A reta final da parte de cima da tabela: luta pelo título e por vaga na Liga Europa

FCSB x Târgu Mures, o grande duelo da temporada
FCSB x Târgu Mures, o grande duelo da temporada

Nesta mesma altura da Liga I na temporada passada, ao fim da 31ª rodada, o Steaua Bucareste comemorava o título no Ghencea após vencer o Universitatea Cluj com um gol de cabeça de Andrei Prepelita. Em 2012-13, o título, também do Steaua, veio à 29ª rodada. Agora, o campeonato romeno volta a ter uma briga acirrada pelo título que não tinha desde 2011-12. Târgu Mures e FCSB/Steaua têm 65 e 64 pontos, respectivamente, após uma ultrapassagem feita em confronto direto, com vitória do time da Transilvânia sobre o da capital por 1×0.

O Târgu Mures é disparado o melhor time do returno, e está invicto em seu estádio na competição. O FCSB, por outro lado, caiu muito de rendimento em 2015, com crise de identidade e a perda de seus principais jogadores, tem seis vitórias, três empates e cinco derrotas no returno, estando atrás do próprio Târgu Mures, do CSMS Iasi e do Rapid Bucareste.

Apesar de estar na vice-liderança, o FCSB possui um calendário em teoria muito mais simples que o Târgu Mures: enfrenta Brasov, Botosani e CSMS Iasi. Já o líder enfrentaPetrolul e Astra, terceiro e quarto colocados, respectivamente, que apesar de apenas cumprirem tabela, são equipes fortes.  Termina a temporada enfrentando o já rebaixado Otelul.

Pitaco d’O Craiovano: Târgu Mures campeão. Vai tropeçar em pelo menos um dos próximos três jogos, mas o FCSB não irá aproveitar.

inforgráfico.fw

A vaga na Liga Europa: uma briga proporcionada pela crise

A Liga I oferece uma vaga à Champions League (para o campeão) e duas para a Liga Europa. A terceira vaga à Liga Europa vai para o campeão da Copa da Romênia. Se o campeão terminar a Liga I entre os três primeiros colocados ou se for de alguma forma impedido de participar da competição, a vaga é transferida ao quarto colocado da Liga I. Este é o caso. A final da Copa da Romênia é FCSB x Universitatea Cluj. O time de Bucareste já está com a vaga garantida a uma competição europeia via Liga I, e o U Cluj está em insolvência financeira, e portanto impedido de se classificar. Ou seja, com a Liga I em condições normais, Târgu Mures, FCSB, Petrolul e Astra estariam classificados. Mas não é o que acontece.

O Petrolul também está em insolvência. Então, a vaga é transferida para o próximo clube na classificação. Seria o CS Universitatea Craiova, 5º colocado. Mas o time não tem três anos consecutivos de filiação à FRF, pré-requisito básico para disputar uma competição continental. A vaga cai, assim, no colo de quem está no sexto lugar: O Botosani. O 7º, Dinamo Bucareste, também está em insolvência. O 8º e o 9º, CSMS Iasi e Viitorul, estão bem próximos ao time treinado por Leo Grozavu, e lutam por esta última vaga nestas três rodadas finais da temporada 2014-15.

Quem tem a vantagem é o Botosani, não só pela quantidade de pontos, mas também porque todos os confrontos dos aspirantes à Liga Europa são de alguma forma complicados. O jogo mais “fácil” seria Viitorul x Concordia. E entre Viitorul, Botosani e CSMS Iasi, quem vive melhor fase é este último. Depois da metade do primeiro turno, o clube ainda era o lanterna da competição, chegou Nicolò Napoli e hoje o time de Iasi é o segundo melhor do returno, atrás do Târgu Mures; o Botosani vem irregular, tendo na última rodada uma derrota por 4×0 para o CFR Cluj; e o Viitorul, que vinha muito bem e tinha chegado ao sexto lugar com o proprietário e técnico Gheorghe Hagi, hoje não vence há quarto partidas (e “conquistou” feitos como uma derrota por 6×1 para o Târgu Mures e 3×0 para o Otelul, pior time do campeonato).

Pitaco d’O Craiovano: CSMS Iasi. O time de Napoli oscila pouco, tem uma defesa sólida e joga dois dos três jogos em casa, onde só perdeu duas partidas em 2015. Além disso, vai se aproveitar dos vacilos do Botosani, que esboça um racha interno entre diretoria e o técnico Leo Grozavu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s