3ª preliminar e caiu nas oitavas-de-final para o Chelsea)
Rapid (começou na 2ª preliminar e caiu na 3ª preliminar para o Heerenveen)
CFR Cluj (começou e caiu nos 16-avos-de-final para a Internazionale)
Vaslui (começou e caiu no play-off para a Internazionale)

2013-14
Pandurii (começou na 2ª preliminar e caiu em 4º nos grupos)
Petrolul (começou na 2ª preliminar e caiu no play-off para o Swansea City)
Astra (começou na 1ª preliminar e caiu no play-off para o Maccabi Haifa)

2014-15
Astra (começou na 2ª preliminar e caiu em 4º nos grupos). Eliminou Lyon.
Petrolul (começou na 2ª preliminar e caiu no play-off para o Dinamo Zagreb)
CFR Cluj (começou e caiu na 2ª preliminar para o Dinamo Minsk)
Steaua (começou e caiu em 3 lugar nos grupos)

2015-16
Târgu Mureș (começou e caiu na 3ª preliminar para o Saint-Étienne)
Astra (começou na 2ª preliminar e caiu no play-off para o AZ Alkmaar). Eliminou West Ham.
Botoșani (começou na 1ª preliminar e caiu na 2ª preliminar para o Legia Varsóvia)
Steaua (começou e caiu no play-off para o Rosenborg)

2016-17
Pandurii (começou e caiu na 3ª preliminar para o Hapoel Tel Aviv)
Viitorul (começou e caiu na 3ª preliminar para o Gent)
CSM Poli Iași (começou e caiu na 2ª preliminar para o Hajduk Split)
Astra (começou no play-off e caiu nos 16-avos-de-final para o Gent). Eliminou West Ham.
Steaua (começou e caiu em 3º nos grupos)

2017-18
Dinamo (começou e caiu na 3ª preliminar para o Athletic Bilbao)
CS U Craiova (começou e caiu na 3ª preliminar para o Milan)
Astra (começou e caiu na 3ª preliminar para o Oleksandriya)
Viitorul (começou no play-off)

Anúncios

6 comentários em “Orgulhos, pequenas decepções e grandes feitos desta semana

  1. Mais uma vez o steaua salvando o bom nome romeno no futebol.Acho que se o dinamo tivesse pego um adversario inferiro ao athletic tinha mais chances. Os outros nao, entraram apenas como meros figurantes. Nao se pode abrir um leque e dizer que o u.craiova ou astra, ate um afundado rapid , futebol romeno tem na mão do steaua a sua representatividade, e claro, a nationala. Tá certo, o cluj apareceu anos atras, concordo, mas nao tem a grife do steaua. É obvio que se o steaua pegar um liverpool ou um sevilla, vai ser eliminado, nao tenho duvida. Mas se nao passar, tem time pra ir bem na liga europa, o time ficou mais encorpado com budescu.Saudaçoes rubro negras.

    1. Steaua pegou o Sporting. E grife muitas vezes não ganha jogo, Steaua fez jus à sua tradição e passou, como previ que iria passar. Volto a lembrar o que o Astra fez nos últimos anos. Aliás, boa parte do Steaua hoje é o Astra da temporada passada. Grife como a do Steaua no futebol romeno ninguém tem. Mas não quer dizer que os outros não possam surpreender, já vimos diversos exemplos. Saudações vascaínas 😀

  2. Seu vasquinho se repetir s campanha do primeiro turno corre serio risco de voltar pra segundona, hein…kkk. Aí, o cara lá da espn encheu tua boa, acho que foi o bertozzi, mineiro que nem eu. Parabens pelo sucesso, cara. Tu viu o jogo do u.craiova com o milan na espn. Tava de folga ontem, deu ora mim ver…

    1. Valeu hahaha. Foi uma colaboração bacana que fiz pra transmissão. Mandei muito mais material do que o utilizado, mas a experiência e a exposição valerem a pena. Sobre o Vasco, se terminar em 15º fico satisfeito.

  3. Joao,voce acha que esses jovens jogadores que atuam nos juniores de times da inglaterra, espanha e holanda,italia, como dragomir,dulca,pascanu,farcas,craiu,ianis hagi e ate o george puscas podem dar alguma esperança de a romenia voltar aos bons tempos? Nao me referi aos jovens do romenão porque ja deixou de ser algum parametro há tempos. E na moral,acho que o steaua vai passar pelo sporting…

    1. Eu acho sinceramente que o pior já passou. Os grandes clubes, com exceção do CFR Cluj já acabaram e foram refundados. Alguns até sem precisar e só por birra (Steaua, Dinamo, os dois Rapids). Alguns de forma independente (Petrolul, Otelul, ASU Poli Timisoara, Universitatea Cluj) e outros não (Arges, Ceahlaul). Nesta temporada teremos o lendário Ripensia Timisoara na segundona. Está acontecendo uma transformação a nível nacional e eu acho que o pior já passou há dois, três anos.

      Para a seleção, também acredito que essa gurizada do exterior será melhor do que a geração atual (se quiser atuar pela Romênia). Claro que parte deles está lá por causa de migração da família, mas é difícil acreditar que haveria tanta gente em tanto time grande se não tivessem pelo menos um grande potencial.

      Sobre Steaua x Sporting, não sei de nada hahaha. Mas tem bastante chance de passar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s