Com crise dos semifinalistas da Copa da Romênia, vaga à Liga Europa pode cair no colo do CS U Craiova
Com crise dos semifinalistas da Copa da Romênia, vaga à Liga Europa pode cair no colo do CS U Craiova

A Copa da Romênia chega à sua fase semifinal com os confrontos Steaua Bucareste x Petrolul Ploiesti e Universitatea Cluj x CFR Cluj, sendo que, com exceção do Steaua, nenhuma delas poderá conquistar a vaga para a Liga Europa 2015-16 por estarem em insolvência financeira. Conforme a legislação de fair-play financeiro da UEFA, clubes em processo de reorganização e insolvência são impedidos de se classificarem para a Champions League e para a Liga Europa. Como o Steaua está muito próximo do seu vigésimo sexto título da Liga I, com dez pontos de vantagem para o vice-líder Petrolul, há grandes possibilidades de a vaga da Liga Europa a que o vencedor da Copa da Romênia teria direito cair para a classificação do campeonato romeno.

Originalmente, o campeão da Liga I tem direito a uma vaga na segunda fase preliminar da Champions League, o vice vai para a terceira fase preliminar da Liga Europa, e o terceiro para a segunda fase preliminar da Liga Europa. Indo pelo lado clássico do “se o campeonato terminasse hoje“, o Steaua seria campeão e estaria na Champions; o Petrolul, vice-campeão com dez pontos a menos que o Steaua, ficaria sem sua vaga por estar em insolvência; o terceiro colocado, Astra Giurgiu, ficaria com a primeira vaga para a Liga Europa (o clube havia sido suspenso pela UEFApor três temporadas, mas conseguiu pagar suas dívidas em 9 de janeiro);  O Târgu Mures, quarto colocado, ficaria com a segunda vaga, e o CS Universitatea Craiova, quinto colocado, estaria classificado para a segunda fase preliminar da Liga Europa com a vaga que seria de direito do campeão da Copa da Romênia SE conseguir passar por cima do parágrafo dois do artigo 11 do Regulamento Nacional das Licenças. O parágrafo indica que apenas clubes com três anos ou mais de afiliação à federação podem pedir licença para jogar as copas europeias. Não é o caso do CS U Craiova, que está afiliado desde 2013. Caso não consiga, a vaga ficaria com o Botosani. Vale lembrar que o CFR Cluj, que era o vice-líder até o fim do primeiro turno, é o atual lanterna após ter perdido 24 pontos por falta de pagamentos a ex-jogadores do clube.

Para um campeão da Copa da Romênia conseguir esta vaga na Liga Europa, o Steaua precisaria ser o campeão, mas perder o título da Liga I (reiterando que a competição chegou à sua metade) para o Astra, primeiro clube depois dos stelistii a ter direito de disputar uma Copa Europeia, ou para Târgu Mures, CS U Craiova, Botosani ou Viitorul, clubes na primeira metade da tabela que estão com situação financeira estável. Só o Astra já tem 13 pontos a menos que o Steaua.

 

Em vermelho: Atualizado em 23/02/2015

Anúncios

5 comentários em “Copa da Romênia poderá ter um campeão que não se classifique para a Liga Europa. Entenda:

  1. Se essa situação se estendesse ao Brasil, poderiam faltar clubes classificados para as competições internacionais, mesmo os grandes vencedores recentes, passam por situação financeira difícil.

    1. Steaua teve no ano passado 5,9 milhões de Euros. Não encontrei dados do Târgu Mures, mas deve ser no máximo a metade disso, porque muito do Steaua se deve às disputas de torneios continentais.

      1. Eu “chutava” um valor próximo de US$ 30 milhões. Poxa, o do Steua é inferior ao da Chapecoense e o do Targu deve ser inferior ao do Bragantino.

      2. Lembrando que saiu uma matéria no ProSport explicando que o jogador mais mal pago do Steaua, Lucian Filip, ganha 100 mil euros por ano, mais do que o segundo maior salário do Târgu Mures, que é o do N’Doye (90 mil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s