Oito clubes são punidos com a perda de pontos em 2015-16 pela FRF

Se o Rapid se mantiver na Liga I em 2015-16, já vai começar com pontos negativos
Se o Rapid se mantiver na Liga I em 2015-16, já vai começar com pontos negativos

Petrolul Ploiesti, Rapid Bucareste, CFR Cluj, Universitatea Cluj, Otelul Galati, Ceahlaul Piatra Neamt, Brasov e o Metalul Resita foram punidos hoje com a perda de pontos na Liga I da temporada 2015-16 pela Comissão de Fundos do Sistema Nacional de Licenças da Federação Romena de Futebol. Nenhum dos oito clubes cumpriu os requisitos financeiros básicos para receber a licença para disputar a próxima temporada na primeira divisão nacional. Como a FRF mudou seus regulamentos, clubes que não cumprirem estes requisitos não serão mais rebaixados, e agora perdem pontos para a próxima edição das divisões nacionais.

Otelul e Ceahlaul, já rebaixados, ficam com a perda de pontos meramente simbólica, pois a punição é válida somente na Liga I. CFR Cluj, U Cluj, Rapid e Brasov vão perder pontos caso se mantenham na Liga I. O próprio Metalul Resita não tem como perder pontos na prática, já que quem subiu para a Liga I na sua série foi a ACS Poli Timisoara. Ou seja, somente o Petrolul tem a punição confirmada.

As punições foram as seguintes:

Metalul Resita – 9 pontos
Ceahlaul – 9 pontos
Petrolul – 6 pontos
CFR Cluj – 6 pontos
Rapid – 3 pontos
Otelul – 3 pontos
Brasov – 3 pontos
Universitatea Cluj – 3 pontos + multa de 50 mil Leus romenos

A troca da punição por rebaixamentos pela perda de pontos e multa foram resultado da pressão dos dirigentes dos clubes romenos junto à FRF em outubro e da recomendação da UEFA. A mudança no regulamento foi homologada em 10 de novembro.

A punição por rebaixamento para clubes que não cumpram pré-requisitos financeiros para obter a licença para disputar a Liga I influenciou diretamente nos rebaixamentos de seis times em cinco edições do campeonato no Século XXI: 2005-06 (Sportul Studentesc), 2009-10 (International Curtea de Arges), 2010-11 (Politehnica Timisoara e Gloria Bistrita), 2012-13 (Rapid Bucareste) e 2013-14 (Vaslui). Muitos destes casos geraram longos processos na Corte Arbitral do Esporte, instância máxima do esporte mundial.

Anúncios

2 comentários em “Oito clubes são punidos com a perda de pontos em 2015-16 pela FRF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s