Em jogo com pancadaria e quatro expulsões, Târgu Mures perde em Giurgiu e Liga I tem novo líder a uma rodada do fim

Târgu Mures tropeçou perdeu a liderança na penúltima rodada da Liga I (foto: GSP)
Târgu Mures tropeçou perdeu a liderança na penúltima rodada da Liga I (foto: GSP)
Hora se choca com o goleiro Silviu Lung Jr. (foto: GSP)
Hora se choca com o goleiro Silviu Lung Jr. (foto: GSP)

O Târgu Mures, líder desde a 29ª rodada, foi derrotado hoje em Giurgiu para o Astra por 3×1 e perdeu a ponta da tabela para o Steaua/FCSB, que venceu o Botosani por 2×0 na Arena Nationala. Faltando apenas uma rodada para o fim do campeonato, o FCSB tem 70 pontos, contra 68 do Târgu Mures. Para os muresenii saírem com o seu primeiro título, precisam vencer o já rebaixado Otelul e torcer para os stelistii não vencerem o CSMS Iasi no Emil Alexandrescu, já que têm a vantagem sobre os rivais no confronto direto.

Em Giurgiu, um jogo de quatro gols, vários deles golaços: Aos 17 do primeiro tempo, Budescu dominou a bola que viajou pelo alto desde o campo de defesa e rolou para quem vinha de trás, de calcanhar. Era Denis Alibec, e o camisa 7 do Astra mandou um chute forte para abrir o placar, no meio do gol, contando ainda com a colaboração de Stancioiu.

Aos 36, outro bonito gol, desta vez do meia Claudiu Bumba, ex-jogador do Astra. na quina esquerda da grande área, tentou abrir de calcanhar na ponta esquerda, mas foi interceptado. Restava o chute, e foi um grande chute, mandando a bola na gaveta de Lung Jr.

Alibec marcou dois gols para o Astra (foto: GSP)
Alibec marcou dois gols para o Astra (foto: GSP)

No segundo tempo, com o Târgu Mures precisando do resultado já que o FCSB vencia o Botosani, o Astra aproveitou os erros adversários e acertava os contra-ataques. Aos 17, em jogada rápida pela esquerda feita por William de Amorim, ele chegou à linha de fundo e fez o cruzamento. Alibec estava lá, de novo, para conferir e desempatar.

Quando o jogo se encaminhava para o final, aos 41 minutos, o Astra teve um gol anulado. William de Amorim cabeceou, a bola ia em direção ao gol, mas o nigeriano Fatai, em posição de impedimento, tentou cabecear a bola. O auxiliar demorou, marcou o impedimento e uma briga generalizada começou na grande área. O árbitro Sebastian Coltescu expulsou Laban e Ben Youssef, do Astra, e mostrou o vermelho também ao brasileiro Júnior Morais, mas se esqueceu de conferir se o jogador havia deixado o campo e ele continuou lá. O goleiro Viciu, reserva do Târgu Mures, também foi expulso por ter entrado na briga.

O Astra matou o jogo aos 50 do segundo tempo. Com o Târgu Mures todo no ataque para pelo menos diminuir a desvantagem para o FCSB para apenas um ponto, o time de Marius Sumudica armou outro contra-ataque. Fatai recebeu sozinho no meio campo e arrancou em direção ao gol, concluindo tranquilamente para fazer 3×1. Aos 52, zagueiro espanhol Iván González, do Târgu Mures, também foi expulso. O caso de Júnior Morais dá motivo para o Târgu Mures entrar na justiça e pedir a vitória sobre o Astra.

“Foi um jogo que teve de tudo, com lances de gol, com brigas. Estamos tristes, parabenizo o time da casa, e ficamos pra ver a próxima rodada. Enquanto tivermos uma esperança, acreditaremos nela. Não estamos entregues, tem mais um jogo, mesmo que nossas chances tenham diminuído muito.”, afirmou o técnico do Târgu Mures, Liviu Ciobotariu. O ex-zagueiro disse também após a partida que já está muito satisfeito com a equipe: “Eu disse aos jogadores que estou orgulhoso deles, pelo que fizeram até este momento. Se não fosse o ASA Târgu Mures, o campeonato teria acabado há dez rodadas, é uma equipe caçula na competição, que lutou com o Steaua, que jogou futebol. Disse isso aos jogadores”, completou.

Festa em Bucareste: FCSB venceu o Botosani e só depende de si para levantar o seu 26º troféu da liga nacional (foto: GSP)
Festa em Bucareste: FCSB venceu o Botosani e só depende de si para levantar o seu 26º troféu da liga nacional (foto: GSP)
Varela abriu o placar para o FCSB (foto: GSP)
Varela abriu o placar para o FCSB (foto: GSP)

Em Bucareste, o tranquilo Botosani já comemorava a vaga garantida para a primeira fase preliminar da Liga Europa, conquistada em sua segunda temporada na Liga I e contando com uma grande contribuição de CFR Cluj, Petrolul, CS U Craiova e Dinamo, que estão à frente do Botosani (8º colocado), mas não podem receber a licença para disputar a competição. E o FCSB precisava vencer para retomar a liderança.

