Sandu e Dragomir são absolvidos, e FC Universitatea Craiova não retornará às atividades

O ex-presidente da Federação Romena de Futebol, Mircea Sandu, e o ex-presidente da Liga Profissional de Futebol da Romênia, Dumitru Dragomir, foram absolvidos de forma definitiva pelo Tribunal de Recursos de Bucareste nesta quinta-feira no caso da desfiliação e extinção do FC Universitatea Craiova, em 2011. O proprietário do clube, Adrian Mititelu, contava com a condenação dos cartolas no processo para ter dinheiro e tentar refundar seu time, que está inativo desde março de 2014. Sandu e Dragomir eram réus do processo desde 2013, e em 13 de junho de 2016 haviam sido condenados, mas recorreram da decisão.

Esta decisão basicamente exclui qualquer possibilidade de retorno de Adrian Mititelu ao futebol e anula a condenação de 13 de junho de 2016. Em primeira instância, Mircea Sandu e Dumitru Dragomir haviam sido condenados a três anos de prisão. Além disso, precisariam pagar, cada um, 80 mil leus (aprox. R$64 mil) como multa penal. A Liga Profissional de Futebol e a Federação Romena de Futebol foram condenadas a pagar, cada uma, o equivalente a R$295 mil. E os dois ex-dirigentes e as entidades foram também condenadas a pagar, conjuntamente, quase 800 milhões de reais a Adrian Mititelu e 8 milhões de reais ao Ministério das Finanças Públicas.

Mircea Sandu e Dumitru Dragomir estavam sendo acusados de tráfico de influência e abuso de poder quando, em em 20 de julho de 2011, uma sessão do Comitê Executivo da FRF decidiu pela desfiliação e consequente extinção do FC Universitatea Craiova. A desfiliação havia sido feita com base no artigo 57 do estatuto da FRF, que afirma que só a federação pode julgar impasses judiciais ligados ao esporte. Com isto, o clube foi extinto e todos os seus jogadores foram liberados dos seus contratos, causando um grande prejuízo a Adrian Mititelu.

Em 2013, Mititelu venceu processos e conseguiu retornar com o clube, mas sem nenhum dos jogadores anteriores e nenhum dinheiro. Na ocasião, havia surgido também o CS Universitatea Craiova, que até hoje está ativo, na primeira divisão, e disputará a Liga Europa 2017-18. E assim, FC Universitatea e CS Universitatea coexistiram e entraram em conflito pela legitimidade do Universitatea Craiova original, fundado em 1948. Mas como não tinha dinheiro, sequer conseguiu terminar a temporada, e o FC Universitatea Craiova acabou pela segunda vez, enquanto o rival homônimo seguiu convencendo torcedores e disputando a Liga I.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s