Em 21 de abril, o Estádio São Januário completou 90 anos desde sua inauguração, em 1927. E há 45 anos, em 23 de janeiro, este ícone histórico do esporte nacional recebeu um visitante exótico para uma reestreia após obras de pintura e reforma do gramado: o Steaua Bucareste. Ou, como noticiou O Globo no dia seguinte, o “Steva” de Bucareste,  ou “Estrela Vermelha”.

Os romenos contavam com vários dos grandes jogadores daquele tempo, com Anghel Iordănescu, um jovem Costică Ștefănescu e Lajos Sâtmareanu (que havia disputado a Copa do Mundo e jogado contra o Brasil em 1970). Mas o Steaua falhou miseravelmente em sua programação. No sábado, 22 de janeiro, o time levou um baile de 7×0 do Palmeiras, após um primeiro tempo com o placar em 3×0. A partida devia ter sido realizada na sexta-feira, mas não foi por causa da chuva. Então, os romenos jogaram no sábado, viajaram na manhã de domingo para o Rio, onde chegaram às 13h, e às 17h estavam em mais uma partida, desta vez contra o Vasco.

“Houve muita festa antes da partida, com desfiles de atletas, bandeiras hasteadas, músicas no alto-falante e São Januário está aberto novamente para os jogos de futebol, com bom gramado e regular iluminação”, pontuava o jornal.

O Vasco venceu o amistoso por 2×0 numa fraca atuação. O time estava numa crise técnica, e não agradou. O Globo elogiou o “Steva” pela sua força de vontade e pelo seu preparo físico, menos de 24h depois de jogar contra o Palmeiras. Na verdade, aquele time do Steaua também não passava por bons momentos: seu último título do campeonato romeno havia sido em 1968, e o jejum só seria quebrado em 1976. Por outro lado, o time havia conquistado as três últimas edições da Copa da Romênia.

Os gols daquele domingo vieram todos no segundo tempo, aos 25′ com Alcir Portela e aos 28, quando Ferreti recebeu lançamento em profundidade de Gilson Nunes e tocou na saída do goleiro Narcis Coman.

A cobertura d’O Globo fez com o Steaua o que faz a imprensa romena até hoje quando se refere a nomes de jogadores ou clubes brasileiros: erros de ortografia. Um dos jogadores citados pelo jornal, “Marko”, não consta no elenco do Steaua por este nome, que sequer é romeno. Outro jogador, chamado “Constantinescu”, provavelmente é Anghel Iordănescu ou Costică Ștefănescu. É impossível colocar a escalação completa e real do Steaua com a confusão destes dois nomes.

Vasco 2×0 SteauaSão Januário, 23 de janeiro de 1972
Público: 3.670 pagantes
Renda: Cr$22.100,00

Vasco: Andrada; Fidélis, Moisés, Renê, Eberval; Gaúcho, Alcir Portela; Luís Carlos (Jaílson 25′-2ºt), Ferreti, Roberto Dinamite e Gilson Nunes.
Técnico: Zizinho.

Steaua: Coman; Sâtmareanu, Ciugarin, Negre, Hâlmageanu; Vigu, Naom; Pantea, Tătaru (Aelenei 15′-2ºt), Constantinescu e Năstase (Marko 25′-2ºt).
Técnico: Valentin Stănescu.

Gols: Alcir Portela (25′-2ºt) e Ferreti (28′-2ºt).

Trio de arbitragem: José Mário Vinhas, auxiliado por Espezim Neto e Eduardo Meneses.

 

Aquela vitória de 1972 sobre o Steaua foi o último jogo do Vasco sobre um clube romeno, e foi a única vitória cruzmaltina enfrentando times da Romênia. O primeiro jogo foi em 1º de maio de 1966, na Romênia, numa derrota por 4×1 contra o próprio Steaua. Em 18 de fevereiro de 1970, pelo Torneio Internacional de Futebol do Rio, nova derrota vascaína, desta vez para a seleção romena, que disputaria a Copa do Mundo naquele ano, por 2×0. Em 24 de janeiro de 1971, derrota para o Dinamo Bucareste em General Severiano também por 2×0. E em 13 de fevereiro de 1971, um empate sem gols contra o Rapid, também em General Severiano.

 

Jornal O Globo 24-01-1972 – Pag 2 Esportes – Vasco x Steaua Bucareste
Colaboração de Igor Serrano

Anúncios

Um comentário em “Em 1972, Steaua perdia para o Vasco em reinauguração de São Januário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s