Os sorteios dos confrontos da 3ª fase preliminar da Liga Europa e Champions League foram realizados hoje, em Nyon, na Suíça e definiram o futuro de Viitorul, Steaua/FCSB, Dinamo, CS Universitatea Craiova e Astra. A grande pedreira caiu para o lado do Craiova, que terá como adversário ninguém menos que o Milan. O time italiano voltará a enfrentar um adversário romeno em partida oficial depois de 28 anos, quando goleou o Steaua por 4×0 na final da Champions League (à época Copa dos Campeões) em 1989.
A cidade de Craiova retorna a uma competição europeia depois de 17 anos, quando o então FC Universitatea Craiova foi eliminado de forma vexatória para o Pobeda, da Albânia. O primeiro jogo, assim como todos os desta fase, será realizado em 27 de julho, no Estádio Municipal de Turnu Severin, e a volta será no San Siro, em 3 de agosto.
Apesar de não ter o reconhecimento da UEFA, o CS Universitatea Craiova tem decisões judiciais na Romênia que lhe dão a legitimidade do Universitatea Craiova original, fundado em 1948. Com este retrospecto, o clube tem um bom retrospecto com clubes italianos, em especial com a Fiorentina. A Știința eliminou a Viola em 1973 e em 1982, pela Copa da UEFA.
O Dinamo Bucareste é outra equipe que teoricamente não tem quase nenhuma chance de seguir adiante na Liga Europa. Os Cães Vermelhos retornam à competição depois de cinco anos e vão enfrentar o Athletic Bilbao. O Astra, por sua vez, entrou na competição já na 2ª fase preliminar, venceu o primeiro jogo contra o Zira, do Azerbaijão, por 3×1, e caso passe irá enfrentar o Olexandriya, da Ucrânia.
Na Champions League, o turbinado Steaua/FCSB recebe o Viktoria Plzen, com data a definir (25 ou 26 de julho). Os tchecos nunca venceram um time romeno em quatro confrontos disputados: dois contra o Petrolul Ploiești (1×1 e 1×4 na Liga Europa, em 2014-15) e dois contra o Astra Giurgiu (1×1 e 1×2 na fase de grupos da Liga Europa em 2016-17). Júnior Morais, Budescu e Filipe Teixeira estiveram presentes nestas partidas atuando pelo Astra, e hoje defendem o FCSB.
E finalmente, o campeão romeno, Viitorul Constanța, irá enfrentar o Dudelange, de Luxemburgo, ou o APOEL Nicósia, do Chipre. No jogo de ida, os cipriotas venceram em casa por 1×0.
Romenos vamos fazer historia! 🇷🇴