Vaslui x Twente: Os galben-verzii estiveram na última Champions com dois clubes romenos
Vaslui x Twente: Os galben-verzii estiveram na última Champions com dois clubes romenos

A partir da temporada 2016-17, a Romênia terá mais uma vez duas equipes disputando a UEFA Champions League, após ser confirmada a 15ª posição do país no ranking de coeficientes da confederação europeia. Isto se tornou possível graças à eliminação do Red Bull Salzburg para o Villarreal nos 16-avos-de-final da Liga Europa ontem, impedindo que a Áustria ultrapassasse a Romênia no coeficiente. A última vez que dois clubes romenos participaram de uma mesma edição do torneio foi na temporada 2012-13, com CFR Cluj e Vaslui começando duas fases anteriores à de grupos.

Agora, o campeão da temporada 2015-16 entrará na terceira fase preliminar da Champions League 2016-17, enquanto o vice ficará com uma vaga na segunda fase. Desde a temporada 2011-12 um clube romeno não entra diretamente na fase de grupos da competição. O último foi o Otelul Galati, que não conquistou um ponto sequer na oportunidade.

A novidade que entrará no regulamento da Liga I daqui a um ano e meio faz imaginar que equipes representariam a Romênia na maior competição europeia. A partir da próxima temporada, apenas 14 equipes disputarão a Liga I. Otelul, Dinamo, CFR Cluj e Rapid – alguns dos times que disputaram a Champions na última década –  estão em insolvência financeira e não devem ter uma situação tão melhor daqui a duas temporadas. U Cluj e Petrolul completam esta lista de insolventes. Assim, equipes menores e de meio de tabela podem tirar proveito da situação, como Viitorul, Botosani e Târgu Mures.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s