As “classes sociais” dos times romenos

O jornalista Alin Buzarin, da Gazeta Sporturilor, publicou em seu blog uma visão interessante sobre o financiamento dos clubes romenos e como eles podem ser classificados, de acordo com o método de sustento. O Craiovano traduziu o texto na íntegra e coloca à disposição, para que você possa entender melhor, e de maneira simples (talvez até demais), a estrutura do futebol romeno.

No futebol romeno, o Estado não entra em insolvência

É interessante ver uma divisão em classes sociais na Liga I. Ela se mostraria assim:
1 – Insolventes: Dinamo, Rapid, U Cluj, CFR, Petrolul, Otelul
2 – Estado: CSMS Iasi, Târgu Mures, Pandurii, Gaz Metan, Chiajna
3 – Iniciativa privada: Steaua, Astra, Viitorul, Brasov
4 – Mistos: CS U Craiova, Botosani, Ceahlaul, sendo que este último foi transferido recentemente de patrimônio de Estado para esta zona muito mais vulnerável [com o italiano Angelo Massone comprando a maior parte das ações do clube]. Misto, como se pode entender, significa uma ajuda por parte das autoridades locais, acordada com os clubes que têm financiadores privados.

Assim, um terço do campeonato, seis clubes de 18, é formado por insolventes. Todas estas equipes vêm do meio privado, com os financiadores não mais podendo manter um ritmo de investimento por diversos motivos.

Os clubes privados no terceiro nível não entraram em insolvência, encontrando-se em felizes circunstâncias. O Steaua recebeu muito dinheiro da UEFA [pelas participações regulares a nível continental] e pelas vendas de jogadores. O Viitorul é um projeto sério, com dinheiro que tem a marca de Hagi, que produz para vender. O Astra é sustentado pelo mais rico romeno [Ioan Niculae], mas a situação não é um mar de rosas. E enfim, o Brasov não entrou em insolvência AINDA, com a caixa alta no “ainda” porque o clube pode fazê-lo a qualquer momento.

Tudo isso para chamar a atenção para o quinteto do segundo grupo. Com times que em que o financiamento vem principalmente das autoridades locais. Nenhuma equipe apoiada por municípios passou pelo perigo de entrar em insolvência financeira, tudo está certo, com a maioria vivendo o milagre de ter o dinheiro em dia.

Não é difícil chegar à conclusão. No futebol romeno, se você não chega na Champions League, se não vende jogadores por milhões de Euros ou se não tem o sustento do romeno mais rico, a única chance de sobrevivência é ser financiado pelo Estado. Não importa se é imoral, parece não haver outra forma. Ou talvez exista, mas ninguém a descobriu ainda.”

_________
Lembrando que na Liga II, Unirea Slobozia e Unirea Tarlungeni, clubes apoiados pelos Conselhos Locais de seus respectivos distritos – equivalentes aos governos dos estados brasileiros – entraram em profunda crise com o corte de verba feitos pelos Tribunais de Contas, impedindo o apoio financeiro dos Conselhos. O Slobozia chegou a abandonar a Liga II no meio da temporada. Este tipo de situação não teria o mesmo resultado nos clubes “estatais” da Liga I, que recebem maior apoio das prefeituras de seus respectivos municípios.

Vale lembrar também que, embora os times romenos financiados pelo Estado sejam mais estáveis, pelo menos até o momento em que o dinheiro público seja cortado, eles têm orçamentos reduzidos e na tabela de classificação, passam por dificuldades. Concordia Chiajna, Gaz Metan Medias, CSMS Iasi e Pandurii Târgu Jiu lutam contra o rebaixamento. A exceção é o Târgu Mures, que luta por uma vaga na Liga Europa.

Anúncios

Um comentário em “As “classes sociais” dos times romenos

  1. Excelente texto, interessante demais observar a maneira que o futebol Romeno esta organizado atualmente. realmente em geral as dificuldades de todos eles são enormes, uns mais outros menos. manter essa roda viva de venda de atletas e classificações para competições europeias também não é nada fácil e me parece bem sensível a crises também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s