Nova edição da Liga I terá regulamento estranho que tem até corte de pontos pela metade

foto: LPF.ro
foto: LPF.ro

Os jogos da Liga I 2015-16 foram divulgados hoje pela Liga Profissional de Futebol (Liga Profesioniste de Fotbal) da Romênia, e está será uma edição completamente diferente de todas as 97 edições anteriores: o campeonato volta a ter 14 clubes depois de 48 anos, sai do formato clássico de pontos corridos com fase única e turno e returno vigente desde 1939-40 para ter um sistema de play-offs e repescagem que pode até ser confuso. O Craiovano explica, passo-a-passo, as mudanças da nova fórmula:

1 – A Liga I 2015-16 terá 14 equipes, que se enfrentarão em turno e returno numa primeira fase. Ao fim desta fase, os seis primeiros colocados vão disputar os play-offs em turno e returno e pontos corridos por título e vagas em competições europeias. Os oito últimos lutam contra o rebaixamento numa repescagem em turno e returno, também em pontos corridos.

2 – Logo ao final da primeira fase com todos os 14 times jogando entre si, a pontuação de todos os clubes será cortada pela metade (sic). Pontuações ímpares serão arredondadas para cima. Exemplo: Se o Târgu Mures terminar a primeira fase na primeira posição com 54 pontos e o Petrolul na sexta, com 39, suas pontuações serão, respectivamente, 27 e 20. Isto tira uma vantagem considerável das equipes mais bem colocadas na primeira fase.

3 – As equipes que terminarem nas duas últimas posições da repescagem serão rebaixadas. O antepenúltimo colocado (sexto na repescagem, 12º na classificação continuada) joga uma outra repescagem, disputada com o vencedor do confronto entre os segundos colocados dos dois grupos da Liga II. Sobre a Liga II: Os campeões dos grupos (séries) da Liga II sobem, e os vices se enfrentam em ida e volta para definir quem enfrenta este antepenúltimo da Liga I, buscando uma vaga na divisão principal (confuso, não?)

4 – Os clubes que acumularem menos de 15 pontos nas 14 rodadas da fase de repescagem com oito equipes serão punidos na edição seguinte do campeonato.

5 – O calendário do futebol romeno fica comprometido. Além da Copa da Liga e da Copa da Romênia, os seis primeiros colocados da primeira fase terão disputado, ao fim da temporada, 36 jogos (26 desta primeira fase mais 10 dos play-offs). Os que ficam na repescagem terão 40 partidas (26 da primeira fase + 14 da repescagem). O antepenúltimo colocado disputará 42, incluindo aí os jogos de ida e volta.

6 – Na temporada passada, a Liga I começou em 25 de julho de 2014, o primeiro turno acabou em 8 de dezembro, e o returno começou só em 20 de fevereiro. O campeonato acabou em 30 de maio. Desta vez, o início é em 11 de julho. Em 2016, apenas as três últimas rodadas da primeira fase serão disputadas, seguidas pelos play-offs e pelas repescagens.

A primeira rodada da Liga I 2015-16 terá as seguintes partidas:

Astra Giurgiu x Concordia Chiajna
Târgu Mures x Dinamo Bucareste
CS Universitatea Craiova x Botosani
Viitorul x CFR Cluj
ACS Poli Timisoara x Pandurii Târgu Jiu
Steaua/FCSB x Petrolul Ploiesti
Voluntari x CSMS Iasi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s