Craiu recebeu o primeiro cartão branco da história, conforme a imprensa romena
Craiu recebeu o primeiro cartão branco da história, conforme a imprensa romena

O primeiro cartão branco da história do futebol foi aplicado a um jogador romeno hoje: Nicusor Craiu, de 16 anos, simulou uma falta aos 15 minutos do segundo tempo na partida entre Romênia sub-16 e Bulgária sub-16, reclamou do árbitro não ter apitado e foi punido com o cartão, sendo assim expulso durante oito minutos,conforme o canal de TV DigiSport. A partida foi disputada no Centro de Futebol de Mogosoaia, a “Granja Comary” do futebol romeno, e acabou em 2×1 para a Nationala. O jogo era válido pelo Torneio de Desenvolvimento da UEFA, uma iniciativa da confederação para jovens jogadores e técnicos tanto no futebol masculino quanto no futebol feminino, e que serve também de teste para as novas regras estudadas por Platini & cia.

Moldoveanu marcou um golaço de voleio e virou para a Romênia (foto: Niculae Profir/FRF)
Moldoveanu marcou um golaço de voleio e virou para a Romênia (foto: Niculae Profir/FRF)

O cartão branco é uma ideia sugerida pelo presidente da UEFA, Michel Platini, no final do ano passado. A nova regra, que está sendo testada nos Torneios de Desenvolvimento, expulsa temporariamente o jogador que reclamar da arbitragem durante a partida. A sugestão foi apresentada publicamente no lançamento do livro de Platini, “Parlons Football” (“Falemos de futebol”, em português), publicado na Europa em 16 de outubro de 2014. A proposta foi recusada pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, duas semanas depois.

O jogo que teve a notícia mais “inédita” na imprensa romena hoje teve os búlgaros abrindo o placar do jogo aos 13 minutos, com o atacante Stanislav Ivanov. Antes do cartão branco, Craiu, que é jogador das categorias de base do Real Madrid, marcou de pênalti o gol de empate, aos 29 da primeira etapa. E a virada veio num golaço de voleio marcado por Robert Moldoveanu, do Dinamo Bucareste.

Hoje, 17 de abril, a Romênia conquistou a segunda vitória na segunda rodada disputada pelo torneio: 1×0 sobre a Moldávia, também no Centro de Futebol de Mogosoaia, que sedia o evento. Romênia e Hungria lideram com seis pontos, enquanto Moldávia e Bulgária seguem com nenhum. Outros 10 torneios são programados no mesmo formato, com sedes e seleções diferentes. Confira gols e lances do jogo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s