Confrontos de Steaua/FCSB, Astra e Botosani estão definidos nas copas europeias

O Astra eliminou o Lyon nos play-offs da última Liga Europa
O Astra eliminou o Lyon nos play-offs da última Liga Europa
Moti, do Ludogorets, ganhou 15 minutos de fama mundial pela forma com que eliminou o Steaua na última Champions League
Moti, do Ludogorets, ganhou 15 minutos de fama mundial pela forma com que eliminou o Steaua na última Champions League

A UEFA realizou o sorteio das primeiras fases preliminares da Liga Europa e da Champions League hoje, definindo as primeiras partidas de Steaua/FCSB, Astra Giurgiu e Botosani. O Steaua, único participante romeno na Champions League, vai enfrentar o Trencin, campeão eslovaco, na 2ª fase preliminar; na Liga Europa, também na 2ª fase preliminar, o Astra Giurgiu enfrenta o Inverness, da Escócia, enquanto o estreante Botosani vai jogar contra o Tskhinvali, da Geórgia. O Târgu Mures, vice-campeão romeno, entra na Liga Europa só a partir da terceira fase.

Retrospectiva

Steaua/FCSB: Na última temporada, os stelistii passaram por Stromsgodset, da Noruega, e Aktobe, do Cazaquistão. Nos play-offs, após um 1×0 para os romenos em casa, os búlgaros reverteram o placar em Sófia. Nos pênaltis o zagueiro romeno Cosmin Moti defendeu dois pênaltis e eliminou o Steaua. Assim, o clube foi para a fase de grupos da Liga Europa. Após um ótimo começo (6×0 no Aalborg em Bucareste), os ros-albastrii perderam para o Dinamo Kiev, venceram o Rio Ave em Bucareste, e depois não ganharam mais, terminando na terceira posição do grupo.

Astra Giurgiu: A equipe de Budescu, Enache, Júnior Morais, Lung Jr. & cia foi uma sensação nas fases preliminares da Liga Europa 2014-15. Passou com autoridade pelo Slovan Liberec, da República Tcheca, e nos play-offs, eliminou ninguém menos que o Lyon, com uma vitória no Stade de Gerland por 2×1 e uma derrota por 1×0 em Giurgiu, classificando por gols fora de casa. Na fase de grupos, porém, o time teve uma atuação deplorável. O time sofreu duas derrotas por 5×1 (para Dinamo Zagreb e Red Bull Salzburg) e acabou na última posição do Grupo D, com uma vitória, um empate, quatro derrotas, seis gols marcados e 15 sofridos.

Botosani: O clube é um estreante em competições europeias. É o 26º time romeno a participar da competição, depois de apenas duas temporadas na Liga I, terminando em 8º lugar em ambas.

Os adversários

Trencin (x Steaua): o clube fundado em 1992 na cidade homônima estreia na Champions League nesta temporada. Conquistou seu primeiro título da liga eslovaca em 2014-15, após o vice em 2013-14.  Não é um time de muita tradição na Eslováquia se comparado a Slovan Bratislava ou Spartak Trnava, mas tem vivido uma boa ascensão nos últimos anos. Além do título da liga, conquistou a Copa da Eslováquia na temporada passada, e a segunda divisão eslovaca em 2010-11. O clube acumula 12 participações na elite do futebol nacional.

Quanto a competições europeias, teve duas participações na Europa League, em 2013-14 e 2014-15. Em 2013-14, foi eliminado terceira fase preliminar pelo Astra Giurgiu, com uma derrota por 3×1 em casa e um empate em 2×2 na Romênia. Na temporada passada, caiu para o Hull City, na mesma fase.

 

Inverness (x Astra Giurgiu): O Inverness Caledonian Thistle foi fundado em 1994, a partir da fusão do Inverness Thistle com o Caledonian. Os escoceses ficaram em terceiro na Premiership escocesa, atrás de Celtic e Aberdeen, e conquistaram a copa nacional. Vão estrear em copas europeias nesta temporada.

Spartak Tskhinvali (x Botosani): Fundado em 1936, o único título do Spartak Tskhinvali é uma Copa da Geórgia soviética em 1987. Se classificou para sua primeira competição europeia após ter terminado na quarta posição no campeonato georgiano.

 

Confira os confrontos das fases iniciais da Champions League e da Liga Europa

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s