Steaua teve que jogar sem nome nem escudo contra o CSMS Iasi em dezembro de 2014, no Ghencea
Steaua teve que jogar sem nome nem escudo contra o CSMS Iasi em dezembro de 2014, no Ghencea

O Clube Esportivo do Exército romeno (Clubul Sportiv a Armatei – CSA) procura investidores para criar uma equipe de futebol sob a marca “Steaua Bucareste” na quarta divisão romena, a Liga IV. O Exército e o Ministério da Defesa são os detentores exclusivos da marca Steaua, desde o final do ano passado, por meio de decisão irrevogável da Justiça romena. A partir desta decisão, o Steaua de Gigi Becali teve de mudar de escudo, deixar o Estádio Steaua (“Ghencea”, que é propriedade do Ministério da Defesa) e utilizar, oficialmente (embora nem FRF, nem LPF e nem a imprensa romena ou a UEFA usem) a denominação “FCSB”.

Em resumo, a situação fica complexa, até difícil de explicar sem repetir palavras: caso o CSA consiga colocar seu projeto em prática, haveria dois Steaua: o “FCSB”, de propriedade de Gigi Becali, que sempre foi o Steaua Bucareste fundado em 1947, e o Steaua do Exército. É importante lembrar que foi o fundador do clube Steaua Bucareste em 1947 e que, por ter os direitos sobre a identidade e a marca do clube original, “dirá” que é o Steaua fundado em 1947 e que ficou ativo até a sua privatização em 1998 ou até 2003, quando Gigi Becali comprou o clube sem assegurar os documentos de sua identidade. Será o caso mais semelhante possível ao do Universitatea Craiova encontrado no futebol.

A crise de identidade do Steaua de Becali afetou os torcedores. Uma parcela deles não vê mais o clube como o verdadeiro Steaua, afinal, não tem direito de uso sobre o distintivo e nem mais o direito de jogar no Ghencea (o time tem que mandar suas partidas na Arena Nationala). Em janeiro, no auge dos desentendimentos entre Becali e os militares, parte dos Ultras do clube declararam que apoiariam total e incondicionalmente um clube fundado pelo Ministério da Defesa e/ou Exército romeno como o verdadeiro Steaua Bucareste.

Caso um novo Steaua seja fundado, ele deverá iniciar na Liga IV, ou mesmo na Liga V (caso não consiga a inscrição a tempo para a quarta divisão), ambas disputadas distritalmente. Como se trata de um time da capital, o time jogaria nos grupos de Bucareste destas divisões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s