Texto originalmente publicado em Lipovan.ro, por Lucian Lipovan
Tradução: João Vítor Roberge

Você já sabe que não temos um campeão claro na Liga I, o título conquistado pelo Viitorul será contestado no Tribunal Arbitral do Esporte por causa de uma redação absolutamente estúpida no Regulamento de Organização das Atividades Futebolísticas (ROAF). Este não prevê de forma clara como são desempatadas as equipes encontradas em igualdade de pontos no play-off, se são considerados apenas os confrontos diretos do play-off ou de toda a temporada. A LPF diz que o regulamento é perfeito, mas tentou mudá-lo. A FRF diz que é imperfeito, embora seja ela a responsável pelo regulamento. Não insisto mais, todo mundo já está fazendo isso.

Contudo, não esta não é a única grande gafe deste regulamento. Existe uma ainda mais evidente. Eis o que está escrito no Artigo 29, “Sistema de Competição”, no item d): “Dos jogos de repescagem (terceira fase). O time no 6º lugar do play-out disputará um jogo de repescagem em ida e volta com o vencedor das partidas entre os times classificados em 2º lugar nos dois grupos da Liga II. Os jogos de repescagem entre os times classificados em 2º lugar dos dois grupos da Liga II serão organizados pela FRF, e os jogos de repescagem entre o vencedor deste confronto e o 6º colocado do play-out serão organizados pela LPF”.

A idealizadora do regulamento diria que está impecável, embora exista um “Pequeno” problema, do qual as mentes iluminadas da FRF que escrevem este regulamento não perceberam: conforme o ROAF, a repescagem será jogara disputada pelo vencedor dos confrontos dos “dois grupos da Liga II”, que mais pra frente disputará outra repescagem! Breaking news: na verdade, a Liga II não tem mais dois grupos, apenas um! [nota d’O Craiovano: a Liga II teve dois grupos regionalizados até a última temporada] As pessoas da FRF não fazem ideia de quantos grupos tem o campeonato organizado por elas mesmas. Desta forma, me diga agora, que times vão disputar a repescagem conforme o regulamento?

Claro, não excluo a chance de aparecer um comunicado em que se dirá que tudo está claro, que a repescagem é um campeonato em si, praticamente um outro grupo e é aqui que tempos dois grupos em vez de um [nota d’O Craiovano: o regulamento diz que o critério de desempate após número de pontos é o confronto direto no “campeonato”. Entende-se que isto envolva todas as fases, neste caso o Steaua/FCSB seria campeão, não o Viitorul. A LPF diz que é considerado apenas o confronto direto do play-off, e diz que este critério foi usado para desempatar CSM Poli Iasi e CS U Craiova no play-out de 2016, mas neste caso a CSM Poli Iasi venceria por saldo de gols e a classificação não mudaria. Ou seja, pode ter sido usado qualquer um dos critérios em discussão] E claro, como se discutiu por algum comitê ou comissão e todo mundo está de aordo, não importa o que está escrito no regulamento oficial no site da FRF. E provavelmente a LPF é culpada. Ou a UEFA. Ou talvez até a OTAN, por que não, é possível? Claro que não há nada errado no regulamento, né?

Num modo normal, porque não estamos em condições de escrever nem um regulamento banal, devíamos organizar o campeonato direto no TAS. Com tudo, campeonatos 2 em 1, play-off sem empate, repescagens entre grupos inexistentes.

[Nota d’O Craiovano: O regulamento não explica isto, mas é o terceiro colocado da Liga II que deve disputar a repescagem com o antepenúltimo colocado da Liga I]

Anúncios

Um comentário em “Mais uma grande gafe no regulamento da Liga I: agora na parte de baixo da tabela

  1. E tem gente aqui no Brasil que acha o regulamento do Campeonato Carioca ruim…Cara, na boa, pessoal que faz o regulamento do campeonato romeno não sabe nada de regra, muito menos de futebol. Sinto, mas o futebol da Romênia daqui alguns anos não vai ter time nem na Liga Europa, vai ser reflexo disso tudo. A seleção então, nem se fala, só vai fazer frente a times como Ilhas Faroe, Gibraltar, San Marino… E olhe lá…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s