Torcedores do Milan espalhados pela Itália e pelo mundo anseiam por 27 de agosto, quando, na Romênia, os rossoneri irão supostamente golear um tal desconhecido Craiova, pela terceira fase preliminar da Liga Europa. “Que time é esse, afinal?” O site oficial do Milan respondeu a esta pergunta recorrente da forma que mais irrita o CS Universitatea Craiova, onde mais dói, na maior mancha de sua história.

“Vamos conhecer mais a equipe romena”, informa o subtítulo da curta matéria que fala sobre o sorteio da Liga Europa realizado nesta terça, na Suíça. No texto, a “gafe” máxima: “O clube de Craiova foi fundado em 2013 e na estreia na Liga 2 conquistou imediatamente o acesso à elite romena. Na Liga 1, terminou em 5º (2014-15), 8º (2015-16) e 4º na última temporada, classificando-se assim a esta competição”.

Qualquer torcedor do CS Universitatea Craiova ficará contrariado ou irritado quando ouvir que o clube foi fundado em 2013. Para todo efeito, o clube, aliado a seus torcedores e simpatizantes, afirma que o ano de fundação foi 1948, e que nos anos 90 deu lugar ao FC Universitatea Craiova como substituto. Ou seja, o CS Universitatea Craiova, apoiado inclusive por vereditos na Justiça romena, se diz o clube original, que apenas retornou às atividades em 2013, não que foi fundado neste ano.

Não é culpa do Milan a gafe nada cordial com seu adversário. O próprio site oficial da UEFA não reconhece o CS Universitatea Craiova como legítimo. Pelo contrário, dá todos os créditos ao FC Universitatea Craiova e trata o CS Universitatea como um clube recém fundado. Além disso, mistura alguns resultados e recordes do CSU na página do FCU. De fato, no sorteio da última sexta o nome do CS Universitatea estava “Clubul Sportiv U Craiova”, que é o de registro, a razão social. Entenda as confusões com a identidade do Universitatea Craiova no documentário Craiova versus Craiova.

Outro erro menor dos milanistas foi a classificação do seu adversário na temporada anterior. O Craiova não terminou na 4ª posição, mas sim na 5ª, e se classificou à Liga Europa porque o 4º colocado, CFR Cluj, e o campeão da Copa da Romênia, Voluntari, não tinham como obter licenças para as competições europeias.

Apesar das confusões, o Milan ainda pontua boas informações sobre seu adversário. Destaca o técnico italiano Devis Mangia, que chegou no mês passado após a saída de Gheorghe Mulțescu e já teve passagens por Palermo e pela seleção italiana sub-21 (onde foi vice-campeão europeu em 2012); e o auxiliar técnico Paul Codrea, romeno que fez carreira na Națională e no futebol italiano. “Não é apenas isto: o jovem time formado por muitos selecionáveis nas categorias sub-21 e sub-19 podem agora contar também com Fausto Rossi, jovem talento italiano que vem do Vicenza na Série B e é companheiro de Gustavo Vagenin, que jogou na terceira divisão italiana por Salernitana e Messina”, completa o site oficial do Milan.

O Milan retorna a uma competição europeia depois de quatro anos. A última participação dos rossoneri foi na Champions League de 2013-14, quando foram eliminados para o Atlético de Madrid nas oitavas-de-final. O jogo de volta contra o CS Universitatea Craiova, em 3 de agosto, será o primeiro do time no San Siro nesta temporada 2017-18.

 

Atualização 19/07: O site oficial do Milan alterou as informações. As gafes ainda são vistas através de mecanismos de busca: csu.png

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s