O atacante Adrian Ilie, na Copa de 1998: Romênia pode voltar a um mundial 20 anos depois de se classificar também como cabeça-de-chave nas eliminatórias (foto: Marian Ilie/Mediafax)
O atacante Adrian Ilie, na Copa de 1998: Romênia pode voltar a um mundial 20 anos depois de se classificar também como cabeça-de-chave nas eliminatórias (foto: Marian Ilie/Mediafax)

A Romênia voltou a ser cabeça-de-chave nas eliminatórias europeias para  a Copa do Mundo, ao assegurar uma posição entre os nove melhores países europeus pelo Ranking da FIFA. Junto com a Nationala no pote 1 do sorteio que será realizado em 25 de julho, estão Alemanha, Bélgica, Holanda, Portugal, Inglaterra, País de Gales, Espanha e Croácia. A última vez que a seleção romena foi cabeça-de-chave nas eliminatórias para a Copa do Mundo foi na definição dos classificados para a Copa de 2002, quando acabou eliminada na repescagem contra a Eslovênia.

O sorteio utiliza as classificações do Ranking da FIFA do mês corrente, no caso, julho. Mas como todas as seleções masculinas europeias já não disputam mais jogos até lá, o Ranking vai se manter como está hoje, com a Romênia sendo a “quinta melhor” seleção europeia, atrás apenas de Alemanha, Bélgica, Holanda e Portugal.

Serão nove grupos, sendo que dois terão cinco equipes. Se classificam para a Copa do Mundo da Rússia em 2018 os primeiros colocados de cada grupo. Os oito melhores segundos colocados vão à repescagem.

Apesar de ter conquistado um lugar privilegiado, a Romênia pode pegar um grupo da morte com França, Suécia, Turquia, Finlândia e Geórgia, por exemplo. Na hipótese mais acessível, a Nationala pode voltar a um mundial depois de 20 anos passando por um grupo com Islândia, Albânia, Ilhas Faroe, Moldávia e Andorra.

O retrospecto como cabeça-de-chave não conspira a favor dos romenos. Em cinco oportunidades com este status em eliminatórias, a classificação foi conquistada apenas para a Copa do Mundo de 1998 e para a Eurocopa 2000.

Euro 1992: em 3º, com dez pontos, a um da líder Escócia, única classificada. O grupo tinha ainda Suíça, Bulgária e San Marino)
Copa do Mundo 2002: eliminada pela Eslovênia na repescagem. Na fase de grupos, enfrentou Itália, Geórgia, Hungria e Lituânia
Euro 2004: em 3º num grupo com Dinamarca, Noruega, Bósnia-Herzegovina e Luxemburgo, com 14 pontos a apenas um da Dinamarca, classificada direta

Confira os seis potes do sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 (a Rússia é anfitriã e não disputa esta fase)

Pote 1
Alemanha
Bélgica
Holanda
Portugal
Romênia
Inglaterra
País de Gales
Espanha
Croácia

Pote 2
Eslováquia
Áustria
Itália
Suíça
República Tcheca
França
Islândia
Dinamarca
Bósnia e Herzegovina

Pote 3
Ucrânia
Escócia
Polônia
Hungria
Suécia
Albânia
Irlanda do Norte
Sérvia
Grécia

Pote 4
Turquia
Eslovênia
Israel
Irlanda
Noruega
Bulgária
Ilhas Faroe
Montenegro
Estônia

Pote 5
Chipre
Letônia
Armênia
Finlândia
Bielorrússia
Macedônia
Azerbaijão
Lituânia
Moldávia

Pote 6
Cazaquistão
Luxemburgo
Liechtenstein
Geórgia
Malta
San Marino
Andorra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s