Aos 23 do primeiro tempo, Stanciu cobrou falta pela direita alçando a bola na área, a zaga não acompanhou e o zagueiro Varela completou de perna esquerda, de primeira, pra fazer 1×0. Aos 42, ninguém parecia querer marcar Stanciu, que arrancou pela ponta esquerda após lançamento em profundidade e marcou sem ângulo.

Na segunda etapa, Gâlca retrancou a equipe, que com o jogo praticamente ganho, só não pôs tudo a perder porque o Botosani não causava grandes ameaças à sua defesa. Aos oito, Prepelita chutou Danci. O técnico do FCSB então colocou Bourceanu no lugar de Rusescu, para fechar o buraco que a ausência de Prepelita havia deixado à frente da zaga. E Bourceanu, aos 17 e aos 18 minutos do segundo tempo, levou dois amarelos, deixando o FCSB com nove jogadores. Com a defesa fechada e o Botosani mal na partida e sem objetivos na Liga I após o Pandurii ter vencido o CSMS Iasi por 5×2 e assim tirado as chances do rival moldavo tirar a vaga para a Liga Europa, o jogo terminou em 2×0 e com o FCSB na liderança.

A próxima e última rodada da Liga I começa na quarta-feira. Ainda há o título e os rebaixados por definir:

Quarta-feira, 27 de maio:
Pandurii x Rapid (Pandurii cumpre tabela. Rapid já rebaixado)
U Cluj x Ceahlaul (já rebaixados)
Concordia x Petrolul (Petrolul cumpre tabela. Concordia precisa vencer e torcer para o Gaz Metan não vencer para escapar do rebaixamento)
Brasov x Gaz Metan (Gaz Metan depende de si mesmo para ficar na Liga I. Brasov precisa vencer e torcer por vitória do Petrolul)
Quinta-feira, 28 de maio:
CSMS Iasi x FCSB (CSMS Iasi cumpre tabela. FCSB depende de si mesmo para conquistar o 26º título da Liga I)
Târgu Mures x Otelul (Otelul cumpre tabela. Târgu Mures precisa vencer e torcer para FCSB não vencer o CSMS Iasi para ficar com o título)
Sexta-feira, 29 de maio:
Dinamo x Astra (cumprem tabela)
Botosani x Viitorul (cumprem tabela)
Sábado, 30 de maio:
CS U Craiova x CFR Cluj (cumprem tabela)

Astra Giurgiu 3×1 Târgu MuresEstádio Marin Anastasovici, Giurgiu, distrito de Giurgiu, Muntênia
Domingo, 24 de maio de 2015
33ª rodada da Liga I

Astra Giurgiu: Lung Jr; Júnior Morais, Gaman, Ben Youssef, Oros; Florescu (Tembo 9′-2ºt), Laban, Takayuki; Budescu (Nuno Pinto 44′-2ºt), Alibec (Fatai 32′-2ºt) e William de Amorim
Técnico: Marius Sumudica

Târgu Mures: Stancioiu; Sepsi, Constantin, González, Feussi (Manolov 21′-2ºt); N’Doye (Gorobsov 36′-2ºt), Muresan, Bumba, Voiculet, Hora; Zicu (Axente 31′-2ºt)
Técnico: Liviu Ciobotariu

Gols: Denis Alibec (18′-1ºt e 17′-2ºt), Claudiu Bumba (36′-1ºt) e Kehinde Fatai (50′-2ºt)

Trio de arbitragem: Sebastian Coltescu (Craiova), auxiliado por Aurel Onita (Constanta) e Ciprian Dansa (Oradea)

FCSB 2×0 BotosaniArena Nationala, Bucareste, Muntênia
Domingo, 24 de maio de 2015
33ª rodada da Liga I

FCSB: Nita; Tosca, Varela, Tamas, Rapa; Neagu, Prepelita, Stanciu (Latovlevici 38′-2ºt), Rusescu (Bourceanu 13′-2ºt) e Popa; Tucudean (Papp 26′-2ºt)
Técnico: Constantin Gâlca

Botosani: Lazar; Acsinte, Oltean, Ngadeu-Ngadjui (Martinus-int), Patache; Vasvari, Danci (Ivanovici 23′-2ºt), Faug-Porret, Croitoru (Rosu 28′-1ºt), Ngankam; Batin
Técnico: Leo Grozavu

Gols: Fernando Varela (23′-1ºt) e Nicusor Stanciu (43′-1ºt)

Trio de Arbitragem: Marius Avram (Bucareste), auxiliado por Bogdan Gheorghe (Bucareste) e Florin Paunescu (Râmnicu Vâlcea)

Deixe um comentário