A reta final do Romenão: três times em busca do título no meio das polêmicas

A luta pelo título do Romenão 2016-17 chega ao fim neste sábado, 13 de maio, com três clubes brigando pelo troféu e pelas vagas na Champions League: Viitorul, Steaua/FCSB e Dinamo. Nenhum dos times joga entre si, o que faz com que todos os três jogos da última rodada do play-off sejam igualmente decisivos e realizados ao mesmo tempo.

A rodada decisiva terá Viitorul x CFR Cluj, Dinamo x Astra e Steaua/FCSB x CS U Craiova. O Viitorul depende apenas de si. O Steaua/FCSB precisa vencer o CS U Craiova e torcer para o Viitorul não vencer. A situação do Dinamo é mais delicada: precisa vencer o Astra, torcer para o Viitorul perder e para o Steaua/FCSB não vencer.

Apesar de ter menos saldo de gols e menos vitórias do que o Steaua/FCSB, o Viitorul é o líder porque o primeiro critério de desempate é o confronto direto nos play-offs. E neste sentido o time de Hagi prevalece, já que venceu o Steaua/FCSB por 3×1 em casa e empatou em 1×1 fora.

Como o CFR está impedido de jogar nas copas europeias por sua situação financeira e a a vaga da Liga Europa conquistada via Copa da Romênia ficará entre CS U Craiova e Astra, uma nova vaga é aberta na Liga I. Desta forma, o CFR Cluj é o único clube do play-off que não entrará no circuito europeu na próxima temporada. Caso o Astra vença a Copa da Romênia, ele entra na 3ª fase preliminar da Copa da Romênia, e o CS U Craiova entra na 2ª.

As polêmicas entre CS Universitatea Craiova e Steaua/FCSB

Na penúltima rodada, o CS Universitatea Craiova optou por colocar um time misto repleto de garotos da base para enfrentar o Viitorul. Isto gerou revolta por parte do Dinamo e principalmente por parte do Steaua/FCSB, com a alegação de que o time de Craiova queria facilitar a vida do clube comandado por Gheorghe Hagi para impedir o título dos rivais de Bucareste. O Viitorul venceu a partida por 1×0.

O presidente do CS U Craiova, Marcel Popescu, alegou que quer poupar os principais jogadores para o jogo da volta das semifinais da Copa da Romênia, que é só em 17 de maio. Os oltênios precisam reverter o placar de 1×0 a favor do Voluntari para levar Craiova a uma final de copa depois de 17 anos.

O CS Universitatea Craiova chegou a publicar uma enquete em seu site oficial perguntando se o torcedor quer que o time use as categorias de base, que poupe titulares ou que vá com força total contra o Steaua/FCSB na última rodada. Mais da metade dos votos apontam pela “força total”.

O play-off acaba, o play-out continua

O Romenão continua na parte de baixo da tabela, no play-out. Os oito clubes precisam definir quem disputará a Liga II na temporada 2017-18. Ainda faltam cinco extenuantes rodadas para o fim da temporada.


Llullaku, o artilheiro de um semestre só

O atacante albanês Azdren Llullaku deixou o Gaz Metan Medias no fim do ano, com nada menos que 16 gols em 20 partidas pelo Romenão. E até agora, faltando uma rodada para o play-off acabar e cinco para o fim do play-out, ninguém o alcançou. A não ser que Cristian Bud, no CFR Cluj, ou Aurelian Chitu, no Viitorul, marquem seis gols na última rodada do play-off, o albanês não será ultrapassado. Há uma chance menos difícil para Andrei Cristea, da CSM Poli Iasi. Com 10 gols até agora, ele tem mais cinco jogos e é, hipoteticamente, o menos impossível para tirar a artilharia de Llullaku.

Llullaku pode ser o terceiro estrangeiro na história moderna do futebol romeno a se tornar o artilheiro do Romenão. O primeiro a conquistar o feito foi o brasileiro Wesley Lopes, do Vaslui, na temporada 2011-12, com 27 gols em 34 jogos. O segundo foi o francês Gregory Tadé, na temporada 2014-15, pelo CFR Cluj, com 18 gols em 34 partidas disputadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s