FC Universitatea Craiova em 2014, treinando em cemitério: Time
FC Universitatea Craiova em 2014, treinando em cemitério: Time “volta dos mortos” a partir de 2015-16 (foto: Arquivo/Gazeta de Sud)

O FC Universitatea Craiova, desfiliado pela Federação Romena de Futebol em 2011 e licenciado desde março de 2014, vai se arriscar a retornar às competições a partir da temporada 2015-16. A volta foi anunciada pelo proprietário do clube, Adrian Mititelu, e pela Asociatia Stiinta Suntem Noi (ASSN – Associação Stiinta Somos Nós, em tradução livre), uma associação de torcedores que busca ajudar no financiamento da equipe. A nova razão social, U Craiova SA, substitui a FC U Craiova SA, falida em 2014.

Adrian Mititelu tem agora posse de 75% do clube, sendo os 25% restantes da Stiinta Suntem Noi. Diz Mititelu que à medida que a quantidade de membros da associação cresça, sua porcentagem do clube será passada para estes torcedores, até que estes detenham a maior parte. Mititelu quer ainda que o a ASSN, que atualmente tem mil membros (que pagam anuidade de 200 Leus romenos, cerca de R$135), tenha 50 mil dentro de três anos. Desta forma, ele deixaria a associação como acionista majoritária. O modelo buscado é diferente do que há na Romênia, com um proprietário absoluto sobre a equipe. Se atingido o objetivo e o controle do FC Universitatea Craiova passe totalmente à ASSN,  os membros (ou sócios) terão direito a eleger dirigentes.

Mititelu volta, desta vez com associação de torcedores
Mititelu volta, desta vez com associação de torcedores

Apesar dos sonhos mirabolantes, o advogado da ASSN, Ionut Teodorescu, não garante nem que o clube se mantenha por um ano. “Vamos assegurar pelo menos no próximo ano o gerenciamento do clube, depois vamos ver, em função do que vai acontecer”.

Mititelu é acionista majoritário, mas não vai investir um centavo no clube, já que faliu junto com o FC Universitatea Craiova nos últimos anos. Diz o empresário que sua função no clube é auxiliá-lo em relação a problemas jurídicos. “Até o fim do primeiro semestre de 2016, prometi fazer um campo para treinamentos em um dos meus terrenos. Agora não tenho dinheiro.”

O FC Universitatea Craiova deve retornar a partir da Liga IV. Se ocorrer algum problema na inscrição da equipe, a alternativa é a quinta divisão romena. A princípio as partidas serão mandadas no Estádio Extensiv (o mesmo do CS Universitatea). Mititelu afirma que os treinamentos seriam feitos nos campos do complexo esportivo Ion Oblemenco. No entanto, o estádio começou a ser demolido, e em 2013-14, a prefeita Lia Olguta Vasilescu impediu o FC Universitatea Craiova de entrar nas dependências do complexo.

Apesar da instabilidade financeira do projeto e da continuidade de Mititelu no comando, o projeto ganhou o apoio formal de alguns ídolos do clube. Ilie Balaci, o “Milagre Loiro”, um dos maiores jogadores da história da Romênia, é presidente honorário. Outros atletas e ex-atletas, que passaram pelo clube nos anos 2000, são membros honorários, como Madalin Ciuca, Robert Saceanu, Florin Soava e Mircea Bornescu.

De acordo com Mititelu, o retorno e a nova razão social estão totalmente dentro da lei. O empresário, responsável por dois “fins” do clube e considerado por muitos como o “coveiro” do futebol de Craiova, acredita que o FC Universitatea, será o preferido por pelo menos 90% da cidade e que em três anos o time chegará a Liga I, encontrando novamente o CS Universitatea. “É o momento para um referendo local. Perguntar às pessoas para qual time vão torcer”, afirma Mititelu, em relação ao clube que está em 5º lugar na Liga I e ao que volta às atividades a partir da próxima temporada na Liga IV.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s