Reformulado, Astra vence na estreia da Liga Europa por 3×1

O Astra Giurgiu venceu hoje por 3×1 o Zira, do Azerbaijão, no Estádio Marin Anastasovici, pelo jogo de ida da segunda fase preliminar da Liga Europa. Após ter sofrido o empate aos 34 minutos da segunda etapa, o volante Dandea e o atacante francês Le Tallec asseguraram a vitória no primeiro jogo oficial da equipe na temporada. A partida de volta será realizada em 20 de julho, em Baku, capitão do Azerbaijão.

Os romenos tiveram o domínio total no primeiro tempo, desperdiçando diversas oportunidades com Chipirliu, Belu e Ioniță, um dos poucos remanescentes da temporada anterior. Aos 32 minutos, Nicoară alçou a bola na grande área e o goleiro Nazirov afastou muito mal. Na sobra, Ioniță chutou de primeira, sem sofrer nenhuma resistência, e a bola foi mansa estufar as redes.

Ioniță herdou a 10 de Budescu e é o principal jogador no meio-campo do Astra (foto: Raed Krishan / Gazeta Sporturilor)

Mas o empate veio na logo na sequência. Após lançamento longo, Bejan afastou mal de cabeça e Sadygov emendou um chute cruzado, sem chances para o goleiro Iliev.

No intervalo, o técnico Eduard Iordănescu substituiu Chipirliu pelo francês Anthony Le Tallec, campeão da Champions League em 2005 pelo Liverpool. E o atacante fez a diferença. Logo aos 7′ da segunda etapa, Le Tallec recebe um belo cruzamento de Nicoară pela esquerda e cabeceou com categoria, mas Nazirov salvou com uma grande defesa.

Três minutos depois, Ioniță lança para a área em cobrança de falta da direita na intermediária. O volante Alexandru Dandea subiu e conseguiu fazer o desvio, num cabeceio semelhante ao de Le Tallec. E aos 29 minutos, Ioniță cobrou escanteio, o brasileiro Erico da Silva desviou e Le Tallec marcou em sua estreia pelo Astra para fechar o placar em 3×1.

O bom resultado logo no primeiro jogo oficial é surpreendente pelo desmanche que o Astra sofreu ao fim da última temporada. Após ficar com a 6ª posição na Liga I e com o vice da Copa da Romênia, o time perdeu nada menos que 17 jogadores, incluindo várias de suas estrelas e ídolos: o técnico Marius Șumudică, o goleiro Silviu Lung Jr. e o zagueiro Cristian Săpunaru (todos para o Kayserispor-TUR); o camisa 10 Constantin Budescu, o capitão e lateral esquerdo brasileiro Júnior Morais e o veterano meia português Filipe Teixeira (Steaua/FCSB); o volante japonês Seto Takayuki (retornou de empréstimo ao Osmanlispor-TUR); e o meia Daniel Florea e o atacante Daniel Niculae, que não renovaram contrato.

Esta é a quinta temporada seguida do Astra Giurgiu na Liga Europa. Contando com esta partida contra o Zira, o time tem 35 jogos, 15 vitórias, 10 empates, 10 derrotas, 48 gols marcados e 49 gols sofridos na competição. Silviu Lung Jr. é o jogador com mais partidas pelo clube na competição (34), e o artilheiro é o meia Constantin Budescu, com 9 gols.

O Astra volta a campo novamente em sua casa, no Marin Anastasovici. O time de Eduard Iordănescu estreia na Liga I contra o OSK Sepsi Sfântu Gheorghe, que subiu da segunda divisão na última temporada.

 

Astra Giurgiu 3×1 ZiraEstádio Marin Anastasovici, Giurgiu
Quinta-Feira, 13 de julho de 2017
2ª fase preliminar da Liga Europa – jogo de ida

Astra Giurgiu: Iliev; Stan, Erico, Bejan, Belu; Mrzljak, Dandea (Vâlceanu 18′-2ºt), Nicoară (Balaure 33′-2ºt), Marquinhos, Ioniță; Chipirliu (Le Tallec-int).
Técnico: Eduard Iordănescu

Zira: Nazirov; Aliyev (Gadze 20′-1ºt); Shemonayev (Khalilzade 11′-2ºt), Krneta, Boum, Matei; Sadygov (Ibekoyi 32′-2ºt), Djuric, Mustafayev, Manga; Belfort.
Técnico: Aykhan Abbasov

Gols: Alexandru Ioniță (31′-1ºt), Rashad Sadygov (34′-1ºt), Alexandru Dandea (10′-2ºt), Anthony Le Tallec (29′-2ºt)

Trio de arbitragem (Bielorrússia): Sergei Tsinkevich, auxiliado por Vitali Malyutin e Evgeni Romanov

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s