O CFR Cluj volta à parte de cima da tabela e alcança o 3º lugar da Liga I
O CFR Cluj volta à parte de cima da tabela e alcança o 3º lugar da Liga I

O CFR Cluj recuperou hoje em julgamento na Corte Arbitral do Esporte os 24 pontos que havia perdido com a punição imposta pela FRF pelas dívidas aos ex-jogadores do clube, Daniel Stana, Laszlo Sepsi, Claudiu Voiculeţ, Ioan Hora şi Vasile Maftei. Com a anulação da perda de pontos aprovada no tribunal internacional, os Ceferistii saem da 16ª posição com 30 pontos para o 3º lugar, com 54, atrás apenas dos aspirantes ao título, Târgu Mures e FCSB. A FRF ainda não recorreu da decisão e não sabe se vai recorrer.

Em 4 de fevereiro deste ano, a Comissão de Disciplina da Federação Romena de Futebol havia aplicado a punição do então vice-líder da Liga I, que acumulava 400 mil Euros em dívidas aos cinco jogadores. As dívidas totais do CFR Cluj ultrapassam os 90 milhões de Euros, sendo que 50 milhões são ao Estado romeno. O time caía da segunda posição, com 34 pontos, para a lanterna, com dez.

Até agora, o clube tinha chances remotas de permanecer na primeira divisão. Com a recuperação dos pontos, o time de Deac, Tadé & cia chega à terceira posição mas ainda assim não pode participar da Liga Europa 2015-16, já que com tantas dívidas, o CFR Cluj está em insolvência financeira e portanto incapaz de adquirir a licença para disputar a competição.

Rapid, Brasov e Universitatea Cluj estão a um passo da queda

Com o CFR Cluj de volta à parte de cima da tabela, o Gaz Metan, que até agora estava na 12ª posição, fora do Z-6, caiu para a 13ª, e se o campeonato acabasse hoje, estaria rebaixado para a Liga II. Com isso, Rapid, Brasov e Universitatea Cluj dependem de verdadeiros milagres para escaparem do rebaixamento. Até porque hoje, Gaz Metan e Concordia se enfrentam em Medias, e a classificação atual é a seguinte:

classificação

Se o Concordia vencer, os quatro rebaixados restantes estarão definidos: Gaz Metan, Rapid, U Cluj, Brasov, que apenas cumprirão tabela na última rodada. Se Concordia e Gaz Metan empatarem e amanhã Rapid, U Cluj e Brasov vencerem seus jogos contra CFR Cluj, Otelul e Viitorul, respectivamente, a tabela na parte de baixo fica assim:

Se Concordia e Gaz Metan empatarem e todos os outros vencerem, Universitatea Cluj e Brasov seriam rebaixados da mesma forma antes da última rodada
Se Concordia e Gaz Metan empatarem e todos os outros vencerem, Universitatea Cluj e Brasov seriam rebaixados da mesma forma antes da última rodada

Desta forma, o Rapid precisaria vencer o Pandurii na última rodada e torcer para o Concordia perder para o Petrolul para se salvar. Se o Gaz Metan vencer, terá que pelo menos empatar empatar contra o Brasov. Ainda assim, o Rapid precisa vencer as duas partidas.

Se o Gaz Metan vencer o Concordia, o Universitatea Cluj precisará vencer seus próximos dois jogos (contra Otelul e Ceahlaul, ambos já rebaixados) e torcer para o Rapid tropeçar em um de seus jogos e para o Concordia perder também na última rodada, contra o Petrolul. Com as duas equipes com 39 pontos, o U Cluj passa à frente por ter vantagem no confronto direto, o primeiro critério de desempate.

O Brasov, em situação mais complicada, precisa ultrapassar U Cluj e Rapid, para então empatar em pontos com o Concordia e sair do Z-6 por pelo confronto direto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s