Chivorchian está sendo investigado por atividades dos tempos em que era presidente da Politehnica Timisoara
Chivorchian está sendo investigado por atividades dos tempos em que era presidente da Politehnica Timisoara

Gheorghe Chivorchian abandonou o cargo de secretário-geral da Federação Romena de Futebol hoje, cinco dias após ser acusado pelos procuradores da Direção Nacional Anticorrupção da Romênia (DNA)por financiamento ilegal da Politehnica Timisoara de 2007 a 2012, quando foi presidente do clube, no valor de 9,95 milhões de leus romenos (aproximadamente R$7,3 milhões). Conforme a agência de notícias Agerpress, oito imóveis de propriedade do dirigente de 60 anos tiveram ordem de apreensão do DNA. Chivorchian se tornou secretário-geral da FRF após perder as eleições à presidência da FRF no ano passado para Razvan Burleanu.

Na semana passada, Chivorchian prestou depoimento ao DNA, que lhe apresentou também acusações de cumplicidade em abuso de poder. Basicamente, os investigadores chegaram à conclusão de que no período em que a Poli Timisoara era do empresário Marian Iancu, dinheiro recebido de forma ilegal das autoridades locais foram usados, evidentemente de forma ilegal, para pagar dívidas a estas mesmas autoridades. Chivorchian era presidente do clube naquela época, de 2007 a 2012.

Conforme o protocolo da FRF desde os tempos de Mircea Sandu na presidência, funcionários federais investigados ou acusados de corrupção são imediatamente afastados ou demitidos. Conforme o jornal esportivo ProSport, o presidente Burleanu já sabia das acusações feitas a Chivorchian, mas nada foi feito a respeito. Hoje, foi publicada uma nota no site oficial da federação. Embora Chivorchian já tenha se afastado e Burleanu tenha aprovado a decisão, a homologação do afastamento do ex-secretário-geral da FRF será feita na reunião do comitê executivo da federação, no próximo dia 6.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s