Romênia joga mal e empata sem gols com a Irlanda do Norte em Belfast

Com o desfalque de Sânmartean, Keseru ficou sem ter como receber a bola em condições de finalizar (foto: AFP/Getty Images)
Com o desfalque de Sânmartean, Keseru ficou sem ter como receber a bola em condições de finalizar (foto: AFP/Getty Images)

Romênia e Irlanda do Norte empataram em 0x0 no Estádio Windsor Park, em Belfast, pela sexta rodada do Grupo F das Eliminatórias para a Eurocopa 2016. Com uma atuação muito fraca de quase todo o time, em especial Papp, Maxim, Torje e Chipciu, a Nationala teve que se defender de um adversário que teve as melhores chances do jogo. Com o resultado, a seleção romena segue liderando o Grupo F, com 14 pontos, seguida pela Irlanda do Norte com 13 e pela Hungria, com 11.

Logo no primeiro minuto de jogo, em falta cobrada de trás da intermediária, Keseru mandou uma bomba que passou rente ao poste esquerdo de McGovern. Mas foi tudo que a Romênia fez na primeira etapa. Com muitos erros de passe no primeiro tempo e com uma marcação atenta do time da casa, a Nationala não ameaçou mais. Quando teve espaço para finalizar, ou chutou muito fraco, como Chipciu aos 32 minutos, ou isolou, como Maxim um pouco antes.

Lafferty desperdiçou uma grande chance para a Irlanda do Norte (foto: AFP/Getty Images)
Lafferty desperdiçou uma grande chance para a Irlanda do Norte (foto: AFP/Getty Images)

A Irlanda do Norte, porém, cresceu durante a primeira etapa e foi prejudicada pela arbitragem, que não assinalou o escanteio quando Lafferty chutou cruzado de fora da área e a bola desviou em Grigore, aos 39 minutos. E no final, os norte-irlandeses fizeram uma blitz, com o momento mais importante sendo um escanteio cobrando aos 43 minutos, por Brunt. A bola passou por todo mundo, menos por Evans, que de peixinho conseguiu cabecear no ângulo. Tatarusanu esteve muito bem para fazer uma defesa fantástica e salvar a pele dos Tricolorii, que encerraram a primeira etapa em baixa.

O segundo tempo foi muito parecido com o primeiro: os primeiros lances de perigo foram do time romeno, e no final a Irlanda do Norte foi quem tomou o controle do jogo. Aos dois minutos, Chipciu aproveita o passe errado da defesa adversária, invade a grande área, mas no último momento, quando a zaga norte-irlandesa começava a se aproximar, chutou o chão. Aos 19, num lance muito parecido, Torje ainda precisava passar pelo último zagueiro. Sem conseguir driblar, o meia do Konyaspor chutou com a perna esquerda, a bola desviou na zaga e raspou a trave.

Chipciu teve uma péssima atuação em Belfast (foto: AFP/Getty Images)
Chipciu teve uma péssima atuação em Belfast (foto: AFP/Getty Images)

E foi tudo que a Romênia fez. Anghel Iordanescu mexeu mal na equipe. Em vez de tirar o pendurado Sepsi ou Papp, que estava errando demais na saída de bola, a segunda alteração do técnico foi a entrada de Florin Andone no lugar de Claudiu Keseru. A saída de bola continuou ruim e o meio-campo continuava congestionado com as más atuações de Torje e Chipciu, evidenciando a dependência que o time tem de Sânmartean neste setor.

Na faixa dos 30 do segundo tempo, a Irlanda do Norte passou a crescer e a assustar a Romênia na bola aérea. Aos 39, Norwood alçou a bola para a área em cobrança de falta, o ataque norte-irlandês desviou, a defesa romena bobeou e a bola sobrou com Lafferty livre, sem marcação. O centroavante chutou alto e à queima-roupa, mas no meio, possibilitando mais uma ótima defesa de Tatarusanu. Em 13 finalizações contra oito, a Irlanda do Norte não conseguiu sair com a vitória.

A Romênia volta à campo pelas eliminatórias em 4 de setembro, no clássico contra a Hungria, em Budapeste. A Irlanda do Norte visita as Ilhas Faroe em Torshavn, no mesmo dia.

Confira a classificação do Grupo F:

1º e 2º: classificados à Eurocopa 2016. 3º: Repescagem
1º e 2º: classificados à Eurocopa 2016. 3º: Repescagem

Irlanda do Norte 0x0 Romênia – Windsor Park, Belfast, Irlanda do Norte
Sábado, 13 de junho de 2015
6ª rodada do Grupo F das Eliminatórias para a Eurocopa 2016

Irlanda do Norte: McGovern; Brunt, Evans (Cathcart 34′-2ºt), McAuley, McLaughlin; Davis, Baird, Norwood, Dallas, Ward (C. Evans 34′-2ºt) Lafferty
Técnico: Michael O’Neill

Romênia: Tatarusanu; Sepsi, Chiriches, Grigore, Papp; Pintilii, Prepelita, Chipciu (Stancu 16′-2ºt), Maxim (Tamas 45′-2ºt), Torje; Keseru (Andone 27′-2ºt)
Técnico: Anghel Iordanescu

Trio de arbitragem (Espanha): Carlos Velasco Carballo, auxiliado por Roberto Alonso e Juan Yuste

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s