Dinamo colecionou fracassos na temporada 2014-15 (foto: Fanatik.ro)
Dinamo colecionou fracassos na temporada 2014-15 (foto: Fanatik.ro)

Enquanto o Steaua/FCSB conquista três edições da Liga I consecutivamente, além da Copa da Liga 2014-15, o seu maior rival, Dinamo Bucareste, teve o seu pior desempenho na primeira divisão romena nos últimos 43 anos com o 7º lugar. O clube mudou de técnico em quatro oportunidades no decorrer da competição: Flavius Stoican, Ionel Danciulescu (como interino), Mihai Teja, Flavius Stoican (em segunda passagem) e Mircea Rednic. O Dinamo terminou 2014-15 atrás de FCSB, Târgu Mures, Astra, CFR Cluj, CS U Craiova e Petrolul.

Dorin Rotariu, uma das grandes promessas do futebol romeno, vive uma das piores fases da história do Dinamo (foto: Fanatik.ro)
Dorin Rotariu, uma das grandes promessas do futebol romeno, vive uma das piores fases da história do Dinamo (foto: Fanatik.ro)

Os Câinii Rosii encerraram assim uma temporada de momentos vexatórios ou pelo menos horríveis, como a eliminação das oitavas-de-final da Copa da Romênia para o Mioveni, o 7×1 para a seleção sub-21 da Dinamarca em amistoso, a derrota por 3×2 para o Atlético Paranaense na Marbella Cup, e a goleada sofrida por 6×1 para o Astra na última rodada do primeiro turno.

Na questão do “Derby Eterno”, como é chamado o clássico contra o Steaua, o Dinamo já não vence há quatro anos. A última vitória foi em 25 de abril de 2011, pela 28ª rodada da Liga I, no Ghencea. Desde então, já são 11 jogos sem vencer o maior rival: nove derrotas e dois empates. E a última vitória do Dinamo no Stefan cel Mare foi em 17 de outubro de 2010, por 2×1, na 11ª rodada da Liga I.

Além disso, em relação ao clássico, neste ano houve o escândalo com o zagueiro e lateral direito Stefan Barboianu. Um pênalti infantil cometido sobre o meia Nicusor Stanciu que permitiu a abertura do placar pelos FCSB foi motivo para a direção do clube acusar o jogador de ter sido pago para favorecer os rivais. Barboianu acabou dispensado do Dinamo, e o proprietário Ionut Negoita quis abrir uma investigação contra o jogador por manipulação de resultados.

O Dinamo já não vence o campeonato romeno desde a temporada 2006-07, quando levantou seu 18º troféu na competição. Na época, o Steaua tinha 23 títulos da Liga I. Hoje, tem 26, abrindo oito de vantagem. Os Câinii Rosii venceram apenas três edições do campeonato no Século XXI: 2001–02, 2003–04 e 2006–07. Depois do título de 2006-07, os alb-rosii conquistaram só mais um: a Copa da Romênia 2011-12.

Em 1971-72, na última vez em que o Dinamo ficou em 7º lugar da Liga I, terminou atrás de FCM Bacau, Brasov, ASA Târgu Mures (o fundado em 1962, não o atual), Universitatea Cluj, UT Arad e do campeão, Arges Pitesti. O Steaua ficou em 9º. Desde aquela temporada o 7º lugar de 2014-15 é o pior desempenho do Dinamo no campeonato nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s