Totalmente dependente de patrocínio estatal, Unirea Slobozia  abandona Liga II (foto: arquivo/Liga2.ro)
Totalmente dependente de patrocínio estatal, Unirea Slobozia abandona Liga II (foto: arquivo/Liga2.ro)

Após pelo menos dois clubes da segunda divisão romena passarem a ter sério risco de ter que abandonar a competição por problemas financeiros, o presidente do Olt Slatina, Ionut Ivan, convocou os dirigentes das equipes e os líderes da FRF para discutir e tentar evitar o desaparecimento de mais clubes no futebol romeno. Unirea Slobozia, na Série 1, e Unirea Tarlungeni, na Série 2 da Liga II, perderam o apoio financeiro das autoridades locais e podem se retirar do campeonato por falta de verba para se manter até o final. No ano passado, Sportul Studentesc e FC Universitatea Craiova também não conseguiram se manter, abandonando a competição.

A reunião convocada por Ionut Ivan será na próxima quarta-feira. Ao meio-dia (horário de Bucareste), apenas os clubes da segunda divisão se reúnem, e às 13h, a uma nova reunião, desta vez com o presidente da FRF, Razvan Burleanu, e o secretário-geral, Gheorghe Chivorchian. “Esperamos encontrar uma via legal para permitir a continuação do financiamento dos clubes através das autoridades locais. O Tribunal de Contas deu um duro golpe aos clubes de Slobozia e Tarlungeni, e existe o risco de outras equipes serem afetadas da mesma forma. Assim, precisamos resolver este problema em uma atualização da legislação [sobre a relação autoridades locais-clubes]”, afirmou Ivan ao jornal esportivo ProSport.

O Unirea Slobozia, que chegou aos play-offs na última temporada, teve seu orçamento quase reduzido pela metade após o Tribunal de Contas de Ialomita ter decidido cortar o apoio do Conselho Local do Distrito. Assim, o time teve que dispensar vários dos seus jogadores que são de fora da cidade e deveriam contar apenas com os juniores da região.  Ainda conforme  ProSport, o clube acabou abandonando a Liga II, e está automaticamente rebaixado para a Liga III. Em 2011, outro Unirea do distrito de Ialomita chegou a ser extinto: O Unirea Urziceni, campeão romeno em 2008-09.

O outro Unirea, o de Tarlungeni, recebeu o anúncio do prefeito Iosif Kiss que não haverá apoio na segunda metade da temporada, porque o Conselho Local do Distrito de Brasov não pode mais alocar dinheiro ao clube, de acordo com uma medida de corte de gastos do Tribunal de Contas. Caso o clube não encontre outro financiador, corre risco de abandonar a Liga II no meio da temporada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s