Numa edição da Liga I com um terço dos 18 times formando a zona de rebaixamento, o CSMS (Clubul Sportiv Municipal Studentesc) Iasi era favorito, junto com Rapid, Concordia, Universitatea Cluj e Ceahlaul, a voltar para a segunda divisão romena, com orçamento limitado, pouca torcida, e ainda mais quando começou a competição sem vencer uma das 12 primeiras partidas sequer. O campeão da Série 1 da Liga II na última temporada não se acertou no comando de Marius Lacatus até a 6ª rodada, e depois no de Ionut Chirila, até a 10ª. Nicolò Napoli aceitou o desafio de treinar o então lanterna da Liga I em 14 de outubro para provar que é um dos melhores treinadores estrangeiros (se não o melhor) que já passaram pela Romênia.

Nem precisa olhar muito para trás, aos outros bons trabalhos do italiano, para ter certeza que ele consegue ressuscitar times. Em 2013-14, Napoli fez um FC Universitatea Craiova estrutural e financeiramente em ruínas ser forte, competitivo e até mesmo lutar pelo acesso à Liga I. Jogadores que nunca receberam um salário no período em que estiveram no clube montavam uma defesa sólida, e sempre com muita garra. O FC Universitatea Craiova jogou com o Petrolul de igual para igual, e com o CS Universitatea Craiova, clube com estrutura e orçamento muito maiores. Mas Mititelu demitiu Napoli, o auxiliar técnico Dragos Bon não tinha a mesma pegada, os jogadores perderam uma das poucas razões para continuar lutando e o time acabou. O CSMS Iasi não é um time rico, mas não corre este perigo.

Napoli é o principal responsável pela ascensão do CSMS Iasi (foto: ProSport)
Napoli é o principal responsável pela ascensão do CSMS Iasi (foto: ProSport)

No CSMS Iasi, Napoli encontrou Milan Mitic, volante sérvio de confiança que conseguia improvisar na lateral direita nos tempos de Craiova, e em dezembro, trouxe Madalin Ciuca, seu antigo capitão, que acabou se lesionando mês passado. Nas 11 partidas em que comandou a equipe, já acumulou seis vitórias (todas as que o time conquistou na Liga I), dois empates e apenas três derrotas. Já são 66,7% de aproveitamento, com 16 gols marcados e 12 sofridos. Da lanterna, o clube chegou à 10ª posição, já está a quatro pontos da zona de rebaixamento e, com tantas equipes incapacitadas de participar da Liga Europa por estarem em insolvência financeira, o CSMS Iasi pode até sonhar mais alto.

Se a situação já havia melhorado ao fim de 2014, em 2015 a equipe da região da Moldávia está simplesmente imbatível. É o melhor time do returno da Liga I, o único com 100% de aproveitamento nas quatro partidas até aqui (a última hoje, contra o Astra, por 1×0). E uma das principais características dos times de Napoli é evidente em 2015: o CSMS não sofreu nenhum gol. Sendo que os confrontos foram contra Gaz Metan (adversário direto na luta contra o rebaixamento), Viitorul (time do meio da tabela, que corre por fora na luta por vaga na Liga Europa), Petrolul (vice-líder da Liga I, semifinalista da Copa da Romênia) e Astra (4º colocado, atual vice-campeão romeno, campeão da última Supercopa e Copa da Romênia). Só jogos complicados, e os próximos dois prometem prolongar a invencibilidade do CSMS.

Nicolò Napoli faz o CSMS Iasi jogar no erro do adversário, com uma sólida defesa e contra-ataques rápidos. Com as oscilações de U Cluj, Rapid, Gaz Metan, Brasov, Ceahlaul e Otelul e CFR Cluj praticamente entregues, o time que nasceu em 2010 para substituir a tradicional Politehnica Iasi só vai voltar para a zona de rebaixamento com algum desastre. Por isso, pelo trabalho demonstrado até agora, o italiano merecia uma vida mais tranquila, para treinar um FCSB, Dinamo, Petrolul, e explorar seu potencial buscando títulos e classificações. Enquanto ele não recebe esta chance, melhor para o futebol de Iasi.

Napoli.fw

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s