O CFR Cluj ficou mais distante da volta ao circuito europeu hoje, quando o Tribunal Comercial de Cluj decidiu adiar o julgamento do clube para a saída de insolvência financeira, porque recebeu uma contestação da ex-fornecedora de material esportivo, a Joma. A empresa espanhola com filial romena requer o pagamento de 500 mil Euros acusando o clube de quebra do contrato que vigorou de 2010 a 2016. O CFR está em insolvência desde fevereiro de 2015 e após a chegada do investidor local Marian Băgăcean e do alemão Abris Lelbach, pagou as dívidas que tinha no valor de 5 milhões de Euros para chegar à normalidade financeira e comprová-la na justiça.

A contestação da Joma vem por causa de uma irregularidade na Supercopa da Romênia do ano passado, vencida pelo campeão da Liga I Astra Giurgiu sobre o campeão da Copa da Romênia, CFR Cluj. O clube de Cluj-Napoca usou uniformes da sua nova fornecedora, a irlandesa Masita, justamente um dia antes da expiração do contrato com a Joma. Isto fez com que o veredito do Tribunal Comercial de Cluj, que teria saído hoje e certamente seria a favor do CFR, fosse adiado por dez dias. Isto coloca em xeque as chances da equipe de retornar às copas europeias, uma vez que clubes em situação de insolvência financeira são impedidos de disputar as competições continentais, de acordo com as regras de fair-play financeiro da UEFA.

Os advogados do CFR Cluj requereram a anulação desta contestação da Joma, alegando que a empresa também cometeu irregularidades, mas o prazo ficou mesmo para 20 de março. O último dia para fazer o requerimento da licença junto à UEFA para participar das copas continentais é 31 de março. Ainda assim, o regulamento prevê que os clubes devem estar sem insolvência financeira por pelo menos 12 meses até a data final para licenciamento, mas o CFR pode entrar com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça, e conseguir a liberação já para disputar as copas europeias em 2017. Antes de tudo, precisa se entender com a Joma e esperar o veredito favorável do Tribunal Comercial de Cluj.

O CFR Cluj é uma das mais surpreendentes equipes da Liga I nesta temporada. Iniciou o campeonato com seis pontos negativos em função da insolvência, mas encerrou a primeira fase classificado para os play-offs, com 43 pontos. O time tem ainda o melhor ataque do Romenão, com 42 gols em 26 jogos. Se não tivesse a punição com perda de pontos, estaria em segundo lugar, com 49, apenas dois atrás do líder Viitorul. O time é o atual campeão da Copa da Romênia e nesta edição está nas quartas-de-final, contra a ACS Poli Timisoara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s